Tempo de leitura: 2 minutos

oi lupaO cliente pede a instalação de uma linha telefônica e dias depois recebe ligações oferecendo instalação de antivírus e informando sobre descontos na fatura desde que debitada em cartão de crédito ou débito. É o que vem ocorrendo com clientes da Oi ao solicitar serviços de telefonia fixa e internet banda larga (Velox).

Pelo menos três casos assim foram relatados ao blog em um intervalo de duas semanas. Os contatos dos golpistas são feitos na própria linha após instalada ou por meio de telefone usado pelo cliente para solicitação à operadora. A tentativa de golpe parte sempre de uma central ou de números de outros estados. Um dos últimos golpes ocorreu a partir de telefonema originado no Ceará.

O GOLPE: “ANTIVÍRUS E DÉBITO NO CARTÃO”

A cliente em Itabuna pediu a instalação de uma linha no sábado e, ontem, recebeu três ligações, sempre de Fortaleza. Na primeira e terceira ligações, o golpista informava que estava ligando da “Central de Soluções em Internet”. Eram vozes masculinas, oferecendo antivírus do UOL, sendo que a própria Oi oferece o dispositivo contra vírus em internet Wi-Fi.

A segunda ligação, voz feminina, dizia ser funcionária da Oi. Apresentava os dados do cliente (pedido de instalação e até o CPF) e informava que a primeira fatura viria com desconto de 80%, desde que fosse fornecido um cartão de débito ou crédito para lançar o débito. A ligação foi interrompida, quando a cliente perguntou se a mulher ao telefone era mesmo da operadora de telefonia.

OI ORIENTA CLIENTE

A Oi informou que o modem Wi-Fi oferecido pela operadora já vem com antivírus, o que descarta a necessidade de contratação de serviço de outras empresas. Outra informação importante é que a empresa de telefonia não oferece o lançamento do valor da fatura em cartão de débito ou crédito. O pagamento deve ser feito sempre em agências bancárias, internet banking ou casas lotéricas com a fatura em mãos.

39 respostas

  1. Infelizmente eu e meu marido fomos vitimas desse golpe. Fizemos assinatura da Velox. Enquanto aguardávamos os técnicos virem efetuar a instalação, Nesse meio tempo, a Uol ligou para o nosso fixo, que até então só havia sido instalado a uns três dias. A atendente da Uol se passou por atendente da Oi, ja com os dados do meus esposo, que é titular da linha, e confirmando a vinda dos tecnicos para aquela tarde. Ela encenou tudo perfeitamente visando ganhar a confiança. Ainda perguntei a ela “Olhe, eu tenho algumas coisas para resolver hoje, mas vou ficar em casa porque vc está me avisando que os tecnicos vem hoje. Devo confiar mesmo na sua palavra?” E ela gentilmente me passou total segurança, demonstrando que era realmente funcionaria da Oi, mais especificamente da velox. E ainda me forneceu uma sequencia de numeros e letras dizendo que eu deveria informar esse codigo para o tecnico assim que ele chegasse para fazer a instalação. O interessante é que ela já tinha todos os dados do meu marido. Apenas queria confirmar. Passei a tarde aguardando os técnicos, e nada. Liguei para a Oi e me disseram que não havia nada agendado para aquela tarde. E então veio a bomba! duas faturas da Uol em nome do meu marido.
    E o mais intrigante ainda…hoje recebi mais outra fatura da mesma, sendo que em meu nome. Como isso é possivel?!
    Não seri a que orgão devo recorrer, porque acho um desaforo pagar essas faturas. Também não quero ter meu nome e o do meu marido no Serasa. Liguei para a Uol, e o atendente cancelou a assinatura, mas disse que o debito não tem como cancelar. Estamos revoltados com a Uol. Falta de respeito da empresa, e seu quadro de funcionarios há estelionatários muito bem preparados.

  2. ontem mesmo eu recebi uma ligação dizendo que iria marcar a data de instalação do meu fixo, eu disse que ja havia ligado e marcado, ai ela disse se o atendente teria me informado a “nova forma de pagamento” que seria atraves de cartão de credito ou debito em conta, ai eu disse que se era assim eu iria cancelar o pedido, ela disse que seria pra eu nao precisar ter a fidelidade e quando eu disse que nao me importava em ter a fidelidade ela disse “OBRIGADA, TCHAU”. O que eu achei estranho e que ela sabia o nome do contratante no caso meu marido e sabia que estamos esperando a instalação do fixo, pra mim tem atendentes da oi utilizando dados dos clientes para dar golpes

  3. Infelizmente caí neste golpe, pois o atendente afirmou ser funcionário da Oi e confirmou todos os meus dados. Quando percebi que era golpe, solicitei imediatamente o bloqueio do meu cartão de crédito. Ainda assim tentaram realizar uma compra no valor de R$ 1.500,00.

  4. Fiz solicitação de linha da OI esta semana e dois dias depois recebi ligação de suposto funcionário da OI cobrando o valor de R$ 27,50 para liberar a instalação só que o pagamento só poderia ser feito via cartão de crédito, logo após recebi outra ligação com o mesmo discurso referente a internet que não havia solicitado. Aqui em Porto Alegre no inicio do ano foi desarticulada uma quadrilha que aplicava o mesmo golpe. Todos funcionários de empresas terceirizadas pela OI para prestação de serviços de telemarketing e instalação.

  5. Olá pessoal, no dia 31 de agosto 2015, fui no shopping aqui na grande florianopolis em uma loja oi e adquiri um plano Oi Controle de 41,90. Porém no outro dia 01/09/2015 me ligaram se passando da oi e o mais estranho me abordaram sobre a informação de ter feito plano Oi controle e debitaram do meu cartão do crédito. Entendo que A Oi tem culpa sim pois como receberam informações privilegiadas.

  6. Pessoal,fiz um pedido da Oi Velox, passei meus dados, a três dias venho recebendo ligações do número 085981192029, a atendente se passava por atendente da uol, passando uma um loguin e senha , q segundo ela seria exigido pelo técnico no ato da instalação, então ela confirmou meu cpf e data de nascimento, e pediu a data de vencimento do meu cartão de crédito, achei estranho e pedi de qual estado se tratava a ligação a atendente disse ser de fortaleza CE. ai ela desligou nao caim e golpe….

  7. Acontece a mesma coisa comigo pedi a instalação da linha e recebo ligações de atendentes se passando por atendentes da oi e pedindo que para liberar a minha senha da internet eu teria que pagar um boleto de 27,50, ai eu desconfiei e não passei meus dados. Sério isto gente cuidem não passem seus Cpf nem dados bancários e estes estelionatários.

  8. Sábado recebi uma ligação de uma suposta atendente da oi com o nome de Carla Vieira, até achei o face dessa pessoa,mas acho q foi usado por uma golpista que confirmou todos meus dados inclusive CPF,número do cartão de crédito e tudo,estou preocupado,se vier alguma cobrança vou ao procom

  9. Olá meu filho caiu nesse golpe de falsos técnicos da OI,colocamos a internet da oi velox(Empresarial) e dias depois ele recebeu uma ligação,uma mulher dizendo se da oi e que iria realizar o procedimento de ativação de Antivirus e bekape,mas o mais interessante é que ela sabia todos dados do cliente no caso(Empresa).Só que para realizar esse procedimento o meu filho teria que passar os dados dele e dado do cartão,e ele passou e ainda disse que não tinha cartão de credito,mas que eu a (mãe) dele tinha, então eu sem saber de nada passei meu nome completo e alguns dados do cartão,mas logo desconfiei e liguei pra OI e a mesma me informou que não realizava este tipo de abordagem com cliente,usando dados de cartão de credito como pagamento,foi quando percebi que tinha caído no golpe e logo rapidamente cancelei o cartão como tinha sido perdido.
    Gostaria de saber como fica os cliente da OI tendo toda as informações pessoais exposta e sendo usado por estes estelionatário?E ainda,como fica o sistema de informação cadastrais que eles dizem que é seguro?
    A OI precisa tomar providência.

  10. Fiz o pedido de instalação do Oi fixo e banda larga. 2 dias depois recebi uma ligação de alguem que se dizia da Operadora da Oi dizendo que para instalar o Oi fixo era preciso pagar uma taxa basica de 2,68 centavos. So que estranhei pq o pagamento so poderia ser feito via cartão de credito. Eles me pediram os meus nuneros de cartão de credito. Por sorte não informei nada pois lembro que ao concluir o pedido na Oi eles me disseram que a Oi não pede nnehum dados de cartão de crédito para nenhum tipo de operação. tão logo não quis fazer e semplesmente esses FDP desligaram na minha cara. São uns safados esses pilantras….o numero que me ligaram é esse ai Oh com prefixo (85) prestem atenção nesse numero. 085-982154892….
    ]

  11. No dia 01/12/2015,contratei um serviço da telefonica oi (oi controle) e desde então cem sendo cobrados valores de servicos que nao solicitei em meu cartão de credito por varias empresas crimimosas, uma tal tarjet service, max assiste e central suporte, entendo que a Oi tem que se responsabilizar e se retratar junto ais clientes, pois foi através dela ou por ela que esses golpes estão sendo aplicados.

  12. Acabei de receber a ligação da Suposta “oi”, fiz ontem o plano controle de 44,90 pro meu celular, hoje recebi a ligação da atendente perguntando como foi a forma de pagamento, se foi visa ou mastercard, falei que nenhum dos dois, e que foi ELO, a mesma falou que a Oi nao aceita cartões ELO e que precisaria fazer a alteração, solicitou um numero de cartão Visa, logico que comecei a questionar o porque, ela veio com historia que era da auditoria e que eu nao conseguiria fazer a alteração em outro departamento, fiquei questionando e a ligação foi desligada, me sinto completamente inseguro sabendo que meus dados estão correndo solto por ai, vou entrar com processo contra a Oi, pois a atendente sabia meu Nome completo e CPF.

  13. No começo desses mês de fevereiro, fiz uma migração para o plano oi controle com mensalidade de 34,90 no dia 16/02/2016 me ligaram de um número de celular, se dizendo ser da oi, e que precisavam confirmar os dados e se dizendo ser da assistência do meu plano, porque se desse qualquer problema precisaria deles, e falava muito rápido, só me explicou porque fiquei questionando e queria que eu falasse o número do meu cartão de crédito, me neguei a passar e o atendente praticamente me ameaçou que se desse qualquer problema não poderiam me ajudar, e eu falei que assim que fiz o plano a Oi mandou SMS dizendo que não entra em contato com o cliente por telefone e que não ia passar e pronto. Depois fiquei pensando se fiz certo, mas pelo menos estou dormindo despreocupado. Fiquei bem desconfiado mesmo.

  14. Caí nesse golpe hj…fiz a portabilidade para Oi e hj me ligaram solicitando confirmação de dados, incluindo meu cartão de crédito…caí no golpe! Está claro…a OI deixou vazar o sigilo dos clientes! Crime…crime…crime!

  15. Por duas vezes me ligaram com intervalo de cinco dias, de telefones diferentes, 4884762671 e 4884697234 dizendo ser da operadora Oi me oferecendo assistência técnica para o plano de celular que eu havia feito e solicitando confirmação de dados, inclusive do meu cartão de credito. É claro que não confirmei nada. Ameaçou cortar o plano se eu não confirmasse as informações exigidas. Não caí nesse golpe. Existe vazamento de informações sigilosas na OI e isso é crime pois nos deixa à merce desses infames vigaristas e quem vai se responsabilizar por esses atos de estelionatários?

  16. Boa tarde pessoal. 23/03/2016

    Também cai no golpe. Me ligaram pedindo os dados e confirmei. Eu estava muito desconfiado mas a atendente fala rápido e não te deixa pensar muito. Cancelei o cartão na hora. Muito vacilo meu, não caiam nisso!!!

  17. Esse golpe acontece com todo mundo que muda de plano ou faz um novo, claro que isso tem aval da Oi, como essas pessoas tem nossos dados, alo Sergio Moro, Policia Federal, que tal uma investida na Oi, o que tem de golpistas lá não é pouco.

  18. Ontem (19/05), caí nesse golpe. Foi no mesmo dia da instalação do meu telefone e internet. Como procedimento padrão da Oi, eles ligam para confirmar se a linha está ok. A moça muito simpática se identificou como Bruna, me passou um protocolo, e confirmou o nome do meu marido, o titular da conta, nosso endereço, CPF e data de nascimento. Até aí ok. Então ela me pediu para confirmar os dados do cartão para débito em conta, passei meus dados, pensando que era pra debitar em conta a fatura do telefone mesmo… A moça falava muito rápido, mas aí disse que era pra uma assistência técnica por R$19,90. Eu questionei, ela disse que era procedimento padrão e ameaçou cancelar a linha caso não confirmasse. Eu indaguei novamente, porém confirmei. A moça, muito atenciosa ainda me deu um número para concorrer a uma promoção. Quanta gentileza!! Cancelei meu cartão de crédito na hora, mas na minha fatura vai vir o valor de R$19,90 porque a Oi simplesmente deixa todos os dados de seus clientes à mercê de BANDIDOS! O pior é que não sei a quem reclamar. Revoltada!

  19. liguei pra oi fazendo uma reclamaçao do telefone fixo que estava vindo muito caro, logo em seguida “carla vieira” dizendo ser uma atendente da oi ligou pro fixo e minha avó atendeu pediram o cpf e a identidade dela e o numero de um celular da oi, ai ela deu o meu desde entao eles me ligaram 3 vezes com o ddd 85 pedindo meu cpf para cadastrar meu chip eu disse que estava sem cpf que ligassem depois, eu fiquei pensando e logo vi que era golpe, quando ela me ligou disse pedindo o cpf eu falei: a oi é do ceara? voces acham que eu sou burra ? ai eles demorarão a responder e falaram que tinha varias oi e blabla, logo depois eu recusei a dar o cpf ela me ameaçou dizendo que nao ia abaixar, que ela ia ficar atras do meu cpf pra que ? ai eu falei, querida só acho muito estranho a oi ter uma atitude dessas

  20. Eu contratei por telefone o serviço da OITV e recebi 3 ligações (números diferentes) em minha residência confirmando o nome e o CPF e querendo saber a “bandeira de meu cartão de crédito”.

    Eu disse a pessoa que não forneço dados pelo telefone e em todas as vezes ele desligava na cara. Eu liguei a OI e a atendente me disse que a OI não faz esse tipo de ligação.

    Tomem cuidado e fiquem esperto, não forneçam nenhum dado por telefone, nem mesmo os que parecem inofensíveis pois é nesses que eles irão mais tarde confirmar os dados com você para obter confiança para que forneça dados sigilosos.

    Comprem um bloqueador de chamada se for o caso.. Aqui resolveu para uma outra tentativa de estelionato.

  21. Liguei contratando banda larga 1mega e esperei 7 dias,não tive resposta.Me retornaram a ligação com ddd 71 dizendo ser da Oi me oferecendo 10 mega,me cadastrei(não pediu numero de meu cartão),passaram-se 7 dias.Liguei pra Oi,passei o numero do primeiro pedido e não havia cadastro.Passei o num.do segundo pedido e não constava no sistema.Alias,a segunda ligação deve ser de um provedor.Estou contrariado,vou colocar na justiça.

  22. Este golpe continua sendo aplicado, aqui no rio de janeiro não é diferente, estes pilantras também tentaram aplicar comigo; só que eu não sei mole para esta quadrilha, vejo que a oi tem culpa pelo seguinte, contrata qualquer um sem fazer uma verificação de antecedentes aí da nisso, tem alguém lá dentro passando informações.

  23. Aconteceu o mesmo comigo, eles ligaram mas de 20 vezes quase que pegam o cartão da minha mãe, por sorte ela percebeu pois esses estelionatários são muito bem treinados.
    Minha revolta fica por conta da Oi uma empresa sem respeito com o consumidor, pois nem eu sei o número do meu fixo e já caiu nos bancos de dados dessas empresas de bandidos junto com meus dados pessoais. #foda

  24. Tentaram o mesmo golpe comigo no dia 02/08/2016 após fechar um pacote Oi total, com fixo, móvel, tv e banda larga e após 01 dia de tudo instalado. Ligaram dizendo ser do suporte da Oi me passando um email de acesso ao antivirus que seria instalado. Então, ofereceram um desconto de 50% nos 03 primeiros meses da banda larga e para isto eu precisaria passar o número do meu cartão de crédito. Quando eu disse que daria o cartão ele desligaram o telefone de imediato.

  25. Tentaram esse golpe comigo também varias vezes apos a aquisição do oi fixo em Agosto de 2016, mais como tenho o telefone de uma representante da oi sempre que surgia alguma duvida eu ligava para a representante (o bom de um representante e que você sempre fala com a mesma pessoa) a parti disso quando me ligavam oferecendo algum plano ou serviço adicional eu perguntava se era obrigatório adquirir, o incrível e que alguns desse falsos atendentes ainda tinha a cara de pau de falar que era obrigatório, logo eu pedia o numero do protocolo do atendimento e ameaçava ligar na Anatel, pois havia contratado um plano e estava sendo obrigada a adquirir planos adicionais e logo após falar isso o atendente desligava e não ligava mais para oferecer aquele tipo de serviço, mais o incrível e que quando um golpe não da certo eles inventam outro. Portanto e só observarem eles sempre querem te força a contratar algo nesses golpes então e só questionar ou então confirma tal informações com o um representante.

  26. Olá, ontem também fui vitima de um golpe dessa mesma natureza, contratei o serviço da Oi Vélox, agendaram diversas vezes comigo e não compareceram até que ontem pela ultima vez resolvi aguarda-los novamente, recebi a ligação da atendente confirmando que o técnico iria e minutos depois recebi uma nova ligação de uma mulher se dizendo atendente da oi e que eu precisaria pagar uma taxa no valor de R$29,90 para habilitação do modem e ant vírus, ainda me passou um telefone que ela dizia ser direto do suporte técnico quando eu precisasse utilizar, então mesma desconfiada acabei passando pois eles sabiam o tipo de serviço que foi contratado os dados do titular da linha. Logo depois liguei para a central da oi para confirmar, e eles disseram que não fazem esse tipo de procedimento, tudo e cobrado através da fatura no fim do mês, imediatamente liguei para a central do meu cartão de créditos e o bloqueei e liguei para a Policia Civil para ter orientação, caso essa taxa seja realmente cobrada na minha próxima fatura do cartão irei abrir um boletim de ocorrência para chegar aos responsáveis por isso. A oi deve garantir e cumprir a segurança dos dados dos clientes, infelizmente fui apenas mais uma.

  27. Antes da minha instalação, recebia várias ligações do tipo . Mas agora depois de um mês de uso , recebi uma ligação de uma atendente dizendo ser da oi , informando que tinha uma promoção algumas bandeiras de cartão , se eu tivesse alguma dessas eu iria pagar pela oi velox no valor de 24,90 , sendo que eu pago 69,90 . Eu acreditei pois ela disse que só precisava do numero do cartao e que nao precisava pagar com o cartao e iria vim normalmente pelo boleto . Eu dei o numero do meu cartão que ja estava cancelado para testar . E ela consultou e realmente nao achou , ai eu dei um novo que nao desbloqueei ainda . . Logo depois liguei para oi e a atendente disse que nao tinha essa promoção que era pra desconsiderar. Se alguém depois que fizer a instalação receber uma ligação igual a minha já sabem. Que é golpe . E percebem que quando é golpe , assim que voce atende a ligação eles perguntam o nome da pessoa que esta cadastrado e depois que eles informam que é da oi . Já os atendentes da oi mesmo quando voce atende já fala que é da oi .

  28. Na verdade essa é uma empresa, que até tem filial em Cachoeirinha, Rs que em nome do UOL e outra empresa que não lembro o nome, tentam vender antivírus, com as mais variadas estratégias, inclusive se passando por técnicos oi, falo isso porque tive amigos que já trabalharam para essa empresa.

  29. PESSOAL,POR MAIS QUE PAREÇA VERDADE NÃO ACEITE MESMO QUE A PESSOA DIGA SEUS DADOS.ANTES DE IR PASSANDO DADOS DO CARTÃO POR TELEFONE LIGUE PARA A OI E VEJA SE TAL SITUAÇÃO PROCEDE.SE A OI NÃO CONFIRMAR E VC RECEBER NOVA LIGAÇÃO MOSTRE PRA ESSE POVO QUE VC ESTÁ POR DENTRO DOS ESQUEMAS DELES.A MELHOR MANEIRA DE FICAR LIVRE DESSES PILANTRAS É COMPRAR UM TELEFONE COM BLOQUEADOR DE CHAMADAS INDESEJADAS.OS TELEFONES DA PANASONIC TEM ESSE BLOQUEIO.DOIS ANOS ATRAS TIVE MUITA DOR DE CABEÇA E COMPREI UM TELEFONE DESSE E FIZ O BLOQUEIO DE TODO NUMERO COM DDD 11,21,41,65,82,85 ENTRE OUTROS.COMO O MEU TELEFONE BLOQUEAVA POUCOS NUMEROS,ENTÃO COMPREI UM APARELHO BLOQUEADOR DE CHAMADAS QUE BLOQUEIA MAIS DE 1500 NUMEROS E NUNCA MAIS TIVE PROBLEMAS COM ESSE PESSOAL SEM NOÇÃO.FICA A DICA

  30. Minha filha hoje foi uma vítima deste golpista
    Ligou um rapaz dizendo que ela tinha sido premiada com valores de $20.000reais.pediu para ela ir até o banco p

  31. No meu caso já foi a da vivo nao sei como esses estelionatários conseguem nossos dados ,hoje mim ligaram dizendo que pra liberar a instalação precisaria eu pagar uma taxa de 24,90 por cartao de crédito eu não entendi nada ai passei pru meu marido enfim não caímos pq ele já e más preparado do que eu e desligou na cara dela ,como se tá tudo certo chego tudo certinho no meu email é não constava isso era golpe. Fiquem atentos.

  32. RECEBI UMA PROPOSTA DIZENDO QUE A MINHA LINHA FIXA TINHA DIREITO A UM CHIP GRATIS, PARA LIGAR PARA OUTRAS OPERADORAS. ENFIM, A LINHA NAO ERA NO MEU NOME. ACEITEI PENSANDO QUE ERA BOM. DEPOIS VEIO A COBRANÇA NA MINHA FATURA DO TELEFONE FIXO. LIGUEI PARA CANCELAR. O RAPAZ INFORMOU QUE ESTAVA CANCELADO E QUE NAO PAGASSE MAIS. DEPOIS RECEBI MAIS COBRANÇAS DOS MESES QUE NAO FOI PAGO. LIGUEI E A MOÇA DISSE QUE NAO FOI CANCELADO. QUE PARA ISSO PAGARIA UMA MULTA DE 600 REAIS. AMEAÇEI COLOCAR NO PROCON E DENUNCIAR NO MP, ELA FICOU DE COLOCAR UMA OBS COMO VENDA INDEVIDA. ESTOU AGUARDANDO RETORNO PARA DAR ENTRADA NA QUEIXA.

  33. Dia 24 maio 2021 estava na internet procurando internet da oi. Uns 30 minutos depois me ligaram, do número (51) 2109-0580, dizendo ser da Oi e oferecendo internet. Acabei comprando com débito em conta. Informaram que a Oi faria a análise e confirmaria em 24hs. Como não recebi confirmação, liguei pra Oi e descobri que era golpe, pois não havia contratação no cpf. Contratei o anti fraude da Serasa para rastrear o cpf por 1 ano.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *