Tempo de leitura: < 1 minuto
Ponte dos Velhacos reapareceu (Foto Dimigueh).
“Ponte dos Velhacos” reapareceu (Foto Dimigueh).

Do Dimigueh

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDLI) divulgou nota à imprensa, na qual nega com veemência que o reaparecimento da famosa Ponte dos Velhacos esteja relacionado ao aumento da inadimplência no comércio.

Professores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), consultados pela entidade lojista, asseguraram que a volta da ponte à paisagem itabunense resulta da ausência de chuvas e não da falta de pagamentos dos crediários.

A expectativa dos especialistas é de que a ponte volte a desaparecer nos próximos dias. Já com relação aos caloteiros, a previsão é de que eles continuem na ativa por muito tempo.

Confira mais

2 respostas

  1. Esta ponte edificada em 194O,pelo prefeito,Francisco ferreira,em 1954,recebeu o nome de Ponte do Tororó,com queimas de fogos e a maiar celebração,por receber corrimão de madeira, fato este em 1954 pelo então prefeito Miguel Moreira,em 1955,uma enchente levou o corrimão.

    Esta travessia era a ligação de um lado da cidade ao outro lado da cidade, pela qual, milhares de pessoas da nossa terra e visitantes por esta ponte passaram. Eis ai um resgate, uma das relíquias da nossa História.

    O termo Velhaco,nunca se tratara de cidadãos ou cidadã itabunense,o nosso historiador,Adelino Silveira,identifica o termo Velhaco,era os Piaus, Robalos que eram difícil de serem fisgados nos anzóis,sendo que,a ponte passava no meio de um profundo poço de águas límpidas e cheio destes velhacos peixes.

    Fonte. Fundação Jupará. Itabuna Minha Terra. Autor,Adelino Kfoury Silveira.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *