Tempo de leitura: 2 minutos
Cerimônia de entrega de comenda no centro de convenções ilheense.
Cerimônia de entrega de comenda no centro de convenções ilheense.

Sócrates Santana

“E, de repente, o avião se desviou da rota para o sul, e a cidade apareceu ante os olhos dos viajantes”. Com essas linhas, o escritor Jorge Amado inicia o livro que daria nome a comenda concedida ao presidente da Assembleia, o deputado estadual Marcelo Nilo (PDT) nesta manhã de domingo (30), a Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus. A comenda faz jus às 152 publicações editadas pela gráfica da Assembleia Legislativa da Bahia nas cinco gestões do parlamentar baiano, que a convite do prefeito Jabes Ribeiro participou das celebrações e foi homenageado no aniversário de 481 de Ilhéus.

Logo cedo, após pouso no aeroporto de Ilhéus, sob forte chuva litorânea, o deputado Marcelo Nilo seguiu para as torres amareladas da imponente Catedral de São Sebastião, onde subiu as escadarias para participar de missa em celebração ao aniversário da capital do cacau. Entre as colunas da catedral, Nilo assistiu a missa ao lado do vice-governador, João Leão e outros parlamentares.

Com o término da cerimônia eclesiástica, o presidente da Assembleia ainda acompanhou a inauguração da Biblioteca Municipal de Ilhéus, que leva o nome do escritor Adonias Filho, autor de célebres obras, a exemplo de As velhas e Corpo Vivo. Sem coincidências, a biblioteca pública está localizada em praça que leva o nome de outro imortal baiano, o poeta Castro Alves.

A biblioteca funcionará de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h, exceto em feriados. O acervo é composto por livros nacionais e estrangeiros, atlas, dicionários e enciclopédias. Nilo deve incrementar o acervo da Biblioteca Municipal com alguns volumes publicados pela editora ALBA.

De acordo com o secretário de cultura, Paulo Atto, uma das novidades é a criação da agência de fomento à economia criativa, em parceria com o Sebrae, que funcionará dentro da biblioteca e tem como objetivo assessorar artistas do município. A biblioteca faz parte do acervo de bens culturais e históricos da cidade. No passado, o prédio abrigou o histórico Grupo Escolar General Osório, primeira escola pública de Ilhéus (inaugurada em 31 de dezembro de 1915).

COMENDA E ANÚNCIO

A última atividade deste domingo ocorreu no Centro de Convenções de Ilhéus, justamente a entrega da Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus, concedida para o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo e mais dez  personalidades, entre elas, o memorialista José Rezende Mendonça. Na oportunidade, o vice-prefeito de Ilhéus, Carlos Machado (Cacá), aproveitou a ocasião para anunciar ainda a sua filiação ao Partido Progressista (PP).

5 respostas

  1. Portugal então uma das cidades mais desenvolvida da Europa nas épocas das grandes navegações,pelas quais as especiárias das índias contabilizara riquezas e opulência na terra do Dom Afonso Henrique,fundador deste país.

    Aqui nesta terra inóspita o que predominara selva,reptes,fauna e flora e uma civilização extremamente primitiva que se igualaria aos próprios seres da natureza
    lutando pela sobrevivência.

    Nesta grande epopeia da civilização desta então roça de Portugal,até os nossos dias,o que nos preserva são as ideias primitivas,pelas quais são estas homenagens de títulos nobiliárquicos que a então roça de Portugal as preserva.

    A título de robustecer o anunciado acima,Portugal desde sua independência no século XII,até o final do século XVIII,distribuíra 54 títulos de nobreza. Entretanto,aqui na então roça portuguesa,os tabaréus receberam 4.O48 títulos nobiliárquicos. Pag.173.

    Como ver; o então Brasil era predominante de tabaréus,a classe elite,não sabia falar e se quer comer de colher e imagine o resto da população,eram os escravos e o Brasil era dominado pelos os urubus,o mesma cuidada de fazer a limpeza pública.

    Esta realidade é vivida pela cidade de São Jorge dos Ilhéus,a mesma vive a mesma
    situação do Brasil de Dom João VI,os urubus que cuida da limpeza pública,mas a linda Ilhéus não perde sua beleza.

    O que poderia ser feito pela cidade mais linda do Brasil ao invés deste resgate
    de embuste que o então Príncipe Regente,Dom João VI, trouxe ao Brasil para engabelar os tabaréus.

    Ilhéus queria era sair da miséria que sua população estão contaminada pelo uso da cocaína,patrocinada pelo “governo” do PT. Ilhéus queria era saúde,educação e segurança.

    Ilhéus a cidade que sofre o maior abandono,o que não é diferente das outras cidade do Brasil,porem,Ilhéus, continua sendo a cidade mais bela do Brasil,o que
    poderia ser pupada deste constrangimento em resgate de embuste de título nobre para tapear os tabaréus.

  2. Não sei qual a razão dessa homenagem! O Sul da Bahia, desde que o PT assumiu o governo, não recebeu qualquer dos investimentos anunciados, os quais em muito tirariam a região da falência em que se encontra.

    Pergunto: O que esse deputado, durante cinco mandatos a frente da Assembleia Legislativa fez, para que fossem, de fato, concretizados os enganados investimentos anunciados?

  3. Ilhéus passa por um desgoverno..a população está revoltada e mal servida…então sobre Nilo ser o Comendador de ilhéus, cabe a máxima caipira “GRANDES COISA”!

  4. Bom, se não temos, enquanto cidadãos ilheenses, motivos para comemorar algo, temos esse, em especial, para nos envergonharmos. É bem a linha desse prefeito que o povo daqui desenterrou e colocou novamente no poder.
    Lamentável.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *