Tempo de leitura: 2 minutos

Itabuna encerrou o primeiro semestre deste ano com a menor taxa de assassinatos dos últimos 10 anos. Os números são da Secretaria Estadual de Segurança Pública e foram divulgados pelo Jornal das Sete (Morena FM). A média mensal ficou em torno de 8 mortes violentas ante mais de 12 nos seis primeiros meses de 2014.

Foram 50 assassinatos no período de 1º de janeiro a 30 de junho. Ainda segundo a reportagem do programa da Morena, o número é 34% menor do que o registrado em igual período do ano passado, quando ocorreram 76 mortes violentas (homicídios e latrocínios). Junho deste ano também foi o menos violento dos últimos dez anos, com o registro de 6 execuções.

Para as autoridades de segurança pública, um dos principais fatores foi a transferência de presos perigosos para presídios de Serrinha e Lauro de Freitas.

O governo explica que diversas ordens para assassinato de pessoas partiam do presídio de Itabuna. As mortes eram determinadas pelo chamado alto escalão das facções criminosas raios A e B.

Marlos Macedo, da Homicídios (Foto Diário Bahia).
Marlos Macedo, da Homicídios (Foto Diário Bahia).

REVISTA NO PRESÍDIO

O diretor-adjunto do presídio de Itabuna, Bernardo Dutra, informou que na revista de ontem (1º), por exemplo, foram encontradas facas artesanais, chips de celular, quatro celulares e buchas de maconha.

A revista foi feita por agentes penitenciários, com acompanhamento da Polícia Militar. Bernardo reforçou que essas e outras ações têm contribuído para a queda de homicídios em Itabuna. “Sem os celulares, os detentos ficam ilhados”.

O titular da Delegacia de Homicídios de Itabuna, Marlos Macedo, afirmou que toda a ação direta do estado contribui para a queda. “As operações, principalmente em locais mais violentos, têm sido fundamentais”, disse o delegado ao Jornal das Sete. A matéria completa pode ser conferida n´A Região.

2 respostas

  1. Parabens a Secretaria de Segurança Pública e o Dr Marlos Macedo.
    Agora em Itabuna a imprensa da reportagem policial gosta da violência. Observe que o reporter Oziel Aragão em entrevista na residencia do Dr Marlos Macedo falando sobre a redução de crimes em Itabuna. Esse reporter foi infeliz quando disse ” com essa redução já estava preocupado, pois teria que tirar leite de pedra em alusão a falta de noticia de violencia (mortes). Isso está certo reporter?
    Caso a redução da maioridade seja aprovada. Uma menina de 16 anos seja estuprada o elemento de 18 anos que cometeu esse crime, ele irá responder por estuprar uma menor ou maior?
    O povo brasileiro que é a favor da redução está com sentimento de vingança, mas o parlamento não pode trabalhar assim, precisa ser renposável, pois muitos estão querendo abarganhar votos.
    Na escocia a idade penal é 7 anos, mas nem assim a violencia diminuiu.
    E não é verdade que o menor que comete mais crime e pelo contrario são vitimas. Veja aqyela pesquisa que Itabuna ficou em primeiro lugar em cidade mais perigosa para o jovens.
    Veja o perfil dos jovens envolvido em ato infracional:
    * 15 a 17 anos
    * Negro
    * Baixa escolaridade
    * Uso de droga (alcool) na familia
    * Dificuldade economica na familia
    * Falta de afetividade familiar.

    E você que é a favor da redução já fez alguma coisa para esses jovens não ser o menor infrator.
    Assim como fez o empresário Peixoto, que colocou dois menores para trabalhar no posto de sua propriedade, mas ele viu que não estava correto devido o perigo do local que tem produtor inflamáveis. Então certo dia o Juiz Dr Marcos bandeira foi abastecer o seu veículo e Peixoto o interrogou Dr estou com um poblema tenho esse dois garotos trabalhando aqui, o que o Sr pode fazer para legalizar esse trabalho, o Dr falou vou verificar junto a justiça do trabalho que alegou varios impedimentos, pois o local é de risco, então fiz um acerto com Peixoto ele paga os garotos e o garoto ira trabalhar comigo como oficce boy, então entrei em contato com o tribunal de justiça e ficou tudo legalizado, hoje já tem mais dois garotos.
    Então, precisamos de mais empresário como Peixoto.
    Oziel faça alguma coisa envés de ficar criando mais violência.

  2. A violencia caiu por causa de muitos assasinatos,assim diminui o numero de bandidos em 4 anos mais de 600 assasinatos,até agora não foi nenhum solucionado.deveria só existir duas polícia a Militar, e a Federal,como na europa é muita polícia tenha certeza que sobraria dinheiro para educação…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *