Tempo de leitura: 2 minutos
Alunos da rede municipal têm aula em barzinho (Reprodução TV Santa Cruz).
Alunos da rede municipal têm aula em barzinho (Reprodução TV Santa Cruz).

Da TV Santa Cruz/G1

Alunos da Escola Municipal Nucleada Aritaguá, localizada em Ponta do Ramo, no município de Ilhéus, sul da Bahia, tiveram de deixar as salas de aula para estudar em um espaço que faz parte de um bar. Isso porque a unidade de ensino fundamental, única da localidade, está em condições precárias e não pode abrigar os estudantes.

Um comerciante local foi quem cedeu o espaço para que os alunos pudessem continuar estudando de forma improvisada. Os alunos estão na área do bar desde o fim das férias de junho.

A escola, que fica perto do estabelecimento comercial, está com infiltrações nas paredes e com as janelas quebradas. Dentro das salas de aula, o forro caiu e a instalação elétrica é precária. Além disso, também é possível ver cupins no local.

Caso não tivessem sido alojados no bar, os alunos teriam que ir de ônibus para uma escola no centro de Ilhéus, que fica a cerca de 30 km da localidade, mas o acesso é muito difícil devido às condições de tráfego da estrada de terra.

O comerciante Manoel Monteiro, que disponibilizou o espaço aos alunos, conta que ficou sensibilizado. “Na semana passada a ex-professora estava sentada aqui no meu bar e comentou que as crianças iriam perder o ano por não terem espaço de aula. Aí eu me sensibilizei para que as crianças não perdessem o ano por besteira “, disse.

No local, as salas são separadas por estantes. A iluminação é ruim e apenas um banheiro funciona. “O banheiro não é muito bom não, é ruim”, destacou o aluno Pedro Magalhães, que, apesar das dificuldades, diz que vai para o local todos os dias para estudar.

3 respostas

  1. Lembro me da década de 6O,a situação da escola era melhor,uma vez que a Escola Zacarias Dantas,se fez necessário uma reforma e os alunos tiveram aulas debaixo de uma árvore.

    Mas por um gesto de uma bondosa senhora,Dona Virginia,em um dos seus gestos nobres,ofereceu sua residência pra as aulas serem ministradas pela a doce e inesquecível,professora,Damiana,a então namorada de Etão,carinhosamente,Etinho.

    Diante do exposto,há alguns dias,o prefeito de Ilhéus,se auto elogiara a parceria que Ilhéus e a presidente Dilma,fizeste nesta cidade,a maior revolução em todos os tempos.

    Ali em Mutuns era melhor,o Rio do Braço era melhor ainda do que Mutuns,hoje o Rio do Braço,se acabou,é essa parceria?

    Nem precisa comentar esta fotografia,a parceria por se só,uma fotografia fala mais do que as próprias palavras.

    “Os bajuladores não te ajudam a ser uma pessoa melhor,fujam deles. Quem avisa quando você erra pode ter certeza que te ajuda a ser melhor,aproxime se deles.”

    Ione Cruz.

  2. Pior que o Prefeito e a DIRETORA é ausente não tem o respeito dos alunos e nem dos funcionários não trabalha, aplica os recursos sem discutir prioridades não respeita as leis do Conselho e tudo ela diz que é culpa do Prefeito e ela também tem culpa é a Sra Gloria. Foi feito um bingo para arrecadar dinheiro para fazer os reparos dessa Escola e não se sabe o que foi feito com o dinheiro todo mês tem brigas violentas entre os alunos está tudo filmado das brigas a qualquer momento pode ter uma morte aqui na Escola da Tulha

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *