Tempo de leitura: < 1 minuto
Banda Rosa de Saron é uma das atrações (Foto Pedro Augusto).
Banda Rosa de Saron é uma das atrações (Foto Pedro Augusto).

Irmão Lázaro e as bandas Nova Vida, Swing Gospel, Shalon e 3D abrem, às 20h desta sexta (24), a primeira noite do Festival Grapiúna, na Beira-Rio, em Itabuna.

Já amanhã (25), será a vez das atrações católicas. Rosa de Saron, Artur Geovane e Rainha da Paz se apresentam no palco em frente à Câmara de Vereadores.

A programação será encerrada no domingo (26), com shows de Aline Rosa (ex-Cheiro de Amor), Vera Cruz e Minha Banda. As apresentações começam sempre às 20h, de acordo com a organização.

Os eventos marcam as comemorações pelos 105 anos de emancipação política de Itabuna.

3 respostas

  1. Itabuna chora por não ser resgatado sua história,não só à partir de 191O mas,desde então Taboca pela qual iniciara o desbravamento em 1844,com dois bandeirantes ilustres,Felix Severino do Amor Divino e Manoel Constantino.

    Seria o resgate da 1ª casa edificada na Marimbêta,hoje Bairro da Conceição,cujos ilustres moradores os nossos bandeirantes acima citados,já era um piscar dos olhos porem,um grande olhar do nosso passado.

    Resgatar as nossas ícones filarmônicas,pelas quais nos finais de semanas saíra pelas ruas da então Taboca se apresentando verdadeiros show e concerto musical que contagiara toda população.

    Filarmônica 15 de março,fundada em 1894,pelo Dr.Paulino vieira,a 1ª filarmônica da então Taboca.

    Filarmônica a Minerva,fundada em 19O1.

    Filarmônica, Lira Popular,fundada em 19O4

    Seria memorável a restauração destas filarmônicas e as mesmas resgatassem as tradições de realizar concerto musical pelas ruas e avenidas do bairros de Itabuna.

    Resgatar a história dos nossos travadores,Zé das antas e severino,resgatar a história de Waldir Ferreira,pianista e tanto sucesso fez na Europa,Walter Moreira,artista genial,Jose Basto,genial poeta.

    Resgatar a história do 1ª ato religioso em Taboca,antes da celebração religiosa
    era avisado 15 dias antes,o Padre,Góis Bitencourt,rezava a missa na casa do Sr. Raimundo Sá Cordeiro,uma casa baixa,porem larga e coberta de telhas,a mesma ficava lotada e os devotos(a) se aglomeravam pela rua,cujo local hoje,é Rua Miguel Calmon,nº 12O,centro.

    O quanto o desenvolvimento de Taboca,ferradas observava tudo,a mesma fundada em
    1815,pelo então governador da Bahia,Conde dos Arcos,tendo remanejado uma aldeia indígena do Almada para assentar em Ferradas.

    O encarregado da catequese e civilizar os nativos,foi o Frei Ludovico de Livorno
    no povoamento de ferradas.

    A fotografia da celebração de aniversário de Itabuna,a cidade chora por esquecer
    o passado tão glorioso que a cada ano são jogado uma par de areia sepultando a história da ancestralidade da doce taboca.

    A lei que elevou a Vila de Taboca a sua emancipação política,à condição de cidade. Lei 8O7,28 de Julho de 191O. Assinatura: José Ferreira de Araujo Pinho e
    José Carlos Junqueira de Almeida. Palácio do governo da Bahia,28 de julho de 191O.

  2. ” E muitos seguirão as suas práticas libertinas,…também, movidos por avareza, farão comércio de vós com palavras fictícias..” 2 Pedro cap.2:2,3

  3. Esse sectarismo é um caminho perigoso.
    Bandas Evangélicas,
    Bandas Católicas,
    Bandas Profanas,
    Bandas de Candomblés.
    Todas são iguais independente da religião
    NO BRASIL PRECONCEITO RELIGIOSO É CRIME.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *