Tempo de leitura: 3 minutos
Divaldo Franco, ao lado de Tio Nilson, receberá Comenda 2 de Julho (Foto Divulgação).
Divaldo Franco, que aparece ao lado de Tio Nilson, receberá Comenda 2 de Julho.

Reconhecido como o maior orador espírita contemporâneo e o maior e mais importante médium em atividade no Brasil, o baiano Divaldo Franco receberá, na próxima quinta-feira (6), na Assembleia Legislativa da Bahia, a Comenda 2 de Julho. A condecoração é a mais alta honraria concedida pela Casa Legislativa, e é outorgada a figuras ilustres que contribuíram ou contribuem para o desenvolvimento social do Estado e para a sociedade em geral.

A comenda foi proposta pelo líder do Governo, Deputado Zé Neto, e pelo líder do PT, Deputado Rosemberg Pinto, por toda a trajetória e trabalho do médium na Mansão do Caminho, a maior obra social da Bahia e com grande importância para a cidade do Salvador. O evento ocorre no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia às 14h.

Fundada há mais de seis décadas, a obra social funciona no periférico bairro de Pau da Lima e já tirou 160 mil pessoas da miséria oferecendo escola e profissão. Na Mansão do Caminho funcionam creche e escolas que atendem mais de 3 mil crianças, que são diariamente educadas e alimentadas de graça.

A escola de primeiro grau da instituição tem um dos menores índices de violência e evasão escolar e um dos mais altos índices de acompanhamento, incentivo e disciplina. Além disso, o local conta com um centro de saúde que atende mais de 2 mil adultos, também gratuitamente. A Mansão conta também com o Centro de Parto Normal Marieta de Souza Pereira que já realizou mais de 1.800 partos sem nenhum custo às mães, além de ser o primeiro do Norte e Nordeste.

São assistidos também idosos e pessoas inválidas, portadores de doenças irrecuperáveis e degenerativas, que recebem cestas básicas, atendimento médico e remédios através da Caravana Auta de Souza. Para manter toda a obra social funcionando, a Mansão do Caminho conta com 400 voluntários. Circulam pelo local, diariamente, cerca de 5 mil pessoas, entre estudantes, assistidos, funcionários, voluntários e visitantes.

A Mansão do Caminho é a “cidade” nascida pelas mãos de Divaldo Franco e Nilson Pereira, já falecido. Pioneira na América do Sul, a primeira sede da Mansão do Caminho funcionou no bairro da Calçada, em 1952, e atendia como lares substitutos para crianças órfãos. Passado alguns anos, a Mansão do Caminho passou para o bairro de Pau da Lima, tornou-se um complexo educacional, deixou de funcionar como lar substituto e transformou-se na obra social do Centro Espírita Caminho da Redenção.

Atualmente, está instalada em uma área com 83 mil metros quadrados, onde foram construídas mais de 50 casas onde funcionam panificadora, cursos profissionalizantes, ambulatório, gráfica, biblioteca, casa de idosos, entre outros. Mais de 35 mil crianças passaram, até hoje, pelos vários cursos e oficinas da Mansão do Caminho. A obra é basicamente mantida com a venda dos livros mediúnicos e das fitas gravadas nas palestras, seminários, entrevistas e mensagens do médium Divaldo Franco.

Divaldo Franco nasceu em Feira de Santana, interior da Bahia e começou a receber os primeiros sinais de mediunidade aos 4 anos. Ainda jovem, viajava pelo Brasil para proferir palestras e expandir os ensinamentos espíritas codificados pelo famoso espírita, o francês Allan Kardec. É reconhecido como um dos maiores médiuns do mundo e o maior orador espírita da atualidade.

Aos 88 anos, Divaldo tem dedicado mais de 70 anos da sua vida à causa Espírita e aos menos favorecidos, principalmente as crianças. É tido como o maior divulgador da Doutrina Espírita por todo o mundo. Lançou quase 300 livros que juntos já venderam 10 milhões de exemplares, sendo traduzidos para mais de 16 idiomas, e já proferiu mais de 15 mil palestras no Brasil e no exterior.

Após fundar o Centro Espírita Caminhos da Redenção, no bairro da Calçada em 1947, acabou construindo mais tarde a obra social Mansão do Caminho, tida como modelo para o mundo. A obra foi construída sob orientação da sua mentora espiritual Joanna de Ângelis, após uma visão mediúnica. Hoje, Divaldo Franco é pai de mais de 600 filhos adotivos, a época dos lares substituto, já sendo também avô, bisavô, já chegando a tataravô.

Juntamente com o médium Chico Xavier, foi um dos responsáveis pela popularização do Espiritismo. Em Salvador, no ano de 1865, foi fundado o primeiro centro espírita do Brasil, o Grupo Familiar de Espiritismo por Luís Olímpio Teles de Menezes.

Segundo dados, o Brasil é hoje a nação com maior número de seguidores ou simpatizantes do Espiritismo no mundo. De acordo com informações do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 3,8 milhões de adeptos que se intitulam kardecista. De acordo com a Federação Espírita Brasileira (FEB), os simpatizantes passariam de 30 milhões.

2 respostas

  1. Eis ai um grande homem! Cujas qualidades;probo,simples,humilde nem precisa comentar o caráter. São características em extinção na humanidade.

    ‘Um homem só se torna um grande homem quando não deixa as críticas lhe abalarem e não deixa os elogios lhe iludirem.”

    Natan Ribeiro. Pensador

  2. A obra de Divaldo Franco é conhecida na maioria dos países e o mais importante, faz caridade sem tomar dinheiro de frequentadores e fiéis.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *