Tempo de leitura: < 1 minuto

Guriatã IIA Academia de Letras de Itabuna (Alita) lançará nesta quarta-feira (19), a partir das 19 horas, no auditório da FTC, a Revista Guriatã.

A publicação, inédita entre as instituições do gênero na região, foi editada pela Libri Editorial e reúne artigos, ensaios, poesias e discursos, entre outros textos escritos por imortais da Alita e demais nomes notáveis da literatura regional.

Para a diretoria, o primeiro número da revista marca um momento histórico, sobretudo neste ano em que se comemora o centenário do patrono da Academia, o saudoso escritor Adonias Filho.

Entre os autores que assinam textos na “Guriatã”, estão Cyro de Mattos, Ceres Marylise e Ruy Póvoas, além de confrades que partiram neste ano, como Hélio Pólvora e Consuelo Pondé.

Uma resposta

  1. Vendo este belo exemplar de pássaro,trouxe-me indeléveis lembranças dos meus doces tempos de crianças no meu doce lugar,Mutuns.

    À nossa casa era um espécie de viveiro ou ninhal ao céu aberto,o quanto eu fitava o olhar ao admirar a beleza do mais belo dos pássaros da nossa fauna regional.

    É triste e trágico,hoje vive em extinção o lindo pássaro no meu doce Mutuns,o que era bandos se restringem alguns.

    Nos idos de 185O ao iniciar a derrubada das matas para plantar a cultura do cacau neste espaço e tempo os aventureiros encontraram um espécie de aves cujo
    nome Mutum,por isso sugira a ideia de por o nome do lugar de Mutuns.

    Segundo informações dos nativos antigos,Srs. Zomem,Genário e Moisés,o mesmo vive com quasse 1OO anos e se encontra saudável.

    O quanto as primeiras fazendas de Mutuns,foi criada por Militão,o mesmo irmão de Felix Severino do Amor Divino,hoje é Fazenda Santa Fé.

    O que não se encontra mais é a Ave de Mutum,a mesma se encontra em extinção. Será que o mesmo fim vai ser este belíssimo?

    Estarei lá pra comprar o meu exemplar. Pelo lançamento do livro,meus parabéns!

    Fonte. O Jequitibá da Taboca.
    Autor. Professor,Oscar Gonçalves Ribeiro e o Imprescindível,Manoel Fogueira.
    Eis ai o nome que deveria ser honrado em homenagem à praça de alimentação do Shopping, Jequitibá de Itabuna.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *