Tempo de leitura: 2 minutos
Bebeto critica seletividade em CPI do BNDES.
Bebeto critica seletividade em CPI do BNDES.

A CPI do BNDES reprovou o requerimento que pedia a convocação dos empresários Wesley e Joesley Batista, sócios do grupo JBS/Friboi, empresa que foi a maior patrocinadora eleitoral ano passado e é uma das principais beneficiarias com empréstimos do banco estatal nos últimos anos.  Quinze deputados votaram contra a convocação e nove a favor, nesta quarta (9).

Autor do requerimento de convocação dos sócios da Friboi, o deputado federal Bebeto Galvão (PSB) lamentou que o pleno da CPI tenha rejeitado o chamamento dos empresários e disse que a reprovação foi fruto de uma manobra regimental com o objetivo de proteger os donos do frigorífico. “Essa manobra mostrou que há uma capa de proteção ao grupo JBS. E as razões para isso talvez estejam no subterrâneo de relações que precisam vir a público”, reclama Bebeto.

Na mesma sessão, a CPI aprovou as convocações de Eike Batista, do grupo OGX, além de Taiguara Rodrigues  dos Santos, sobrinho do ex-presidente Lula, e do executivo Dalton Avancini, ex-presidente da construtora Camargo Corrêa.

Bebeto Galvão criticou o que ele chama de seletividade nos critérios de convocação da CPI:

– Está claro que há uma seletividade aqui. “Até onde eu sei, o objetivo da CPI é apurar se os contratos de empréstimos do BNDES possuem relação com fins de patrocínios eleitorais, então esta seria uma oportunidade de passar a limpo as informações sobre a relação entre o BNDES e o grupo JBS/Friboi – lamenta.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *