Tempo de leitura: 2 minutos
Dinalva considera temerária retomada de greve (Foto Pedro Augusto).
Dinalva considera temerária retomada de greve (Foto Pedro Augusto).

A secretária de Educação de Itabuna, Dinalva Melo, apelou a professores para que repensem a ideia de retomar a greve, suspensa no final de julho, após 72 dias de paralisação. Para ela, a retomada é “temerária e prejudicial às crianças e jovens da rede de ensino de Itabuna”. A análise foi divulgada em nota da Prefeitura de Itabuna. A paralisação será retomada na segunda (14).

– A greve de 72 dias deflagrada no primeiro semestre já resultou em um enorme prejuízo para todos: alunos, professores e governo. Para poder ser cumprido, o atual ano letivo será estendido até março do ano que vem. O que peço, agora, é que pensem nestes jovens – conclamou Dinalva.

Ainda por meio de nota, Dinalva ressaltou tentativa de restabelecer o diálogo, com reunião convocada para a próxima quarta (16). Segundo a secretária, o governo tentará mostrar à categoria o quanto é “temerária e prejudicial às crianças e jovens da rede de ensino de Itabuna” a nova paralisação.

Dinalva Melo assegura que as condições de reajuste oferecidas pelo governo municipal são “as possíveis diante de um cenário de crise, no qual muitos municípios enfrentam dificuldades até mesmo para manter em dia sua folha de pagamento”.

A greve foi decidida pelos professores na última quarta (9), em assembleia realizada na sede da Usemi. Os profissionais pedem reajuste de 13,01%. A prefeitura concedeu reajuste de 8%. A questão foi parar na Justiça do Trabalho.

No final de julho, o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), em Salvador, considerou a greve ilegal e abusiva. Mas, na semana passada, o Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, suspendeu o acórdão do TRT até uma nova decisão. Com isso, os profissionais decidiram retomar a greve, a partir da próxima segunda (14).

ILHÉUS SEM REAJUSTE DESDE 2012

Dos grandes municípios sul-baianos, apenas Itabuna concedeu reajuste a professores. A Prefeitura de Ilhéus não concede reajuste aos profissionais da educação desde 2012, alegando, assim como Itabuna, estouro do limite da folha de pagamento. De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, o poder executivo deve gastar, no máximo, até 54% das suas receitas com folha de pessoal.

10 respostas

  1. É temerário é esta Senhora ser uma Secretária de educação de Itabuna,nem nos tempos de Taboca tivemos uma péssima expetora de educação.

    Se ficasse calada era milhões de vezes melhor. Mas é uma comunistas,os mesmos são contumazes a proferir-las,impropérios contra os que não as agradas com as agravantes,não respeitam as ideias e pensamentos contrários.

    O que é uma lástima,não é exclusividades de Itabuna da carniça da educação pública,infelizmente é nos 5.57O municípios brasileiros é um fedor só.

    “Muitas vezes na vida,o silêncio é a melhor resposta.” Poeta desconhecido.

  2. Como pai e mães, se uma sociedade ativa
    nós temos a obrigação, de tomar nossa posição
    que é a de lutar para que os direitos dos nossos
    filhos e filhas sejam, garantido.
    Não podemos mais ficar sem tomar a nossa namdeira
    nas nossas mãos.
    Lembrado, que a nossa única bandeira, são nossos filhos.

  3. Ambas temerárias: a péssima gestão da Educação em Itabuna e a intransigência irresponsável da direção do SIMPI. O estudante grapiúna entre a cruz e a caldeirinha e a perspectiva de um ano letivo perdido.

  4. DOIS PESOS – DUAS MEDIDAS:

    Compare o salário de ilhéus com o de Itabuna.

    Compare o valor do auxilio alimentação pago aos servidores de ilhéus com o valor pago aos servidores da prefeitura de Itabuna.

    Por fim, compare o ORÇAMENTO da cidade de ilhéus com o da cidade de Itabuna.

    ORÇAMENTO DE Ilhéus (2014) – valor estimado em 304 milhões de reais.
    ORÇAMENTO DE ITABUNA (2015) – valor superior a 530 milhões de reais.

    Comparar, neste caso, não é o melhor argumento.

  5. Os únicos prejudicados são os alunos. Governos incompetentes e professores egoistas estão tirando o futuro destas crianças. Não se sintam vítimas, quando tiverem uma arma apontada para suas cabeças!

  6. -O SALÁRIO DESSES PROFESSORES ESTAR TÃO RUIM, QUE NÃO ESTAR DANDO PARA ELES MANTER OS SEUS FILHOS NAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES PARTICULAR, E TROCAR O SEU CARRO DE 50 MIL POR UM DE 100 MIL REAIS, COITADINHOS… SE CASO FOSSE EU UM PROFESSOR DO MUNICÍPIO, PEDIRIA DEMISSÃO E IA TRABALHAR NAS ESCOLAS PRIVADAS, COM CERTEZA IRIA GANHAR MUITO MAIS. SÓ QUE CÁ, TEM QUE TRABALHAR, CUMPRIR METAS PARA PODER GANHAR.
    ///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
    ////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

  7. QUANTAS MILHARES DE PROFESSORAS EXISTEM NO MUNICÍPIO? RESP. POR BAIXO DE DOIS A TRÊS MIL.
    AGORA,QUANTAS DEZENAS DE PROFESSORAS, LIGADAS AO SINDICATO, DECIDEM,”PELAS MILHARES”? ENTRE 70 A 90.
    VÁ LÁ QUE SEJA 190 !!!!!

    ENTÃO A COERÊNCIA OU O (DES)EQUILÍBRIO E AA SENSATEZ ESTÁ AÍ!

  8. Professora, esse conselho deveria ser para seu Prefeito, esse filho de CIPÓ, tímido, tabareu e sem noção de nada, estamos perto de outubro.

  9. É um absurdo,lê comentários tão sem sentido,ganhamos bem? Temos nessa rede profissionais em sua maioria com pos graduação e mestrado e ganhamos como os funcionários do serviço geral e mesmo se ganhacemos milhões , direito é direito,sabe por que não colocamos nossos filhos na escola pública por que temos medo , que os telhados caiam sobre eles,a minha escola tem 10 anos,que não passa por reforma, nem mesmo essas ultimas pinceladas de verde , que a prefeitura tanto divulgou, a porta da minha escola,está toda suja de feses de pombo,mandamos 8 comunicados para secretaria e nada ,quando chove a sala vira rio,temos mais de 100 alunos,quando tem reunião de pais aparecem uns 12 mais comprometidos e agora estão com pena das crianças!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *