Tempo de leitura: 2 minutos

marco wense1Marco Wense

 

Os demistas, com toda razão, estão tiriricas da vida. Acham até que Fernando e Azevedo só não estão mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de votos devido à maldosa pregação de inelegibilidade.

 

O Partido do Democratas(DEM), sob o firme comando e a batuta de Maria Alice, fiel escudeira do ex-prefeito Fernando Gomes, se reuniu na última segunda-feira para discutir a sucessão de Claudevane Leite.

Seria um encontro de pouco interesse para o jornalismo político se não fosse o imbróglio envolvendo o prefeiturável Augusto Castro, principal liderança do tucanato no sul da Bahia.

É que o tucano, deputado estadual pelo PSDB, não perde a oportunidade de dizer, em todos os cantos e recantos de Itabuna, que Fernando Gomes e o capitão Azevedo são inelegíveis.

Chamar um pré-candidato de inelegível é a maneira mais elegante de insinuar que ele é ficha suja, que fez traquinagem com o dinheiro público, que é um larápio.

E mais: Castro diz tudo de maneira incisiva, como se o impedimento dos ex-alcaides fosse certo, favas contadas. Alguns fernandistas levam na brincadeira: “Castro quer castrar a candidatura de Fernando”.

Os demistas, com toda razão, estão tiriricas da vida. Acham até que Fernando e Azevedo só não estão mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de votos devido à maldosa pregação de inelegibilidade.

O bafafá, segundo informações de bastidores, já é do conhecimento do prefeito soteropolitano ACM Neto. O democrata-mor vai procurar a cúpula estadual do tucanato para manifestar sua insatisfação.

É bom lembrar que Azevedo e Fernando não confiam em Augusto Castro e vice-versa. A recíproca é mais que verdadeira. O mesmo acontece no governismo entre Geraldo Simões (PT) e Davidson Magalhães (PCdoB).

O jornalista Paulo Lima, carinhosamente Paulo Índio, comentarista político do Alô Cidade, na TV. Itabuna, e o ex-empresário Raimundo Vieira testemunharam toda irritação de Maria Alice com o tucano.

O advogado Pedro Arnaldo, presidente do diretório do PMDB, gente de inteira confiança do médico Renato Costa, também participou da reunião na sede do DEM.

O pior fogo é, sem dúvida, o fogo amigo. O dos adversários é quase sempre previsível e, como tal, mais fácil de apagar.

Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

9 respostas

  1. Em relação às sucessão itabunense, o deputado Augusto Castro, até o presente momento, não mostrou para que veio. A partir do momento em que disse numa reunião anterior do próprio PSDB que “se coloca a disposição do seu partido para a sucessão municipal de Itabuna, mas tem convicção que uma candidatura a prefeito depende da união do conjunto de forças políticas do município” só explicita uma coisa: seu medo de perder as eleições. Só entra na disputa se tiver bastantes aliados, apoio político de “peso” e a “certeza” da vitória. Itabuna precisa de alguém que venha com cara limpa e, muito mais ainda, de peito aberto. O único nome que demonstrou isto até o presente momento é Dr. Mangabeira. Lançou sua candidatura própria independente e já pronunciou em programa televisivo que nem se quer senta com certos nomes para discutir melhorias para a cidade (leia-se Vane, Azevedo e Fernando Gomes). Não o conheço, mas o senso comum diz muito bem ao seu respeito. Falta-lhe experiência política, mas isso pode ser trabalhado ao longo da campanha e, se eleito, não o impede de fazer uma boa gestão.

  2. A história de toda sociedade se repete só muda as personagens,isso que o anunciado vem à bailar o que é o mesmo de informações e o fogo amigo.

    Então povoamento de Taboca,final do século XIX e adentrando no século XX,cuja população de 15 mil habitantes o que fervilhava era política,igualmente o anunciado.

    O prestígio político era medido de acordo o número de jagunços,o que hoje é pela quantidade de votos, graças a revolução de 3O,que pois fim a jagunçada. Embora aquela comunidade rústica,porem, o que prevalecera era o amor por nossa terra.

    As intrigas,mexerico e fruticas eram reinantes nesta então terra inóspitas com as lideranças políticas,entre as quais,Coronel, Henriques Alves,Coronel,Paulino Vieira,Dr.Olinto Leone,Dr.Gileno amado e outros.

    Os adamistas,os seabristas,os gilenistas,os mangaberistas,em fim,se travavam uma briga de foice,entre os chefes políticos mais cruéis foi o Coronel, Henrique Alves,não que o mesmo deste ordem,porem,seus seguidores eram sangnários e subservientes e lambes botas pra agradá-lo ao chefe fazia de tudo,até daria o ….Entre eles,Manoel Dantas,Antonio Pereira,jagunços. paginas,62,63,64.

    Hoje é o que seria o Sr.Gilberto Carvalho,ex-chefe da Casa Civil do Mequetrefe do Lula Lalau e o Sr. Presidente do Supremo Tribunal Federal,Lewandowwski. Não obstante,”Eu daria a minha vida pra salvar Lula” Gilberto Carvalho.

    Quantas vezes o fogo amigo era apagado com a morte do aliado político, só por haver pequena ideia ou opiniões diferente, o sicário pra mostrar serviço ficava
    na tocaia esperando o infeliz passar e dá cabo à vida do sujeito.

    É inegável a evolução da sociedade,porem só em termos de jagunços,pelo menos hoje em Itabuna,este fantasma da violência pela qual se resolvia na boca da repetição,acabou.

    Porem, em muitos grotões do Brasil,esta rais na nossa cultura ainda se faz presente,o que é uma lastima e são os “fogos amigos” os assassinatos de Celso Daniel e Antonio da Costa Santos,Toninho do PT e uma leva de petistas na cadeia.

    Se fazer um reflexão a nível de Brasil,o PT nestes 12 anos de “governo” trouxera
    à sociedade brasileira as trevas,ou seja uma sociedade rustica e primitiva igual
    a nossa então Arraial de Taboca.

  3. Mangabeira é aquele Médico RICO que na sua clínica sequer atende o SUS. Falta-lhe VOTO. Quem elege e o mais necessitado e nesse ponto o Dr. Tá morto. Não conhece o cheiro do necessitado. Só conhece o ar condicionado do carro importado. CANDIDATO NATI MORTA.

  4. Em tempo; jequitibá da Taboca.

    Autor.Professor.Oscar Ribeiro Gonçalves,ex-prefeito de São Felix.
    prefácio. Plínio Almeida – da Academia de Letras de Ilhéus e Professor,Manoel Simeão da Silva.
    Relatos e relevante contribuição desta obra,o inesquecível,Manoel Fogueira.

  5. Mangabeira não é do ramo.
    Esta completamente mal assessorado.
    Não vai a lugar nenhum.
    O maior articulador do doutor já “vendeu” ele para Geraldo Simões.
    Política não é para amador.

  6. O deputado Augusto Castro anda dizendo por ai que em virtude do PSDB apoiar ACM Neto e Zé Ronaldo, prefeito de Feira de Santana, então dá como certo o apoio de Azevedo e Fernando pra ele. Isso sem contae que fala mesmo que os dois não vão ser candidatos. Esse comportamento não de quem pensa em haver uma coligação entre os partidos DEM, PMDB e PSDB. A vontade de Augusto é tão grande de ser prefeito que sai atirando até mesmo nos aliados. Agora eu faço uma pergunta a todos e inclusive a esse deputado, por que ele quer ser prefeito se o salário é de 14 mil, e o de deputado chega mais 70 mil, com todos os benefícios?

  7. Essas eleições tem de tudo para cair no colo de Dr. Mangabeira. Continue do jeito que está, sem atacar ninguém e mostrando projetos para a cidade e verás a vitória próxima.

  8. Dr. Mangabeira começou a incomodar.
    Geraldo Simões convidou o doutor Mangabeira para ser seu vice, veja o que ele respondeu: ” Não quero ser seu vice e nem quero ele como meu vice”.

  9. eu acho q algumas pessoas nao conhece o ser humano antonio mangabeira pessoa correta do bem e honesta dr mangabeira nao e politico mas se propos a entrar na politica para salvar a cidade onde trabalha a mais de trinta anos q esta a beira do abismo e que entra prefeito sai prefeito e a cidade esta ficando pra traz e ao contrario do amigo que diz q o dr so atende rico ele provou q nao conhece a historia de dr mangabeira alem de atender na policlinica tambem atende no sesp o dr e concursado do estado e da prefeitura para os maus informado o q dr mangabeira tem foi conquistado com muito esforço e trabalho estudou muito tem 7 formaturas alem de ser uma pessoa muito simples e um bom administrador e o que itabuna precisa

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *