Tempo de leitura: 2 minutos

marco wense1Marco Wense

Mudanças significativas no cenário político de Itabuna só a partir de março de 2016, salvo algum fato que possa provocar um alvoroço no processo sucessório.

Até lá, tudo como dantes no quartel de Abrantes. A dúvida sobre o candidato do governismo e da oposição vai continuar. O óbvio ululante é que o aval do governador Rui Costa (PT) e do prefeito ACM Neto (DEM) é fundamental.

O “jeitinho brasileiro”, alterando os prazos de filiação, deixou tudo em banho-maria. O vergonhoso casuísmo, tão comum em republiquetas, desmoraliza os partidos e joga o instituto da fidelidade partidária na lata do lixo.

Com algumas honrosas exceções, partido político e nada é a mesma coisa. Funciona como instrumento indispensável para o enriquecimento ilícito, facilitando o recebimento de propina pelos larápios do dinheiro público.

Pelo lado oposicionista, uma possível inelegibilidade dos ex-prefeitos Fernando Gomes e do Capitão Azevedo deixa o tucano Augusto Castro como única opção para a disputa do Centro Administrativo Firmino Alves.

Na situação, o bafafá tende a ficar mais intenso, com PT versus PCdoB e PSD versus PCdoB. Ou seja, entre Geraldo Simões, Davidson Magalhães e Roberto José. O desfecho é imprevisível.

Em relação aos outros prefeituráveis, que os fernandistas costumam chamar de “nanicos”, o médico Antônio Mangabeira, pré-candidato pelo PDT, é quem melhor se posiciona nas pesquisas de intenção de votos.

“É surpreendente o crescimento de Mangabeira”, diz o deputado federal Félix Mendonça Júnior, presidente estadual da legenda brizolista. O parlamentar coloca Itabuna entre as cidades que podem eleger candidatos do PDT.

Félix tem toda razão. Mangabeira já é o terceiro colocado em um cenário com Augusto Castro, Geraldo Simões, Davidson Magalhães, Roberto José, Alfredo Melo, Carlos Leahy, Leninha Duarte, Otoniel Silva, Zem Costa e o coronel Santana. A tendência é Mangabeira se aproximar do segundo, configurando um empate técnico.

A favor do prefeiturável do PDT, além de sua independência, de não ter nenhuma ligação com grupos que já governaram Itabuna, o crescente sentimento de mudança que começa a tomar conta do eleitorado. Mudança de verdade e não simulacro, tapeação.

Outro detalhe é que o pré-candidato do PDT é mais administrador do que político, o que agrada uma boa parte da população cansada dos políticos profissionais, das velhas raposas, dos aventureiros e oportunistas de plantão.

Tenho dito que a disputa vai ser entre o candidato do DEM (ou do PSDB) e Antônio Mangabeira. O pedetista, com o voto útil de petistas, vanistas, socialistas e comunistas, pode ser o próximo prefeito de Itabuna.

Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

10 respostas

  1. Dr. Antônio Mangabeira​​, além de exercer seu papel de médico com maestria sem distinção de classes sociais, já fez muito por Itabuna sem nada pedir em troca: foi um dos pioneiros nas melhorias do Banco de Sangue na década de 80, um dos fundadores do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), incentivador do Grupo Se Toque, colaborador assíduo do Projeto Aprendendo Down (fundado por sua esposa Dra. Célia Kalil), apoia o esporte Itabunense (Vice presidente do São Caetano e médico voluntário há anos no Itabuna EC), absorve estagiários da APAE em sua clínica. Além de Medicina, é formado em Direito e Administração, e cursa Engenharia Ambiental e Civil. Mostra-se ainda um excelente administrador, visto o sucesso de suas empresas e da satisfação de seus funcionários. Chega de discursos retrógrados. A política precisa de inteligentes e competentes. De gente que saiba gestão e, principalmente: que goste de GENTE!

  2. O anunciado vem alavancar abordagem coerente com a atual circunstâncias política da Nossa doce Taboca,bem lúcida pela qual só faço uma observação; a novidade pra mudar o desfecho da eleição do próximo prefeito,é a entrada de Duda do Polirodas.

    Do atual quadro de aspirante à gestor de Itabuna,não vejo nomes capazes e melhores do que estes dois rapazes, o Dr.Mangabeira, só conheço suas ideias a respeito da nossa doce Taboca e o mesmo tem suas preocupações.

    O Duda eu conheci transportando os passageiros do meu doce Mutuns a Itabuna,o que recordo muito bem que se trata de uma excelente pessoa e os meus país e toda
    família do lugar,amava e ama Duda.

    Eu ainda menino e todos os motoristas de Duda,se deram muito bem no meu doce Mutuns,aliás,todos amavam Duda,seu Quelemente,Pardal,Bal,mais dois que não lembro-me dos seus nomes,mas lembro do doce Zé cobrador,o mesmo que tirava as passagens.

    Pardal e outro motorista que não lembro seu nome,só sei que,ambos são duas pessoas maravilhosas,eles deram sorte,um roubou a Filha de seu Pedro Carrasco e de dona Pureza,o moleque fugiu pra Vitória do Espirito Santo,com a doce Geni.

    O quanto Pardal,casou com a doce Iracema,o sujeito de sorte,aqui pra nós,o Pardal é feio por demais,mas ambos rapazes lembro muito bem,são duas pessoas extremamente maravilhosas.

    O quanto a Duda,é um cara legal,um sujeito destemido,corajoso,ousado,honesto e trabalhador,seria um presente à nossa Taboca ter um homem deste perfil de Duda para administrar a nossa cidade tão sofrida.

    O que é de esperar que ocorra este fato novo e venha criar o alvoroça em 2O16,
    cujo fenômeno o nome de Duda Polirodas ou mesmo um outro nome,quem sabe! Algum
    nome de um comentarista.

    Entretanto,caso Duda não vá concorrer ou não suja o tal nome novo,eu votarei no Dr.mangabeira.

  3. Com certeza o povo de Itabuna não aguenta mais os mesmos cansados desgastados, essa velharia que querem voltar não se reciclaram. Dr. Antonio Mangabeira com certeza é o novo e mais qualificado. Mangabeira neles;

  4. MANGABEIRA(o príncipe) PONTUANDO BEM?

    SÓ SE FOR NA LOJAS WENCE!!! KKK

    NA ÚNICA PESQUISA REGISTRADA MANGABEIRA TINHA MENOS DE 1%.

    SÓ SE FOR NA ENQUETE DE VAL CABRAL FEITA NO FACE.

    SERÁ QUE MERECE CREDITO?.

  5. Gosto muitos dos textos e das avaliações feitas por Marcos, entretanto percebo que cada vez mais estão sendo tendenciosas à candidatura a qual ele defende, assim acho que as avaliações perdem certa credibilidade, de qualquer forma sigo leitor, trata-se apenas de uma crítica construtiva.

  6. Tenho plena certeza de que o povo saberá dividir o joio do trigo e nas próximas eleições para prefeito irá escolher o médico, competente, administrador, Dr. Mangabeira, um homem que sempre esteve voltado para os interesses de Itabuna, mesmo quando não imaginava-se candidato a prefeito. E agora estamos observando o seu nome chagar as periferias, aos Barrios, ao centro. e com toda certeza ele, Dr. Mangabeira, ser´o novo próximo prefeito.

  7. Como sonhar mesmo com o PT ainda não paga. O nobre articulista DELIRA com essa posição do Dr Mangabeira o qual NUNCA teve qualquer aproximação com os meno$ favorecidos. Desconhecê as necessidades dos mais carentes. SONHO/DELIRIO

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *