WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia




alba








novembro 2015
D S T Q Q S S
« out   dez »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

editorias





itao






FAB REFORÇA COMBATE A INCÊNDIO NA CHAPADA DIAMANTINA

Incêndios na Chapada Diamantina avançam sobre 9 mil hectares.

Incêndios na Chapada Diamantina avançam sobre 9 mil hectares (Foto ICMBio/Divulgação).

O governador Rui Costa garantiu a ampliação do combate aos incêndios que atingem a Chapada Diamantina. O Ministério da Defesa liberou o envio de duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para atuar na região a partir desta semana, além do apoio do Exército com equipamentos que serão enviados o quanto antes. As duas aeronaves devem pousar na Chapada Diamantina nesta segunda-feira (16).

Os aviões da FAB, modelo Hércules, irão se juntar aos outros quatro aviões Air Tractor e dois helicópteros já enviadas à Chapada Diamantina pelo Governo do Estado. Sete veículos, também enviados pelo Estado, estão sendo utilizados para transporte de bombeiros e brigadistas em áreas de difícil acesso, no combate às chamas na região.

O Exército Brasileiro também disponibilizou três carros-pipas, quatro jipes marruá para o transporte de equipamentos e pessoal. Juntamente com os equipamentos, o Exército envia 21 militares para que possam operar esses equipamentos. “A situação é muito crítica e ainda não está controlada. Estamos empregando todo o efetivo necessário e já identificamos uma redução no número de focos de incêndio desde a última sexta”, pontuou o governador.

O estado diz ter investido cerca de R$ 7 milhões em estrutura para combater esse tipo de ocorrência. “Mas o trabalho precisa ser articulado entre os diversos poderes e segmentos da sociedade. E é isso que temos buscado”, explicou Rui.

O governo está trabalhando com 57 soldados praças dos bombeiros, 14 oficiais na função de coordenação e comando, sete técnicos da Sema/Inema e 50 brigadistas voluntários, em campo, combatendo as chamas diariamente.

Rui destacou ainda o apoio e a participação que as prefeituras de Lençóis, Palmeiras, Wagner, Andaraí, Utinga e Iraquara estão dando com a disponibilização de sete carros-pipas para que o fogo seja controlado o mais rápido. “O trabalho na área também envolve peritos que têm como finalidade identificar o que deu início às chamas. Não podemos deixar que a região seja destruída, e estamos reunindo todos os esforços para que o problema seja superado o mais rápido possível”, acrescentou o governador.

Para dar apoio às equipes de campo, o Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio) enviou, neste domingo (15), mais dois aviões Air Tractor e um helicóptero. “O governo estadual e governo federal estão atuando em parceira para que os incêndios acabem o quanto antes na região e possamos deixar a comunidade e os turistas mais tranquilos”, completou Rui.

No sábado (14), o governador determinou a ida do secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Francisco Telles, à região. Eles sobrevoaram a área atingida pelas chamas e permanecem na cidade de Lençóis identificando outras medidas que poderão ser tomadas para que o problema seja definitivamente resolvido.

1 resposta para “FAB REFORÇA COMBATE A INCÊNDIO NA CHAPADA DIAMANTINA”

  • ewerton almeida says:

    Começou como uma queimada e chegou a incêndio de proporções, dando-nos a entender que houve negligência governamental, pois de há muito esse fato vem sendo explorado e comentado. Coisa sérias que são tratadas inicialmente sem a atenção devida. Já por aqui na nossa espoliada região a crise que nos foi imposta e que destruiu toda uma economia e gerou uma êxodo rural marcante com mais de 800 mil pessoas migrando do campo para as periferias das cidades foi consentida e abafada e hoje perdura com Instruções normativas como nº 47 do Ministério da Agricultura que permite o crime de se fazer importação de amêndoas secas e fermentadas de países africanos para benefício das Indústrias e prejuízos entre outros dos produtores que sofreram um deságio de até 50 reais por arroba de cacau, além do patrocínio visto e que se segue a entidades clandestinas para invasões em áreas produtivas e regularizadas. Esse é o retrato dos infelizes governos petistas que liquidaram, toda uma economia. E a nossa região continua através de suas várias e muitas instituições num silêncio vergonhoso a respeito de todas essa verdades ditas aqui. Lastimável a constatação disso tudo!

Deixe seu comentário








WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia