Tempo de leitura: 2 minutos

Durante encontro com 600 líderes estudantis em Salvador, às 14 horas desta segunda, no São Salvador Hotéis e Convenções, no Stiep, o governador Rui Costa deverá assinar projetos de lei que criam os programas “Primeiro Estágio”, “Primeiro Emprego” e o “Bolsa Permanência”.

De acordo com o governo, as medidas ampliam as ações do programa Educar para Transformar e visam facilitar o acesso de alunos e egressos de escolas públicas ao mercado de trabalho, além de promover a manutenção de estudantes de baixa renda nas universidades estaduais.

O objetivo do Governo do Estado é inserir 18 mil alunos de cursos profissionalizantes no mercado de trabalho nos próximos dois anos. A promessa é de que os projetos sejam encaminhados à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) ainda nesta segunda.

A seleção dos jovens para as vagas do programa “Primeiro Estágio” e “Primeiro Emprego” será realizada de acordo com o critério de rendimento escolar a partir de um banco de dados disponibilizado pelo Serviço de Intermediação para o Trabalho (Sinebahia). Os estudantes poderão atuar em empresas públicas e privadas por meio de contrato de estágio, aprendizagem ou primeiro emprego. 

Já a “Bolsa Permanência” será destinada, exclusivamente, para os matriculados nos cursos de graduação presencial das universidades estaduais e pretende minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a diplomação dos estudantes de baixa renda, que poderão usar os recursos para custos com transporte, alimentação e moradia.

De acordo com o governador, “quem vai cuidar da informática, da biblioteca da escola, das demandas administrativas é o aluno egresso da rede estadual. Quem vai trabalhar como técnico de enfermagem nos nossos hospitais são os alunos e alunas das nossas universidades”. Para Rui, os jovens são a base para a transformação da sociedade: “Com esses novos programas vamos garantir ainda mais oportunidades para que essa juventude construa, junto com seus familiares e com a comunidade que o cerca, uma Bahia mais justa e igual”.

Para viabilizar a execução desses programas serão utilizados recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep). Neste sentido, o Governo encaminhou à Alba proposta que garante a ampliação desse fundo através do realinhamento de 2% das alíquotas de ICMS que incidem em cigarros, cigarrilhas, charutos, fumos industrializados, perfumaria, cosméticos, energéticos, isotônicos e refrigerantes.

Encontro de Líderes

O I Encontro Territorial de Líderes de Classe da Rede Estadual de Educação acontece nesta segunda-feira (23), às 14 h, no São Salvador Hotéis e Convenções, no bairro do Stiep. Está prevista a participação de mil pessoas, entre líderes de classe e profissionais de educação.

Uma resposta

  1. Aproveitando o gancho pelo qual se trata de assembleia de deputados,ouvindo um deputado comunista,o mesmo só ouvir em respeito o programa de extrema audiência do rádio de Itabuna,o J.Silva,Rádio Jornal de Itabuna,entre,às hs,9:3O às 1O:3O hs,de segunda à sexta.

    O que ouvir;mentiras,mentiras,mentiras,mentiras,aprendiz de demagogos,só mim fez mau os ouvidos,palavras bem articuladas e bonitas,portanto,se afastem,o diabo têm bilhões de caras e extremo dissimulado,eis ai um seguidor do mau,deputado federal,Davidson Magalhães.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *