Tempo de leitura: 2 minutos
Rio Cachoeira Poluição2
Leito do Rio Cachoeira, que recebe boa parte do esgoto produzido em Itabuna (Foto Pimenta).

Um movimento empresarial apresentado neste mês, na ACI, encomendou pesquisa à Dataqualy, de Salvador, para aferir se o itabunense aceita a privatização – por meio de PPP – da Emasa.

A pergunta assim foi feita, de acordo com relatório do Instituto:

– O(a) sr.(a) é a favor que seja feita uma parceria entre a Prefeitura, o Governo do Estado e uma Empresa que faça investimentos para resolver o problema de água e esgoto, sem aumentar a conta de água?

À pergunta, 86,3% dos itabunenses disseram sim, enquanto 11,8% se posicionaram contra. Por outro lado, 1,9% não responderam à questão.

O movimento empresarial, infelizmente, não ofereceu outras opções ao cidadão itabunense. Por exemplo, 1) se ele aceita que a gestão da água seja compartilhada entre município (Emasa) e estado (Embasa), 2) se prefere que o serviço seja devolvido para a Embasa ou 3) se prefere que mantenha com a Emasa à frente.

Ao fazer apenas um tipo de pergunta – ou, pelo menos, revelar só um, o movimento deixa transparecer qual a sua preferência. Ou assim pode ser interpretado. Ressalte-se que a pesquisa tem mais de 30 perguntas, mas apenas cinco foram tornadas públicas.

A pesquisa ganha importância em outros itens, quando questiona sobre a regularidade no abastecimento (apenas 19,7% dos itabunenses têm água caindo na torneira todos os dias) e afere percentual de tratamento do esgoto produzido diariamente. Confira os resultados.

p1

Confira tudo clicando no

p2

p3

p4

p5

 

8 respostas

  1. A pesquisa é muito importante para Itabuna. Só quem é a favor do atraso é contra uma parceria com a iniciativa privada para salvar o Rio Cachoeira e garantir água limpa para o povo de Itabuna.

  2. Eu queria saber o que vem desta seita de bandidos do PT,se é bom para o povo?
    Os exemplos estão por todo Brasil,as carniças de podridão de Mariana e os roubos e saqueamentos dos cofres público por todo Brasil,vejam o que acontece com empresários que se alinha ao PT? Estão todos na cadeia e outros sendo investigado pela polícia,ministério público e o poder judiciário.

    Quem procura trabalhar com o PT,são empresários bandidos,pagam ágio e só faz porcaria e se sai bom o serviço,foi pago superfaturado.

    Políticos,empresários e gente do povo que se alinha ao PT,são todos bandidos,o que tal pesquisa já é pra enganar,tapear,iludir as pessoas de boa fé de Itabuna
    referente a emassa.

    O prefeito Vane não presta,o mesmo enganou Itabuna como “homem de Deus” cristão
    eu mesmo fui enganado,assim como todos de Itabuna,abençoando as pessoas humildes das cercanias de Itabuna.

    O Vane não presta e é o pior prefeito de Itabuna,por isso que o prefeito é um ladrão,as contas de 2O13,segundo o Tribunal de Conta,quasse R$ 8OO,OO(oitocentos
    mil reais gastos sem nenhuma comprovação de notas fiscais,ou seja,apresentado notas frias.

    Falta as contas de 2O14 e de 2O15,o que não sabemos de quanto será o rombo na prefeitura de Itabuna,o mesmo já é ficha suja,olhe o Lula Lalau,veja a Dilma Trambiqueira,aqui é o Vane … O infeliz é do PT,por tanto não é honesto,deixe a
    nossa embasa em paz.

  3. EstadualizadEstadualizar a gestão da água
    Fazer o que fizeram na CEPLAC
    Entregar nosso destino a outros
    Provei que a Emasa é viável, durante 30 meses todas as contas e parcelamentos foram pagos em dia! A empresa cresceu!
    Produz mais água!
    Itabuna e dono do seu destino!

  4. Existem pesquisas tendenciosas; esta é uma delas. Onde foram feitos os questionamentos? Por que não foi mais explicita?
    Quanto ao Cachoeira ser despoluído aqui em Itabuna pouco resolve se a sujeira continuar em municípios acima. Itabuna, por exemplo, já fez algo para limpar as praias de Ilhéus sujas pelas baronesas que para lá enviamos frequentemente? Nada. O problema é dos ilheenses, eles que resolvam.
    O mesmo acontece em querer sanear o Cachoeira apenas aqui em Itabuna.

  5. Só digo uma coisa, todas as cidades cujo serviço de abastecimento de água é prestado pela EMBASA estão MUITO melhores que Itabuna. Como exemplo, temos Feira de Santana, Vitória da Conquista, cidades bem maiores que Itabuna e servidas pela EMBASA e que já possuem cerca de 90% de esgotamento sanitário prontos, enquanto Itabuna não chega a 20%. Temos vários outros exmplos como Juazeiro, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, que também já tem mais de 80% de esgotamento feitos pela EMBASA. Respeito a opinião de quem fica com a Emasa, porém os dados são nítidos e eu fico com a EMBASA.

  6. Esse Alfredo Melo eh um falastrão. Porque ele não diz que deixou a Emasa sem pagar as contas da Coelba e do aluguel da sede? Alias aluguel atrasado por 8 (oito) anos, pasmem! Que tipo de empresa viável ele esta se referindo? Que investimentos ele fez para reduzir perdas, hidrometrar, tratar esgotos, capacitar funcionários, modernizar a rede de distribuição, implantar softwares para interligar todas as ações da empresa como: área comercial, 0800, almoxarifado, contabilidade, veículos, servicos, etc,etc…. Em suma, empresa viável não eh aquela que apenas paga suas contas (custeio) eh a que presta um serviço de qualidade a populacao que atende, com eficiência e eficácia. Ateh hoje grande parte da população não recebe agua regularmente nem tem seus esgotos tratados, isso eh empresa viável Dr Alfredo. Seu discurso eh vazio e anacrónico, quem deve decidir quem deve gerir o saneamento no município eh a populacao que paga por um serviço que não tem e não aproveitadores e sangue sugas do dinheiro publico. A Emasa precisa se modernizar e atender adequadamente a uma populacao de 218 mil habitantes como ela merece e deve ser atendida e sem meros discursos vazios como o desse Sr.

  7. Filho de Mutuns,

    Mais um zé ruela acéfalo que por conta da mídia, acredita que a culpa de qualquer problema é do PT. Vai ler e ter convicções próprias debil mental.

  8. “Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante,mas aquele que conhece e diz que é mentira,este é um criminoso.”

    Bertolt Brecht.1898-1956-Escritor,Dramaturgo,Poeta,Médico,Pensador alemão.

    Isso cabe perfeitamente a legião do PT que ficam nas praças,ruas,jardins,ruela, defendendo o PT,além de serem pessoas medíocres e recebe pixuleco e fica aqui ofendendo homens e mulheres que fala a verdade e são patriotas,o Brasil acima de tudo. Isso se aplica ao comentarista,Não defendo PT,apenas penso com próprio cérebro!

    “Entre um governo que faz mal e o povo que consente,há uma certa cumplicidade vergonhosa.”

    Martin Luthe King. Imortal.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *