Tempo de leitura: < 1 minuto
Santa Casa ilheense realizou primeira múltipla captação de órgãos.
Santa Casa ilheense realizou primeira múltipla captação de órgãos.

A Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, responsável pelo Hospital São José, realizou, na última quinta-feira (26), a primeira captação completa de múltiplos órgãos. Segundo o coordenador clínico da unidade, Juvenal Mascarenhas Nassri, “oito pessoas terão a chance de uma nova vida com os órgãos retirados para transplante.”

Coração, fígado, pâncreas, pulmões, córneas e rins poderão ser transplantados em pacientes que estão na fila de espera na Bahia e em outros Estados.

Os órgãos eram de um homem, de 35 anos de idade, que havia sido transferido do hospital de Jequié e teve morte encefálica confirmada ao chegar à Santa Casa de Ilhéus. Equipes de Ilhéus, Salvador e Itabuna estiveram envolvidas nas captações contando com o auxílio de vários profissionais da saúde do Hospital São José.

“Temos um protocolo a seguir. O primeiro, constatar a morte cerebral. Ela é confirmada por meio de exames feitos em intervalos, sem interferência externa e realizados por médicos diferentes. Depois fazemos um exame por imagem para constatar a morte cerebral. Então, colhemos sangue para provas de compatibilidade e sorologias para que seus órgãos possam ser disponibilizados para o banco nacional de órgãos,” explica o coordenador médico do Hospital, Dr Juvenal Nassri.

Uma resposta

  1. Nao entendo porque a excepcionalidade da materia. Na minha rude opiniao, coleta de orgaos deveria acontecer todos os dias. Ou orgaos de bandidos nao servem. Talvez estejam contaminados por cachaça, maconha, cocaina, crack, cola, etc. Eu mesmo detestaria receber orgao de algum politico da regiao ou ate mesmo do Brasil. Sera que alguem de sã consciencia receberia o figado de Lula. Ou o cerebro de Dilma. Sei nao !

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *