Tempo de leitura: < 1 minuto
Motobombas instaladas para captar água no Cachoeira, que atinge nível crítico.
Motobombas instaladas para captar água no Cachoeira, que atinge nível crítico.

Decreto publicado no Diário Oficial do município declarou situação de emergência em Itabuna por causa da forte estiagem. O ato do prefeito Claudevane Leite cita as dificuldades para captação e distribuição de água potável nas estações localizadas nos rios Almada e Cachoeira. O município implantou sistema de rodízio para abastecer os mais de 219 mil moradores.

Com a decretação de situação de emergência, será possível mais rapidez na chegada de ajuda do Estado e União para custear alguns serviços essenciais. Porém, será necessário que os governos da Bahia e Federal reconheçam a situação para liberar ajuda.

O Decreto de Situação de Emergência, que tem validade de 180 dias, autoriza as autoridades administrativas e agentes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) a providenciar a captação de água em propriedades particulares urbanas e rurais para distribuir à população. Fica autorizado também o uso de equipamentos particulares para atendimento ao abastecimento d’ água às instituições e estabelecimentos de saúde.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Roberto Avelino, não há previsão de chuva pelos próximos 30 dias nas cabeceiras dos rios que abastecem os reservatórios itabunenses em nível necessário. Segundo ele, esse volume seria algo como 40 milímetros.

 

5 respostas

  1. É hora do povo de Itabuna recordar de uma tal barragem que foi prometida por Jaques Wagner e que ficou no papel ,
    A cidade vai entrar em colapso em breve por falta de água, quem votou no PT ou apoiou o governo como o blog Pimenta deve agora cobrar com mais entusiasmo o descaso com esta cidade.
    Nenhuma obra prometida saiu do papel, é hora do povo se unir e cobrar o abandono com Itabuna.

  2. Por que a emasa nao faz as barragens? por que nao se toma providências antes. Isso não é falta de chuva, isso é falta de competência e falta de organização e boa vontade.

  3. O pior ė que, sei la que diabos acontecem mas,santo antonio, urbis centro comercial e outros bairros nao faltam agua, a semana inteira caiu agua, e nos que moramos na porta da emasa, como é o caso fo sao lourenco nso tem agua, sta existindo uma ma distribuicao dos manobristas, precisamos rever, estes reversamentos para que todos tenham agua, o centro comercial tem gente lavando carro a semana toda, e nos carregando agua na cabeca k um filho de deus nos ajudou

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *