WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia




alba








dezembro 2015
D S T Q Q S S
« nov   jan »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

editorias





itao






O CRESCIMENTO DE MANGABEIRA

marco wense1Marco Wense

 

O crescimento de Mangabeira é uma realidade. “Tem tudo para ser o próximo prefeito de Itabuna”, diz o inteligentíssimo, polêmico e inquieto Juvenal Maynart, figura-mor do diretório municipal do PMDB.

 

Assim que o médico Antônio Mangabeira lançou sua pré-candidatura a prefeito de Itabuna, com o aval do deputado federal Félix Mendonça Júnior, presidente estadual do PDT, eu fiz um comentário dizendo que o prefeiturável seria a grande surpresa da sucessão de Claudevane Leite.

Essa surpresa pode ser interpretada como uma boa votação ou, então, uma vitória nas urnas, dando início a um novo ciclo político e uma nova maneira de administrar.

Outro ponto é que a eleição de Mangabeira é o primeiro passo para acabar com o enraizado populismo demagógico, protagonizado pelo ainda forte fernandismo, o decadente geraldismo e o trôpego azevedismo.

As pessoas começaram a dizer que a minha opinião era suspeita porque o PDT era o meu partido, que a candidatura de Mangabeira não passava de fantasia e de um grande pesadelo, devaneios da Coluna Wense.

Trinta dias depois – ou mais, não me lembro o tempo certo –, tive acesso a uma pesquisa de intenção de votos em que Mangabeira já pontuava. Mas o que chamou mais atenção foi 65% do eleitorado dizendo que não votariam em quem já foi prefeito, se referindo, obviamente, a Fernando Gomes, Geraldo Simões e o Capitão Azevedo.

Analisando esse desejo de mudança, do chega pra lá nos políticos ditos profissionais, nas chamadas velhas raposas do processo eleitoral, concluí que o nome de Mangabeira poderia ocupar o espaço deixado pelos que estavam descrentes com a política.

Não deu outra. A pré-candidatura do também administrador de empresas, bacharel em Direito e estudante de Engenharia Civil e Ambiental, começou a crescer.

Recente consulta sobre a sucessão já coloca o pedetista na terceira posição. E mais: a tendência é de crescimento. Mangabeiristas já apostam em um rápido empate técnico com o segundo colocado.

A ascensão de Mangabeira já chegou ao conhecimento do governador Rui Costa (PT), do presidente estadual do PMDB, ex-ministro Geddel Vieira Lima, e do prefeito soteropolitano ACM Neto (DEM).

O crescimento de Mangabeira é uma realidade. “Tem tudo para ser o próximo prefeito de Itabuna”, diz o inteligentíssimo, polêmico e inquieto Juvenal Maynart, figura-mor do diretório municipal do PMDB.

Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

13 respostas para “O CRESCIMENTO DE MANGABEIRA”

  • Anónimo says:

    Vamo q vamo mangabeira e o mais preparado para nossa cidade não tem envolvimento com corrupção sabe das necessidades da nossa cidadã honesto com indolim Boa pra frente itabuna vamos sair do lugar pois a mais de trinta anos estamos na mesmice

  • Abdon Latiff B. Marques says:

    Tenho certeza que será o novo prefeito de Itabuna, iniciando uma nova era da politica local. A forma que Dr MANGABEIRA implantará na administração municipal marcará para sempre a politica local, com transparência, com projetos visando uma Itabuna melhor para os próximos 40 anos. VIVAM, VOTEM E VERAM!!!

  • Tiana says:

    Eu votarei nele.

  • Maria Alice says:

    Tenho falado com familiares, parentes e amigos em relação a Dr. Mangabeira, que é um homem honesto, trabalhador, bom pai de família e um excelente médico. As pessoas que falam mal de Dr, Mangabeira são os que não o conhecem ou os adversários políticos, esses falam mal de todos os que se opõe a eles. O nome do Dr. Mangabeira tem crescido sim, em todos os bairros, sou professora e ensino em algumas escolas de Itabuna e devo dizer que os adolescentes já começam a falar em Dr. Mangabeira como a primeira opção de voto, tanto pela sua honestidade quanto pelo fato de que o mesmo nunca foi politico, nem mesmo vereador e está na hora de Itabuna colocar alguém que não entenda de politica, mais entenda das necessidades do povo, principalmente na saúde, na educação.
    Outro dia li que o Vice prefeito falou que Dr. Mangabeira não sabe fazer política, e eu espero que ele continue sem saber fazer politica, pois os que aprendem fazer policita, tornam-se políticos profissionais e é aí que corremos perigo. Os políticos profissionais só levam vantagem em tudo o que faz e esquecem que estão no poder para servi ao povo e não para servi a si mesmo.
    Para prefeito de Itabuna, sem sobra de dúvida o melhor nome é o de DR. Antonio Mangabeira e quero que alguém prove outro mais competente. Duvido!

  • leitor contumaz says:

    Crescimento só na lojas wence!.
    Mangabeira tem 3%. e por ser novidade era está com 10%.
    Como a campanha eleitoral encolheu vai ser praticamente impossível reverter o quadro.

  • Mussum says:

    Não tem Geraldo pedinha, enganador e cabeça de pitú,não tem Devdson Magalhães, cara que não paga seus compromissos, não tem Fernando Cuma, que ficou rico com o dinheiro da Prefeitura, não tem Azevedo, que apesar de ser honesto, foi enganado pelos seus secretários, não tem nenhum desses que enganem o povo novamente, apesar de ter alguns candidatos que podemos chamar de gente boa, nenhum desses novatos, se igualam a competência de Dr. Mangabeira. E vai ser 12 estourado em 2016.

  • Magno says:

    Gosto das análises de Wence, mas tem hora que parecem absurdas. Sobre o pré candidato Mangabeira,tive a impressão que ele não tem programa de governo. O seu discurso é atacar o PT e pendurar seu títulos no pescoço. .

  • A POLITICA DENTRO DA GESTÃO PUBLICA MUNICIPAL,NECESSITA DE PESSOAS, HONESTAS, MAS TAMBÉM COMPETENTES, QUE SAIBA GOVERNAR, GESTAR COM OS RECURSOS, APLICANDO TECNICAMENTE, DE FORMA QUE ATENDA TODA A DEMANDA DAS POLITICAS JÁ GARANTIDAS PELA LEGISLAÇÃO VIGENTE, E ISTO MANGABEIRA COMO UM EMPRESARIO DE SUCESSO SABE FAZER BEM ITABUNA ESTA GANHANDO UM PRESENTE. ANTONIO MANGABEIRA

  • OPINISTA says:

    Concordo com Wense,Itabuna precisa de renovação na politica. Vou com Mangabeira pra mudar.

  • Garoto Grapiúna says:

    Os opositores de dr. Mangabeira iniciaram críticas infundadas para tentar menosprezar e desqualificar sua capacidade de administrar uma cidade que ele tão bem conhece. Mangabeira vem crescendo sim! “Ninguém chuta cachorro morto”. Fazer política é isto que estou vendo com essa nova formação do PDT: seminários semanais abertos ao público, discussão de melhorias para a cidade, visitas constantes aos bairros e conversa com a população pra sentir, realmente, de perto, as necessidades sociais. Educação, planejamento, conhecimento. Isso, sim, é fazer POLÍTICA!

  • Adilson Vieira says:

    Quero ver a coragem do Geraldo, Azevedo, Devidson e outros irem pedir voto na periferia ou fazer como o Mangabeira está fazendo, indo de bairro em bairro. O povo está esperando esses fazedores de milagre que tanto prometeram e nada fizeram pelo municipio, a prova está aí nessa falta de água que estamos passando. Por isso vou votar em Mangabeira doa em quem doer.

  • capipi says:

    Itabuna saira do pior estado de miséria que um povo a conhece bebendo agua salobra dr antonio mangabeira resolvera com muita rapidez esse problema pois o mesmo e vitima com a falta de respeito com o povo itabunense espero que os eleitores de Itabuna votem em seu próprio beneficio para solucionar um problema que acontece há mais de vinte anos quem tem um pingo de juízo não votara em políticos manjados e ladroes todos sem exceção grapiunenses analisem muito bem os candidatos eu acho que o dr mangabeira tem o perfil do politico novo que nos estamos precisando vamos fazer uma limpeza geral na politica brasil3eira expurgando esses elementos da politica CHEGA DE GATUNAGEM JA ESTA DEMAIS vamos renovar para melhorar

  • capipi says:

    mangabeira Itabuna o há de acolher como um dos seus filhos mais nobre

Deixe seu comentário








WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia