Tempo de leitura: 2 minutos
Bombeiros trabalham no controle do fogo no Litoral Norte de Ilhéus (Foto Divulgação).
Bombeiros trabalham no controle do fogo no Litoral Norte de Ilhéus (Foto Divulgação).

O tenente-coronel Joelson Rezende Gondim, coordenador do Corpo de Bombeiros na Operação Bahia Sem Fogo, disse que há suspeita de incêndio criminoso na Área de Proteção Ambiental Lagoa Encantada e Rio Almada, em Ilhéus. Bombeiros, guardas florestais e policiais militares trabalham na ação.

– Existe a suspeita de que esse incêndio seja criminoso. A seca que afeta a região e a baixa umidade também têm contribuído para o surgimento das chamas.

O governo baiano informou que há 25 bombeiros do Grupamento de Ilhéus, três PMs da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) e seis guardas florestais do Parque Estadual do Conduru envolvidos no controle dos focos de incêndio.

Policiais da companhia ambiental também trabalham na ação (Foto Divulgação).
Policiais da companhia ambiental também trabalham na ação (Foto Divulgação).

Por meio do Programa Bahia Sem Fogo, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, conforme o governo, estão trabalhando no local desde a quarta (2). As ações do programa envolvem a Secretaria do Meio Ambiente, Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

Conforme o tenente coronel Rezende, estão sendo empregados, na ação, dois caminhões de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros, veículos para transporte do efetivo, além de equipamentos que foram disponibilizados pela Defesa Civil, como bombas costais, abafadores e máscaras.

Uma resposta

  1. As queimadas costumeiras na Chapada Diamantina quando não se lhes dão a devida atenção, viram perigosos incêndios. Todos sabem disso menos o governo petista de Rui Costa, e o que se viu foram as queimadas virar incêndios poderosos que estão destruindo grandes áreas de vegetação importante e bela da região das mais visitadas do Estado O governador disse logo ser incêndio criminoso. Agora a nossa sofrida, injustiçada, perseguida e injuriada região cacaueira, como se bastasse as atrocidades cometidas contra ela, por agentes petistas e agentes de entidades clandestinas estimuladas e financiadas pelos governo do PT, vê-se as voltas com um grande incêndio que atinge a Mata Atlântica. O governador Rui Costa de novo e com o mesmo bla blá blá, saiu logo com a ideia de ter sido criminoso o incêndio.
    Criminosos na verdade têm sido os governos petistas para com a nossa região, pois acoberta até hoje àqueles que criminosamente introduziram a praga vassoura de bruxa nos nossos cacauais (relatório comprobatório da Policia Federal) e que dizimou quase por completo uma outrora pujante economia que até 1966 foi responsável por 60% dos recursos estaduais. Fato que gerou 300 mil desempregados diretos e a fuga de 899 mil pessoas do campo para as periferias das cidades. Criminosos têm sido os governos petistas que incompetentes e sem vontade política de realizar uma verdadeira Reforma Agrária que todos querem, estimulam e financiam entidades clandestinas para invadir e depredar propriedades produtivas e regularizadas oque afronta a Constituição Federal. Criminosos são os governos petistas que através das suas maquinações vêm a Mata Atlântica ser devastada, os mananciais ser destruídos e os manguezais ser invadidos sem a menor providência, nos dando a ideia de que se diverte com a situação caótica da região. Criminosos são os governos petistas que através do Ministério da Agricultura e da Indústria e Comércio introduziram no Sistema Drawback uma tal Instrução Normativa de nº 47 que possibilita ao setor de industrial do cacau, o direito de importar amêndoas secas e fermentadas de cacau provenientes de países africanos sem a devida e exigida fiscalização fitossanitárias o que poderá advir a chegada de novas pragas que atingirão não só a nossa cultura,bem como outras culturas importantes e que de quebra ensejou a que esse setor beneficiado ainda impusesse aos combalidos produtores de cacau um criminoso deságio de até 5o reais por arroba. Essa é a nossa realidade na mão dessa gente sem escrúpulos que parecem ter raiva de tudo e especialmente da nossa região.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *