Tempo de leitura: 2 minutos
Perspectiva do Porto Sul, projetado para ser construído na zona norte de Ilhéus.
Perspectiva do Porto Sul, projetado para ser construído na zona norte de Ilhéus.

Após publicação no Diário Oficial da União em novembro, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) enviou ao governador da Bahia, Rui Costa, ontem (16), a Autorização de Supressão de Vegetação (ASV) para construir o Porto Sul, na zona norte de Ilhéus

– É um projeto extraordinário, o maior e mais importante da Bahia nos últimos 50 anos. O porto vai permitir a implantação de novos empreendimentos no interior do estado e até mesmo no centro-oeste do país – disse o governador Rui Costa nesta quinta-feira (17).

O documento está vinculado à Licença de Instalação e é último passo para a liberação das obras do empreendimento. “Faltava o último documento e agora podemos colocar a mão na massa”, acrescentou o governador, que anunciou viagem à China em 2016 para garantir a parceria necessária à realização da obra.

– Esta semana, me reuni com empresários chineses e eles voltaram a confirmar interesse no projeto. Na última semana de fevereiro, devo viajar à China e assinar o contrato para eles entrarem na obra do Porto Sul – afirmou Rui.

A partir da autorização, está permitido ao governo estadual iniciar a supressão da vegetação na poligonal do projeto, para que os atos de desapropriação e os programas ambientais previstos sejam executados.

O secretário estadual da Casa Civil, Bruno Dauster, comemorou a notícia sobre a autorização do Ibama. “O Porto Sul está se tornando uma realidade. O projeto está totalmente regularizado, com todas as licenças e autorizações devidas para a sua implantação. Um grande passo para o desenvolvimento da Bahia”.

O investimento total na obra é de R$ 2,7 bilhões, incluindo todas as instalações necessárias para operação com minérios e granéis agrícolas.

4 respostas

  1. Desde que o PT assumiu o governo na Bahia, todo ano véspera de ano de eleições saia algum noticiário em relação a algum obra no Sul da Bahia; mas depois de de 15 anos no poder até agora só essas lorotas.

    Ora, a ferrovia norte-sul já foi inaugurada e o estado de Goiás e consequentemente Tocantins já tem tem por onde escoar o seu produto. A ferrovia oeste-leste está paralisada, certamente por corrupção e incompetência que tem caracterizado o governo petista.

    Agora, IBAMA, órgão que sempre foi administrado por esquerdista, vendo a falência do PT, vem com essa conversa pra boi dormir. Vão cassar o que fazer! O povo não suporta mais tanta mentira!

  2. Sobre esse assunto de Porto Sul o governador da Bahia até calado estaria errado, quando mais falando bobagem. Paciência tem limites!

  3. Quero saber o que vai acontecer com o pessoal que invadiu a área outrora determinada como APP do Porto Sul.

    Tem muita gente que não teve o que fazer e limpou lotes, construiu, queimou, desmatou etc.. Agora que a licença saiu, para garantir todas as condicionantes esses invasores terão que desocupar estas áreas..

    principalmente no Joia e Paraiso do Atlantico..

  4. Esses PT só tem ambição, não estão nem aí para o desmatamento, por isso que já estamos
    sem agua, aquela região possui agua potavel de boa qualidade, tudo será perdido, por causa desses sem noção.
    IBAMA deve ter liberado a obra, igual as eleições democraticas do PT.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    PIADA kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *