WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia




alba








dezembro 2015
D S T Q Q S S
« nov   jan »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

editorias





itao






CARTA ABERTA AOS ADVOGADOS ITABUNENSES

Andirlei Nascimento OABAndirlei Nascimento

 

Podemos afirmar, com pureza de alma, que durante a nossa gestão a Diretoria da OAB-Itabuna buscou contribuir para reverter o quadro de desrespeito que imperava com as prerrogativas da advocacia.

 

Em 2009, ao lado da Drª Jurema Cintra, Dr. Ariovaldo Barboza, Drª Raymunda Oliveira, Dr Ruy Santana e, posteriormente, Drª Sirlene Freitas (2012), fui eleito para representar a nossa classe à frente de nossa querida subseção. A missão não foi fácil, mas cumprimos com maestria realizando todos os compromissos assumidos em campanha e por conta disso, fomos reeleitos para o triênio 2012/2015, quando também cumprimos com todos os compromissos assumidos. No dia 31 de dezembro, deste ano, encerra-se o nosso ciclo e outra Diretoria, a qual desejo sucesso, assumirá a OAB-Itabuna.

Saímos de cena, na condição de diretores, com a cabeça erguida e com a certeza de que contribuímos dentro do que foi possível para com a nossa classe. Sempre fomos em defesa das nossas prerrogativas, buscamos melhorias para o nosso judiciário e inserimos a nossa instituição na sociedade de Itabuna, nos envolvendo em discussões importantes que impactaram diretamente de forma positiva na vida da comunidade, a exemplo da reativação do Conselho Municipal da Mulher, que há muito tempo estava inativo prejudicando a cidade, que deixava de receber políticas públicas, de proteção à mulher, dos governos Estadual e Federal.

Na questão estrutural de nossa subseção também conseguimos grandes avanços. Abrimos duas salas de advogados: uma em Camacan e outra no Novo Fórum de Itabuna. Ambas estão todas mobiliadas e preparadas para atender as necessidades profissionais de nossos inscritos. Negociamos junto a Comarca de Buerarema a liberação de uma sala no Fórum daquela cidade, que já nos foi ofertada. Esta ainda não foi posta à disposição da classe por que estava sendo usada pelo cartório eleitoral, mas em 2016 já estará disponível.

Outra importante conquista foi à reforma de nossa Sede. Essa ideia nasceu em nossa gestão e lutamos para que fosse aprovada pela seccional, o que aconteceu em 2014. O valor da reforma entrou no orçamento de 2015, com custo estimado em R$ 450 mil. Nossa diretoria lutou contra a burocracia municipal e conseguiu a expedição do Alvará da reforma e obra será iniciada ainda no primeiro semestre de 2016. Um fato que fez a aprovação do projeto de reforma foi à demora da OAB-BA em pagar os serviços da arquiteta que elaborou o esquete arquitetônico da reforma.

Além de lutarmos por melhores estruturas internas, buscamos melhorar a estrutura do poder judiciário de nossa cidade, para assim o advogado ter conforto e melhores condições econômicas e de trabalho. Por conta disso, fomos ao Tribunal de Justiça da Bahia por diversas vezes, utilizando recursos pessoais, para cobrar a construção do Novo Fórum, obra essa que era reivindicada pela sociedade há quase 30 anos e hoje é uma realidade. Por último, a pedido da nossa diretoria, o TJ-BA irá reformar o Fórum Antigo. Este projeto já foi licitado e será iniciado no primeiro semestre de 2016. Isso tudo, proporcionou ao advogado tranquilidade para exercer a profissão e colaborou para reverter à falta de perspectiva que existia em nossa profissão.

Podemos afirmar, com pureza de alma, que durante a nossa gestão a Diretoria da OAB-Itabuna buscou contribuir para reverter o quadro de desrespeito que imperava com as prerrogativas da advocacia, já que os advogados não eram atendidos por alguns servidores públicos (entre eles magistrados e delegados) que só os atendiam quando bem queriam. Fomos ao embate contra todas as instituições e profissionais que ousaram a desrespeitar o advogado de Itabuna no exercício legal de sua profissão e mostramos, através de várias representações, que o advogado é essencial à instituição do direito e é protegido pela Constituição Federal.

Outra grande revolução que causamos em nossa instituição está no setor de comunicação. Melhoramos o nosso site que hoje tem uma média de 250 acessos diários e 8 mil mensais, criamos contas nas redes sociais Twitter e Facebook, está última já possui mais de 5 mil seguidores. Enviamos, semanalmente, uma Newsletter (serviço de Mala Direta) para um mailing com mais de 3 mil e-mails, contendo todas as informações sobre os últimos acontecimentos em nossa subseção e no judiciário local. Todas essas mudanças fez crescer o interesse da imprensa local em nosso trabalho e fez surgir à necessidade de profissionalizar esse setor de nossa instituição, o que nos fez contratar um comunicólogo para gerir essa nova pasta da OAB-Itabuna.

Com a inauguração do novo Fórum, que ficou bem afastado do centro da cidade, vimos à necessidade de Itabuna ter o serviço de Transporte gratuito para advogados que já é ofertado na capital do Estado. Então, fomos até a CAAB e conseguimos a doação de um veículo tipo Van e a contratação de um motorista. Hoje, os advogados de nossa cidade, podem circular tranquilamente entre o TRT, Novo Fórum, Fórum Antigo e Justiça Federal sem gastar nada. Essa medida favorece, principalmente, aos jovens advogados que estão em inicio de carreira, onde toda economia é bem vinda.

Falando em CAAB, ela se tornou uma parceira de primeira hora, já que a seccional nos virou as costas, não respondendo se quer os ofícios que encaminhamos buscando os interesses da advocacia local. Através da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia, conseguimos trazer serviços de saúde para os nossos advogados, como a visita semanal de uma técnica em enfermagem ao TRT e ao Juizado, serviço de massoterapia e o Clube de corrida, onde o inscrito na ordem e seus dependentes têm acesso, gratuitamente, a assessoria esportiva de dois educadores físicos. Ao lado disso, foram realizados vários mutirões, onde a CAAB trazia para Itabuna os serviços que são ofertados na capital, como atendimento médico, exames laboratoriais, acupuntura e outros. Nossas festas, que cada ano era uma melhor que a outra, só foram possível graças a ajuda da Caixa de Assistência, que sempre contribuiu conosco, permitindo-nos cumprir nosso calendário festivo.

Em fim, buscamos, durante toda nossa gestão, contribuir para melhorar a vida profissional do advogado, seja na questão da prestação jurisdicional, seja na luta pelo respeito às prerrogativas, ou seja, no conhecimento técnico, onde realizamos seis ciclos de palestras, seminários, cursos e a capacitação digital em tempo integral, com um servidor contratado só para essa função. Saímos, portanto, com a consciência plena de dever cumprido, de ter feito o melhor para nossa classe. Estamos deixando a Ordem com um poder judiciário melhor do que encontramos e com o advogado gozando de um respeito na sociedade jamais visto antes, resgatando o orgulho de ser Advogado.

Humildemente, agradecemos a Todos (as) que acreditaram no nosso projeto. Por fim, desejamos boas festas e um ano novo de grandes realizações. FELIZ 2016.

Atenciosamente,

Andirlei Nascimento

Presidente da OAB-Itabuna

1 resposta para “CARTA ABERTA AOS ADVOGADOS ITABUNENSES”

  • ewerton almeida says:

    O que as importantes OAB regionais e a midia com uma toda deveriam fazer e infelizmente não fazem, é uma campanha para ver se acaba com essa imoral tradição do presidentes da República e governadores de Estado nomearem ao bel prazer e interesses puramente politiqueiros, os membros dos nossos Tribunais. O que faz prevalecer a Justiça condenada lá atrás por Platão que dizia “A justiça nada mais é que a conveniência do mais forte”!
    No Brasil Presidentes da República têm poderes imperiais, trata-se de regime presidencialista com um ditador eleito. Todos calados e dizendo amém! Melhorar como? Justiça para que ou para quem? 2016 chegou! Será que “vai continuar tudo como d’antes no quartel d’Abrantes”? Lá ele!

Deixe seu comentário








WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia