Tempo de leitura: < 1 minuto

AdilzeAdilze de Mendonça Rodrigues

 

Existem tratamentos específicos para distúrbios do sono como o ronco e a apneia. Os tratamentos podem variar de simples mudanças de hábitos a procedimentos cirúrgicos.

 

 

Dormir bem não é apenas uma necessidade de descanso mental. É muito mais além.  Durante esse momento, ocorrem processos metabólicos essenciais para garantir um bom desempenho funcional e uma boa qualidade de vida. E isso só é possível se tivermos uma boa noite de sono.

Existem tratamentos específicos para distúrbios do sono como o ronco e a apneia. Os tratamentos podem variar de simples mudanças de hábitos a procedimentos cirúrgicos. O que vai determinar esse tratamento são as causas do ronco e/ou apneia, tipo e intensidade dos sintomas, alterações anatômicas, a gravidade da doença, dados antropométricos, presença de doenças associadas e outros.

Perder peso, dormir de lado, evitar bebida alcoólica, evitar tranquilizantes e relaxantes musculares, fisioterapia (exercícios orais específicos), dispositivos intraorais de avanço mandibular, uso de CPAP (pressão contínua das vias aéreas), aparelho que gera uma pressão de ar positiva na via aérea durante o sono fazendo com que o ronco e a obstrução não ocorram. A adesão a este tratamento depende da escolha da máscara e da pressão adequadas. E, em casos específicos, tratamento cirúrgico.

Cada tratamento possui indicação e contraindicação específicos e individualizados. Procure sempre profissionais capacitados e especializados para uma avaliação adequada.

Adilze de Mendonça Rodrigues é fisioterapeuta e especialista em adaptação de CPAP.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *