Tempo de leitura: 2 minutos
Cláudia participou de palestra com foco na gestão de negócios (Foto Maurício Maron).
Cláudia participou de palestra com foco na gestão de negócios (Foto Maurício Maron).

Renata Smith | Agência Sebrae

Afinal, qual é o seu objetivo como empresário: ser um caso de sucesso ou fazer parte das estatísticas da crise? A pergunta foi feita a empreendedores de pequenos negócios do Sul da Bahia durante o circuito de palestras “Garantindo o Sucesso do Seu Negócio”, que começou em Itabuna, no dia 22, e prossegue até 26 de fevereiro, passando também pelos municípios de Ilhéus, Ubaitaba, Una e Itacaré.

As orientações sobre as competências que ajudarão os pequenos negócios a vencer a crise foram apresentadas pelo consultor do Sebrae Moisés Souza, administrador e facilitador do seminário internacional Empretec. Ele mostrou exemplos de empresários baianos que saíram da zona de conforto e venceram no mundo dos negócios com trabalho e ideias criativas.

“Não dá para ficar esperando o cenário melhorar. A pessoa precisa ser criativa e não deve acreditar que o negócio vai bem porque registra uma queda nas vendas menor que a dos concorrentes. Uma coisa é o mercado estar parado; outra é o empresário não se movimentar”, afirmou.

Um exemplo de empreendedora que não quer ficar parada diante da crise é a cabeleireira Cláudia Santana, de Ilhéus. Ela foi ao evento em busca de dicas para otimizar os negócios. “Uma boa orientação que recebi foi o melhor uso das redes sociais, aproveitando o tempo que já navegamos para ampliar a rede de contatos e divulgar serviços”.

Além de Ilhéus (23) e Itabuna, que abriu o circuito no dia 22, o evento prossegue na região com outras cidades. No dia 24, Ubaitaba receberá a palestra, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Itacaré sedia o evento no dia 25, no Hotel Vila de Ecoporan, e nesse mesmo dia, Una recebe a palestra de Moisés Souza no prédio anexo da Prefeitura, no Centro. Com exceção de Itacaré, onde o evento acontece às 10h, nos demais municípios será sempre às 19h.

O evento é dirigido a microempreendedores individuais e empresários de pequenos negócios. Os interessados podem entrar em contato com os pontos de atendimento do Sebrae em Ilhéus (73 3634-4068/ 9974-2263) e Itabuna (73 3613-9734/ 9974-2262) e informar o CNPJ e o CPF para garantir uma das 60 vagas programadas para cada cidade.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *