Tempo de leitura: 2 minutos
Ex-presidente tem prisão pedida pelo MP-SP (Foto Divulgação).
Ex-presidente tem prisão pedida pelo MP-SP (Foto Divulgação).

Em coletiva de imprensa na tarde de hoje (10), os promotores Cássio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Moraes de Araújo do Ministério Público do Estado de São Paulo, que ontem denunciaram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Justiça Paulista por lavagem de dinheiro – na modalidade ocultação de patrimônio – e falsidade ideológica, disseram que colheram duas dezenas de depoimentos que comprovariam que o triplex, em Guarujá (SP), era “destinado” a Lula e sua família.

Os promotores recusaram-se a confirmar se eles pediram a prisão do presidente na denúncia. “Só vamos falar sobre os fatos”, destacou o promotor Cassio Roberto Conserino. Apesar de se negarem, os promotores pediram a prisão preventiva de Lula, conforme noticia a Folha.

“Aproximadamente duas dezenas de pessoas nos relataram que efetivamente aquele triplex do Guarujá era destinado ao ex-presidente Lula e sua família. Dentre essas pessoas figuravam funcionários do prédio, o zelador do prédio, a porteira do prédio, moradores do prédio, funcionário da OAS, ex-funcionário da OAS, o proprietário da empresa que fez a reforma naquele imóvel nos relatos que fez uma reunião para apresentar parte da reforma efetuada, com a presença da ex-primeira dama e de seu filho, além do senhor Léo Pinheiro”, disse o promotor Cassio Roberto Conserino.

De acordo com o promotor, a ocultação do patrimônio só não se perpetuou porque a imprensa divulgou a situação, segundo Conserino, irregular do apartamento. “É uma soma de testemunhos, é uma soma de documentos, e única conclusão irretocável que nos cabia fazer é de que efetivamente aquele triplex foi destinado ao ex-presidente da República, e só não houve a terceira etapa da integralização porque um órgão de imprensa noticiou essa situação e eles resolveram, por bem, largar aquele condomínio às pressas. E por essa razão a lavagem de dinheiro não se perpetuou”, disse.

Os procuradores não entanto, disseram que não tinham provas documentais sobre a ocultação do patrimônio do ex-presidente.

MP-SP CONSIDERAVA LULA CULPADO
ANTES DE OUVI-LO, DIZ INSTITUTO

Em nota, publicada hoje (10) pela manhã no site do Instituto Lula, a entidade diz que a denúncia do Ministério Público de São Paulo, feita ontem (9) “não tem base na realidade, conforme o Instituto Lula já mostrou. Em 30 de janeiro deste ano, foram divulgados todos os documentos relativos à cota do Edifício Solaris, que mostram que Lula e sua família nunca tiveram apartamento no Guarujá. O ex-presidente sempre declarou a cota em seu Imposto de Renda”, diz.

“Tais documentos foram encaminhados ao promotor. Já era previsível, no entanto, que Conserino encaminhasse a denúncia, já que declarou à revista Veja que considerava o ex-presidente culpado antes mesmo de ouvir a defesa de Lula”, acrescentou o instituto. “O ex-presidente Lula já desmentiu essa acusação mais de uma vez, frente às autoridades e em discursos. O ex-presidente Lula não é proprietário nem de triplex no Guarujá nem de sítio em Atibaia, e não cometeu nenhuma ilegalidade. Ele apresentou sua defesa em documentos que provam isso às autoridades competentes”. Com informações da Folha e da Agência Brasil.

0 resposta

  1. Mais um reles serventuário da justiça tentando virar capa da golpista Veja ou aparecer na rede Globo lixo às custas do Presidente Lula.
    Será que o MP vai, ao menos, investigar o comparsa promotor Capez, comedor de merenda escolar de São Paulo?
    Esses tucanos e afins não tem votos para peitar o Lula em 2018!

  2. Este marginal,deveria ser fuzilado e a família pagar o cartucho ao estado,prisão deste maior bandido que saqueou o Brasil em todos os tempos,Lula Lalau,ainda é pouco.

    Imagine há há meio século,se a seita dos saqueadores dos cofres público tomasse o poder no Brasil, o brasil era este restos de excrementos humanos de países de Cuba,Coreia do Sul ou uma porcaria de Venezuela.

    Entretanto,o Brasil não tem fuzilamento,deixar este verme mofar na cadeia até ir pra o inferno.

    Impeachment da bandida da Dilma Já Brasil!

  3. Essas acusações de “Comprou pedalinho” , “Botou granito na pia da cozinha”, para um homem com 50 anos de vida pública, que participou de dezenas de eleições, campanhas bilionárias e depois de investigarem toda a sua vida acusá-lo disso? realmente ele pode ser considerado o homem mais honesto.
    Ainda mais diante de tanta safadeza que assola todas as organizações políticas, empresariais, sociais, etc.

  4. O QUE É ISSO PROFESSOR RODACUDE, INCITANDO O ÓDIO O SR. DEVERIA DA BOM EXEMPLO. TENHA MAIS RESPONSABILIDADE, O SR. NÃO TEM MORAL PARA FALAR EM CORRUPÇÃO AFINAL QUEM COMEU NO COCHO COM ACM E CUMA E CIA BELA DEVERIA CALA-SE.

  5. SE LULA FOR PRESO, VAI SER O PRIMEIRO BRASILEIRO PRESO POR INDÍCIOS DE “EU ACHO, OUVIR DIZER, PARECE QUE É, EU SUPONHO QUE ELE É”. PELO POUCO QUE CONHEÇO DAS LEIS, NENHUM JUIZ CONDENA ALGUÉM POR “ACHISMO OU OUVIR DIZER” POIS ISSO NÃO ESTAR NO CÓDIGO PENAL, AO CONTRARIO, O CÓDIGO PENAL DIZ QUE, “EM DÚVIDA PRÓ RÉU” POIS É MELHOR MANTER UM CULPADO SOLTO DO QUE UM INOCENTE PRESO.
    EMBORA OS INDÍCIOS INDIQUE QUE ELE DE FATO POSSA SER O DONO DO TRIPLEX E DO SÍTIO, O DIREITO DIZ QUE NÃO, POIS ATÉ AGORA NÃO EXISTE NENHUM DOCUMENTO LAVRADO E ESCRITURADO CONFIRMANDO TAL FATO. SE OS PROMOTORES QUE O ACUSA TIVESSEM UMA PROVA CABAL, NÃO PRECISARIA OUVIR CEM TESTEMUNHAS, PARA TODAS DIZEREM QUE VIU LULA E SUA FAMÍLIA DIVERSAS VEZES VISITAREM O TRIPLEX, ISSO POR SE SÓ NÃO CARACTERIZA NENHUM CRIME OU ILEGALIDADE, A NÃO SER QUE O CÓDIGO PENAL DE SÃO PAULO SEJA DIFERENTE DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO, QUE É APLICADO EM TODA FEDERAÇÃO.
    NÃO QUERO AQUI DIZER QUE LULA É INOCENTE E NÃO SABIA DE NADA, POIS A MIM NÃO CABE TAL TAREFA, MAIS SIM A JUSTIÇA. MAIS QUE EXISTE UM COMPLÔ DE CUNHO POLÍTICO PARA DESTRUIR E DESMORALIZAR O LULA E SEUS COMPANHEIROS, ISSO FICOU EVIDENTE E EXPLICITADO COM O TAL PEDIDO DE PRISÃO DO MESMO.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *