Tempo de leitura: 2 minutos

marco wense1Marco Wense

 

A disputa, que promete ser acirrada, fica por conta da briga pela vice. O DEM com o forte argumento de que é o partido de ACM Neto e o PMDB com o tempo que dispõe no horário eleitoral.

Tenho dito aqui, toda vez que comento sobre o processo sucessório soteropolitano, que o apoio do PSDB à reeleição de ACM Neto tem como contrapartida o do DEM de Itabuna ao prefeiturável Augusto Castro.

O deputado tucano não faz mais arrodeios em relação a sua candidatura e, muito menos, a uma coligação com o Democratas, que considera como favas contadas.

Antes, quando questionado sobre sua pretensão, respondia com um acanhado “vamos ver”. Agora, sem nenhuma cerimônia e subterfúgios, diz que a candidatura é “irreversível”.

Aliás, o que se comenta nos bastidores é que ACM Neto não teria como negar um pedido da cúpula estadual do tucanato com o aval da executiva nacional.

Ficar do lado de Fernando Gomes e José Nilton Azevedo em detrimento do PSDB seria de uma ingenuidade imperdoável. E mais: o aborrecido fantasma da inelegibilidade vive atormentando os ex-alcaides. Sem falar que Castro ocupa a primeira posição nas pesquisas de intenção de votos.

O problema é que Augusto pode levar o DEM e não ter o apoio de suas principais lideranças, já que é do conhecimento de todos que Fernando e Azevedo não gostam e não confiam no tucano.

O deputado-prefeiturável, na incontrolável ânsia de ficar na frente de Fernando e Azevedo nas pesquisas, continua dizendo que os ex-gestores estão inelegíveis, que são fichas sujas.

A presidente do diretório municipal do DEM, Maria Alice, chegou até a convocar uma reunião para discutir sobre a posição da legenda diante das maldades do tucano.

No tocante ao PMDB, presidido pelo advogado Pedro Arnaldo, e que tem o médico Renato Costa como uma espécie de conselheiro-mor, Augusto acha que o partido caminha para uma composição com o PSDB.

A inesperada declaração do engenheiro Fernando Vita, pré-candidato do peemedebismo à sucessão de Claudevane Leite, de que Fernando Gomes está “ultrapassado”, que não tem mais condições de governar Itabuna, deixou Augusto entusiasmado.

Para muitos tucanos, a confissão de Vita é a prova inconteste de que o PMDB está de olho na indicação do vice de Augusto Castro, dando um chega-pra-lá no ex-alcaide.

A declaração de Fernando Vita, considerado um aliado fiel e histórico, deixou os fernandistas estupefatos. Alguns lembraram até da famosa frase atribuída a Vita: “Sou macaco de auditório de Fernando”.

Lá por cima, lá na “capitá”, é dada como certa uma composição PSDB-DEM-PMDB, obviamente com o deputado Augusto Castro encabeçando a chapa majoritária.

A disputa, que promete ser acirrada, fica por conta da briga pela vice. O DEM com o forte argumento de que é o partido de ACM Neto e o PMDB com o tempo que dispõe no horário eleitoral.

Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

0 resposta

  1. ACM NETO desprezar um capital político da altura de Fernando e Azevedo e apostar num futuro “Capitão Fábio” desses é loucura.Se isso acontecer, Geraldo Simões vai estar rindo à toa.Esse tucano será presa fácil de ser abatida.Quem o conhece sabe do que estou falando.

  2. Ninguém em sã consciência afirma que Augusto pontua melhor que CUMA/AZEVEDO. Ademais, Augusto sem a adesão de ambos não vão a lugar nenhum. Então, temos que refazer a chapa de 2004, pois, só assim ganharemos as eleições. Vamos aos números: em 2002 CUMA em Itabuna p Estadual teve 23 mil votos. Em 2014 com todos, inclusive Augusto, Azevedo teve 14 mil votos, e Augusto com todo $$$ só teve 2 mil votos a mais. Então, indaga-se? Quem tm mais voto em em Itabuna. CUMA/AZEVEDO está dito.

  3. Wense, não existe essa certeza da cabeça de chapa ser Augusto, pois, em política todos sabem que quem encabeça e quem tem mais votos. Isso com certeza não é Augusto. Ou sai CUMA ou Azevedo, aí depois vem Augusto. Isso é fato.

  4. Chega a ser hilariante este comentário. Um colunista “político” comendo farofa de candidato farrombeiro! Os fatos estão indo noutra direção. Cruzes!

  5. Mais uma vez as eleições serão disputadas,entre o grupo do governo,e o grupo de Fernando,Itabuna não cometerá mais o erro de apostar em nomes novos pois os novatos são as maiores decepções para Itabuna

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *