Tempo de leitura: 2 minutos
Bresser-Pereira vê golpe branco em processo contra Dilma.
Bresser-Pereira vê golpe branco em processo de impeachment contra Dilma (Foto GGN).

Da Agência Brasil

Ex-ministro dos governos José Sarney e Fernando Henrique Cardoso, o economista Luiz Carlos Bresser-Pereira disse neste noite de terça (22) que considera o processo de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff, um “golpe branco”. Segundo ele, a crise atual repete as que antecederam as quedas dos ex-presidentes Getúlio Vargas e João Goulart.

“Essa crise é muito estranha porque é uma crise em uma democracia que eu entendo consolidada. É uma crise que repete crises passadas, é uma crise em que liberais derrotados nas eleições resolvem tentar dar o golpe de Estado. Isso aconteceu no Brasil inúmeras vezes”, disse Bresser-Pereira em entrevista ao programa Espaço Público, da TV Brasil.

“Em 1954, o Getúlio Vargas foi derrubado nessas condições. Em 1964, João Goulart foi assim. Sempre a UDN, que era o partido liberal. Agora é a mesma coisa, mas é o PSDB, meu ex-partido, que virou partido liberal. Tudo é sempre feito em nome da moralidade pública. Como se, de repente, a moralidade pública estivesse encarnada nesses liberais e jamais existisse do outro lado”, disse.

No entanto, de acordo com o ex-ministro, na crise atual, diferentemente das anteriores, um setor da classe média radicalizou o discurso, e começou a agir com “ódio” contra o governo. “Em nenhuma das outras vi tanto ódio. Isso me surpreendeu muito já em 2014. Havia um setor da classe média que radicalizou e começou a agir com um ódio em relação ao PT e em relação a Dilma e Lula que eu nunca vi na minha vida.”

“No tempo do golpe militar, por exemplo, havia uma preocupação da direita com um possível golpe socialista, o que era bobagem, mas enfim, era razoável o medo, e havia medo. Mas não havia ódio. Agora tem ódio. E, na minha opinião, quando isso acontece, quando aparece o ódio, é porque não há razão”, analisou.

Bresser Pereira destacou diz que não acredita que Dilma sofrerá impeachment porque o Brasil tem uma democracia consolidada. “O impeachment só se justifica nos momentos em que o presidente cometeu algum crime. Não há crime, desde o começo não há. Acho que nós estamos em uma democracia consolidada e isso seria um golpe muito sério na democracia.”

Ex-ministro da Fazenda no governo José Sarney, da Administração Federal e Reforma do Estado, e de Ciência e Tecnologia no de Fernando Henrique Cardoso, Bresser-Pereira é economista, cientista político, administrador de empresas e bacharel em direito.

Transmitido pela TV Brasil toda terça-feira, às 23h, o programa Espaço Público é apresentado pelos jornalistas Paulo Moreira Leite e Florestan Fernandes Júnior.

0 resposta

  1. Imagine uma empresa de porte internacional ter um departamento de propina? A empresa Odebrecht,paulista,carioca,dragão,acarajé,pixuleco e por ai vai…

    “Golpe Branco” a polícia a justiça, estancar o roubo,é o mesmo que,o Impeachment da Dilma,a mesma foi extremamente beneficiada do roubo,já que alega que não tem nada com isso, o Lula que arquitetor.

    Veja só,em 1977,este comentarista então recruta da polícia militar na bela cidade de Ilhéus,época que,o soldado carrega o fuzil pra casa,seu instrumento de trabalho,o que parecia um cangaceiro.

    E ali na Praça Cairu,centro de Ilhéus, existia o “quartel geral”do jogo do bicho e a notícia se espalho no quartel que soldado que chegasse de farda o dono do jogo do bicho dava dinheiro ao policial.

    Que boa notícia! Ai foi uma legião de soldado fardado de fuzil no ombro no jogo do bicho pra receber dinheiro e o pagamento era toda sexta-feira,o coronel ficou sabendo e fez um aviso,”o soldado que for pego recebendo dinheiro do jogo do bicho vai ser preso” ninguém foi mais receber dinheiro do jogo do bicho.

    É o mesmo que disse o ex-ministro,a Dilma se beneficiou dos roubos da Petrobras e mentora de pasadina, usando o cargo pra proteger ladrão,neste caso Lula,como Ministro pra não ir pra cadeia e o Impeachment de Dilma é “Golpe Branco”

    O comandante do Quartel disse,ele disse assim”o Soldado que for pego no jogo do bicho recebendo dinheiro será preso” é o mesmo,o coronel deu um golpe branco no quartel.

    Crime foi o que os recrutas fizeram,entre os quais este comentarista,recebendo pixuleco,acarajé e o pior os crimes de Dilma,que são tantos o que se torna impossível enumerá-los.

    O crime de moral o código penal e civil não alcança,porem,é o crime que o indivíduo deixa eternizado pra sempre,é a vergonha,o arrependimento,o peso da consciência,a sanção e pena da moral,atinge o individuo no foro íntimo.

    Contudo é digno de se afirmar que,a Moral,pra aqueles que não as tem,neste caso
    Dilma e Lula, as mesmas não alcança seus foros íntimos por serem cínicos e insensíveis.

    Portanto,na medida que o homem nasce e cresce adquire consciência e conhecimento
    na formação do caráter,uma vez que,no auge da maturidade se reflete o caráter que armazenou na sua longa caminhada.

    O mau caráter deste ex-ministro,o que seria o mesmo que hoje,este comentarista recebesse dinheiro do jogo do bicho.

    “A vida é um aprendizado constante na formação do caráter do indivíduo.”

    Autor desconhecido.

  2. ESE TAL DE FILHO DE MONSTRO OU SEJA FILHO DE DITADOR PORQUER ELE SE DIZ TAO INTELIGENTE E NAO CONHECE A HISTORIA DO BRASIL, SE VOLTA A DITADURA ESE OTARIO VAI PARA DE COMENTA BESTEIRA EM DEFESA DE AECIOPOL.

  3. O interessante é que, quem de fato entende de leis, mais do que qualquer pessoa neste país, o Supremo, já deu o seu anúncio dizendo que impeachment não é Golpe!

    Ou seja: um economista querer dá opinião acerca de jurisprudência, é o mesmo que um alfaiate falar de construção civil, ou jegue querer rezar missa!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *