Tempo de leitura: < 1 minuto

cacau cabrucaEm meio às celebrações da Semana Santa, poucos se lembraram de que ontem (26) foi o Dia do Cacau, o fruto que é base da economia sul-baiana e hoje não se identifica mais com os velhos “coronéis” tão conhecidos pela obra de Jorge Amado.

Segundo números da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia, atualmente 70% da produção de cacau está concentrada na agricultura familiar. Uma mudança que se consolidou ao longo da crise que atingiu a lavoura após a contaminação pela praga da vassoura-de-bruxa.

Muitos dos antigos cacauicultores desistiram da atividade e grandes fazendas se transformaram em assentamentos de reforma agrária. Além disso, nos últimos anos a região começa a acordar para o “filé” desse negócio, que é a produção de chocolate.

Em franca recuperação, o cacau brasileiro alcançou 220 mil toneladas na safra 2014/2015.  Há também uma maior preocupação com a qualidade das amêndoas.

De acordo com Jerônimo Rodrigues, titular da SDR, o governo tem trabalhado para ajudar os produtores a superar a crise, com investimentos em toda a cadeia produtiva, incluindo a ampliação do polo chocolateiro.

Para Rodrigues, “a Bahia tem que ter estratégias para enfrentar os desafios desse segmento”. Ele diz que isso passa pelo fortalecimento do mercado interno, com incentivo ao consumo de derivados de cacau.

0 resposta

  1. A quem esse pessoal que destruiu a economia do cacau pensa enganar? Fala-se em agricultura familiar como se ela nunca tivesse existido e como se fosse invenção e criação dos nefastos governos petistas do mensalão e petrolão. Acabaram com o termo pequenos produtores que sempre representaram a grande maioria dos produtores de cacau, fazendo crer que só existiam coronéis do cacau, fato ajudado por anarquistas infiltardos no sistema de comunicação a serviço desse desgoverno fascista. A agricultura familiar sempre existiu e nunca vai acabar, hoje sendo usada para justificar o volume de recursos públicos para as entidades clandestinas apelidadas de movumentos sociais. Tudo um embuste que não tem tamanho. Felizmente que, a grande maioria da população acordou! Sente-se que esse governo já se encontra em coma, logo os seus cabeças serão defenestrados do poder.Estamos perto de assitir a derrocada e a queda dessa gente sem compromisso com tudo que é sério e correto e que usa a tática nazifascista de mentir, mentir e mentir sempre e continuadamente para fazer da mentira uma verdade inexistente. É, porém, de se lamentar a cobertura que essa turma do mal e que infelicitou toda uma outrora pujante economia e que chegou a mudar sadios hábitos e costumes regionais, tenha criado focos e raizes que precisam ser extirpados, pois, ainda contem com cobertura de segmentos da nossa comunidade que lhes oferece espaços para continuar dissiminando mentiras. Temos que fazer um novo 2 de Julho na Bahia!

  2. Alan,

    Praga biológica é um termo que pode ser utilizado para designar organismos que, quando se proliferam de forma desordenada ou fora de seu ambiente natural, podem causar algum tipo de dano ao ambiente, às pessoas ou à economia. O termo “praga”, que é muito utilizado na agricultura para se referir a ácaros, insetos, fungos, bactérias e até mesmo alguns vegetais (ex. ervas daninhas), também pode ser empregado para se referir a doenças de animais ou humanos causadas por algum agente patogênico, embora nesse caso, a definição mais apropriada seja epidemia, endemia ou pandemia de acordo com suas dimensões e frequência. Geralmente tornam-se pragas as espécies não nativas de um local que ao serem introduzidas nele se reproduzem de forma a prejudicar o equilíbrio ecológico, podendo ocasionar até mesmo a extinção das espécies nativas

  3. Concordo com Eweton Almeida, esses caras não enganam mais ninguém, mas, continuam inventado coisas pra favorece-los; A verdade, é que 97% das propriedades de cacau são mine e pequenas propriedades (dados do CNPC e da CEPLAC em 1996, no livro de José Fialho); coronéis do cacau, só mesmo na cabeça de jorge Amado e dos petistas;coronéis sempre existiram e sempre vão existir em qualquer área em qualquer setor,seja na agricultura, no comercio,ou em qualquer setor; mas, no cacau, sempre houve reforma agraria de forma natural; esses caras petistas jogam sujo para fazer a sociedade tomar raiva do produtor e assim tirarem proveito de forma suja como são e costumam agir.ACABOU PT, é o fim da MALDIÇÃO do nosso país.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *