Tempo de leitura: 2 minutos
Cidade enfrenta crise e população sofre, mas ainda brinca (Foto Pedro Augusto).
Cidade enfrenta crise e população sofre, mas ainda brinca (Foto Pedro Augusto).

Um sentimento de fim de mundo paira em Itabuna há alguns meses. Seja pelas epidemias de dengue, zika e chikungunya, seja pela falta de água ou por ter que se contentar com a água salgada que goteja uma vez por mês, o fato é que nunca se viu esta cidade em situação de equivalente desordem.

O quadro dramático é tratado com bom humor por alguns itabunenses nas redes sociais, bem naquela linha do “rir pra não chorar”.

No Facebook, um sofredor anuncia: “Quer fazer um estágio que lhe dará uma boa noção de como deverá ser o fim do mundo? Venha passar uns dias em Itabuna!”. E, para não pensarem que estamos sozinhos nesse interminável episódio de The Walking Dead, um vizinho responde: “Depois do estágio (em Itabuna), venha fazer um MBA em Ilhéus”.

A resenha inclui até sugestão de que o caos seja usado como estratégia de marketing. Já tem até o mote: “Venha para Itabuna e experimente o privilégio de ter uma visão do Apocalipse”.

Tem ainda quem dê uma de Poliana e veja o lado positivo de toda essa bagaça. Para uma sobrevivente, “sem água, nós diminuímos os banhos e aumentamos o uso de perfume, o que é um bom treinamento para ir a Paris”. E prossegue com o mesmo otimismo: “com água, porém salgada, estamos tomando muitos banhos de descarrego, treinando para enfrentar a situação política do país”.

E segue a vida na base do humor. Porque sem ele tá difícil encarar o sofrido dia-a-dia desse lugar.

0 resposta

  1. E pensar que acreditei nas mudanças do governo da “moralidade”. Agora estou aqui a 7 dias de dengue, e a 21 dias sem água, que quando raramente cai é salobra e misturada com merda. Estou aguardando ansioso as eleições, que chegue logo outubro. Me aguarde cambada do PT, PCDOB, crentes e cia

  2. Caro blogueiro, os ilheenses veem com naturalidade esta agua salgada, porque nao dizer maritima. Os problemas sao varios por exemplo , a agua salgada ingerida por humanos pode levar a falencia de orgaos do nosso corpo, outro item é que a grana deve estar correndo solta, nao sabem eles que aumenta os sintomas da praga do Aeds que assola estas cidades. A soluçao é adquirir DESSANILIZADORES , tipo os que tem nos navios , Desculpe, me esqueci que Itabuna apesar da populaçao estar a ver NAVIOS, nao tem NAVIOS. E se nao tem NAVIO nao tem COMANDANTE. Ou talvez tenham alguem no cargo de COMA ANDANTE. E tem mais, vou dar 30 dias pra resolver senao vou dar queixa na Marinha pelo uso indevido da agua do Oceano Atlantico. Estao enfraquecendo, envenenando e enferrujando tudo e todos. Gostou ??? So me resta kkkkkk

  3. Prezados,
    Embora esteja a distância, compartilho desse sofrimento, em vê minha terra natal passar por tanto descaso. Como não bastasse o saneamento básico precário, em torno de 20 % da cidade, a violência, caos na saúde, e culminou com a falta do líquido precioso, “água”. Isso retrata o grau de comprometimento que tem as administrações pretéritas e atual dos municípios do sul da Bahia, e o apoio que tem os representantes do nosso povo. Lamentável.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *