Tempo de leitura: 2 minutos
Geraldo Simões, Bebeto Galvão, Davidson Magalhães e Augusto Castro criticaram medida do Ministério da Agricultura
Geraldo Simões, Bebeto Galvão, Davidson Magalhães e Augusto Castro criticaram medida do Ministério da Agricultura

A classe política sul-baiana reagiu mal à decisão do Ministério da Agricultura de rebaixar a Ceplac ao nível de departamento, que passa a ficar vinculado a uma de suas secretarias. A medida, que já era esperada há pelo menos um mês, foi oficializada ontem por meio de portaria publicada no Diário Oficial. Existe o receio de que a mudança seja etapa de um processo que culminará com a extinção do órgão que dá assistência à cacauicultura.

Membro do quadro de servidores da Ceplac, o ex-prefeito de Itabuna e ex-deputado federal Geraldo Simões (PT) disse que a mudança compromete a estrutura da instituição, que hoje conta com 1,8 mil funcionários, a maior parte (1,4 mil) na Bahia. Para Geraldo, é inusitado que o rebaixamento tenha ocorrido justamente em um governo petista.

“Eu não gostei [da decisão]. Nós, ceplaqueanos, resistimos à ditadura militar e aos governos Sarney, Collor, Itamar e FHC. Não esperávamos que reduzissem o papel da Ceplac justamente em um governo do PT”, criticou Geraldo.

O deputado federal Bebeto Galvão (PSB) usou a palavra “golpe” para definir a mudança. Segundo ele, a ministra Kátia Abreu havia se comprometido, em reunião com parlamentares da bancada baiana, a não promover nenhuma reforma administrativa na Ceplac, sem antes dialogar com os representantes da Bahia no Congresso.

“A ministra traiu a confiança de toda bancada, ela mentiu sorrateiramente. Numa só canetada, essa senhora assina o esvaziamento e a morte por inanição de um órgão respeitado mundialmente, assumindo oficialmente o desrespeito e abandono com a cultura do cacau”, protestou Bebeto.

Quem também atacou a mudança foi o deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB). De modo semelhante a Bebeto, ele classificou o rebaixamento da Ceplac como uma traição do Ministério da Agricultura. O comunista disse que já trabalha junto ao Conselho de Entidades dos Servidores da Ceplac e segmentos da lavoura cacaueira na tentativa de reverter a situação.

“Vamos todos a Brasília, representantes da entidade e de funcionários, produtores, empreendedores e setores universitários, dizer que isso não interessa à região sul da Bahia. Vamos sensibilizar o governo para a necessidade do fortalecimento do órgão e não de seu enfraquecimento”, defendeu Magalhães.

Líder da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, o deputado Augusto Castro também condenou a decisão do governo federal de rebaixar a Ceplac. Em fevereiro, o tucano, junto a outros deputados estaduais, subscreveu um abaixo-assinado enviado à ministra Kátia Abreu, no qual foi defendida a importância da Ceplac e a necessidade de sua recuperação.

“A cacauicultura sul-baiana vive um momento de recuperação e em grande parte esses resultados devem ser atribuídos aos técnicos e pesquisadores da Ceplac”, afirma o deputado. Para ele, “é incoerente que, justo neste momento, o governo federal, em vez de fortalecer, decida rebaixar o órgão que dá suporte à lavoura”.

14 respostas

  1. Prova inconteste de que o desgoverno do PT consegue ser o mais corruPTo e irresponsável. Espero que a mesma defesa que fazem do governo, os militontos Petistas vão a Rua em defesa da CEPLAC. Vão impunhar bandeira e faixas. Tragam o MST e os sindicalistas do PT e do PC DO BEBÊ. Mostrem a cara.

  2. -CAROS DEPUTADOS, DEIXEM DE HIPOCRISIA, A CEPLAC HÁ MUITO JÁ FOI REBAIXADA E SE TRONOU UM ÓRGÃO INOPERANTE PARA REGIÃO DO CACAU, ELA SE TRONOU INOPERANTE DESDE DO GOVERNO FHC QUANDO EXTINGUI A EXTENSÃO RURAL, SETOR QUE DE FATO DAVA ASSISTÊNCIA AGRÍCOLA, ATRAVÉS DOS SEUS TÉCNICOS, AOS AGRICULTORES.
    -A CEPLAC HOJE NÃO PASSA DE UMA VACA DE PRESÉPIO, QUE SÓ SERVE PARA AMAMENTAR FUNCIONÁRIOS QUE ESTÃO EM FIM DE CARREIRA QUE GANHAM PARA NADA FAZER.
    -O GOVERNO OFICIALIZOU O QUE DE FATO NA PRATICA JÁ EXISTIA, A MEU VER ELE ERROU, POIS O CORRETO SERIA TRANSFERIR A CEPLAC PARA A EMBRAPA QUE É UM ÓRGÃO PROATIVO PARA AGRICULTURA BRASILEIRA. ACREDITO EU, QUE SE A EMBRAPA JÁ ESTIVESSE AQUI NA REGIÃO, PODERIAMOS ESTAR VIVENCIANDO MOMENTOS DE MENOS PENÚRIA FINANCEIRA.

  3. Agora só falta voltar a origem da escola privatizada, Federação das Escolas Superiores de Ilhéus Itabuna-FESPI.

    O pontapé já foi dado,é só aguardar o fim da universidade pública,o que será melhor,pelo fato que,as universidades publicas,seja estadual ou federal,estão todas uma carniça.

    As federais nem papel higiênico tem, imagine mestres,a de ferradas,tá ameaçada de despejos,os alunos correram todos pra FTC e Unime, a estadual tá contratando professores pelo PST, nem pelo REDA, que antes de chegar o poder o PT e os comunistas faziam as maiores críticas pelo descaso das Universidades Públicas e hoje são os Sucatões Públicos,imagine as críticas perpetradas contra a CEPLAC.

    A FTC e Unime são as melhores instituições de ensino da nossa região,professores
    extremamente focados na educação de qualidade e o principal,com espirito extremamente humanista e o diretor é extremamente focado na qualidade de ensino e na melhoria do espaço físico desta unidade educadora de Itabuna.

    Mestres da FTC.-são todos nota 1O,professores brilhantes,mas o melhor educador é o Padre,é a melhor aula,Fundamentos de Antropologia e sociologia Jurídicas,é aquela pessoa que você não dá nada,engana-se,é um poço de inteligencia e um extremo humanista.

    Outro educador do naipe do Padre,melhor professor da FTC,-um gênio um mestre e focado na qualidade da educação, aquela pessoa que você não dá nada,mas é um poço de inteligência e visão humanista. Umas das melhores aulas,História do Direito,o mestre leciona com os brilhos nos seus olhos. Fábio da Silva Santos.

    O que estas instituições só vieram enriquecer Itabuna e as mesmas transformaram Itabuna um polo de educação de qualidade,parabéns Itabuna e logo a UESC volta suas origem e certamente a qualidade de ensino.

  4. Sabe quem acabou com esse governo do PT? Essa aliança com o PMDB. Dilma até esse ano ainda não acertou em um ministro, todos que ela nomeou, cada um foram contribuindo para a queda desse governo.
    Me admiro o Geraldo vim criticar uma medida de governo do partido dele; Aí paramos pra pensar. Ele tá querendo o que com essa crítica?

  5. Parabéns, ministra já deveria ter feito isso a muito tempo com a CEPLAC
    pois tem um grande números de funcionário nos escritórios locais, recebendo o salario sem trabalhar, que paga esta conta e o povo,

  6. Ceplac? o Que é isso Companheiro…. sei o que é EMBRAPA, por favor deixe esse /-\ Cabide de maracutaia de fora de nosso meio. Contem uma história mais moderna!

  7. O engraçado é que os políticos da situação culpam ao Ministério da Agricultura o esquartejamento da Ceplac, esquecendo-se que se a Ministra tomou esta atitude, foi com a aquiescência da Presidente da República. Ela esqueceu o esforço dos ceplaqueanos para a vitória de Lula e dela própria à condução a Presidente da República.

  8. Eles só acordam depois de dada a “canetada”. Foi assim com a perda da verba disponível pra duplicar a Itabuna-Ilhéus e, agora, com a CEPLAC indo pra “2ª Divisão”.

  9. A CEPLAC só serve ao PT para alocar seus indicados, a instituição foi usada pelo PT para fazer política, mas que om que venha mudança pelo PT, se fosse no governo de FHC estes petistas estariam nas ruas protestando, como são aliados ficam calados, nada podem fazer, o PT não tem moral para reclamar de nada, roubaram a Petrobras, destruíram a economia e a responsabilidade fiscal.

  10. Souza, você deve ser uma pessoa frustrada, não conseguiu entrar por mérito na Ceplac, por isso dá Parabéns a ministra.

    Ze do Milho, sem comentários, o próprio nome já diz quem você é.

  11. CEPLAC (Centro Especializado Para Liquidar Agricultura do Cacau); Principais armas usadas para tal fim: Terrorismo biológico do cacau, com introdução e disseminação da doença vassoura de bruxa e PRLCB, programa proposital, com clones que já se sabiam que d e nada valiam e que foram usados a mando da CEPLAC, prosseguindo assim a continuação do crime na intenção de acabar com a região cacaueira da Bahia. Conseguiram!!!

  12. Não duvidem se o motivo principal do fim da CEPLAC seja uma ‘queima de arquivo”, para assim se safarem dos vestígios do crime da Vassoural de bruxa.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *