Tempo de leitura: 3 minutos

WENCESLAU1Wenceslau Júnior | wenceslauviceprefeito@gmail.com

 

Muitos, a exemplo da Globo, Cunha, Moro, Temer e outros abutres, estão conscientes do desserviço que prestam à Nação, mas alguns pequeno-burgueses desavisados embarcam nessa onda por pura ignorância de não conhecer a história de como se deram os Golpes Militares aqui na América Latina.

 

A tentativa de Golpe, disfarçado num processo de impeachment sem base legal, longe de configurar-se na irresignação das elites derrotadas pela quarta vez consecutiva nas urnas, tem um claro interesse da principal potência internacional em barrar uma alternativa de alteração da correlação de forças na ordem geopolítica mundial.

Se fizermos uma breve análise dos últimos acontecimentos no mundo – as guerras pelo controle da produção de petróleo e controle da economia, a reação política da “nova direita” à consolidação de alternativas de modelos adotados nos países emergentes que destoam da receita neoliberal prescrita pelo FMI e a perspectiva de consolidação dos BRICS como um novo órgão internacional -, perceberemos que a ação do juiz Sergio Moro, da Rede Globo e das elites entreguistas brasileiras faz parte de um novo plano de dominação norte-americana.

Alguns podem afirmar que “isso é discurso de comunista”, mas demorei bastante a escrever esta contribuição para o debate, pois tenho responsabilidade acadêmica e jamais faria um discurso panfletário ante um tema tão importante para o futuro da nação.

O Encontro dos BRICS no ano de 2014, em Fortaleza, é um marco importante para a reação norte-americana. Nele, além de assinar acordos bilaterais sobre cooperação nas áreas cientifico-tecnológica, da educação, militar e comercial, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul tomaram uma decisão que feriu de morte e ameaçou a hegemonia dos EUA na esfera mundial: a criação do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD).

O banco nasceu com capital de US$ 50 bilhões para financiar obras de infraestrutura em países em desenvolvimento, e, mais recentemente, o Arranjo de Contingência de Reservas (ACR), com recursos na ordem de US$ 100 bilhões, com o objetivo de socorrer os países emergentes em “risco de quebrar”.

Essas iniciativas libertariam, de uma vez, esses países das garras do FMI e outros órgãos de financiamento hegemonizados pelos EUA, que impõem aos países que têm negócios como eles uma receita de política macroeconômica que, na maioria das vezes, vão de encontro aos interesses destes próprios países. Como exemplo, o receituário neoliberal e a ideia de estado mínimo imposta por décadas aos países da América Latina e de outros continentes que eles insistem em tratar como colônias.

Outro aspecto importante que moveu a gana dos americanos foi a descoberta do pré-sal. Não tenham dúvidas de que esse ataque destrutivo à imagem da empresa, com o pretexto de combater a corrupção que todos sabem que existe há muito tempo, teve como objetivo real a destruição das grandes empresas brasileiras que desenvolveram expertise nas áreas das engenharias, abrindo mercado para as multinacionais que, inclusive, sofreram derrotas em disputas comerciais com várias empresas genuinamente brasileiras.

Os avanços das ideias conservadoras em vários países da América Latina, a exemplo da Argentina, Equador, Peru, Venezuela, entre outros, as sanções aplicadas pelos EUA à Russia em virtude do caso da Ucrânia e as guerras aparentemente por causa de intolerância religiosa no oriente médio têm, todos esses fatos, o dedo podre e maldito daqueles que hoje representam para o mundo o que já representou o Império Romano, a jornada de Napoleão e o Nazi-fascismo conduzido por Hitler e Mussolini.

Barrar o Golpe travestido de impeachment não significa apenas manter a ordem democrática, o respeito à vontade dos 54 milhões de brasileiros que votaram em Dilma, mas, sobretudo, barrar as garras das ave de rapina norte-americana, que nunca aceitou a ideia de que nós, latino-americanos, temos a capacidade de sermos donos do nosso próprio destino.

Muitos, a exemplo da Globo, Cunha, Moro, Temer e outros abutres, estão conscientes do desserviço que prestam à Nação, mas alguns pequeno-burgueses desavisados embarcam nessa onda por pura ignorância de não conhecer a história de como se deram os Golpes Militares aqui na América Latina.

O buraco é muito mais embaixo do que os inocentes, massa de manobra, que induzidos pela mídia, pensam que combatem a corrupção, mas se aliam ao maior corrupto que a República já viu, para derrubar uma presidenta que nunca cometeu crime ou respondeu a um processo sequer.

Não vai ter golpe!

Wenceslau Júnior é vice-prefeito de Itabuna e professor de Direito da Uesb.

11 respostas

  1. Até tu judas!

    Discursinho de papagaio de pirata. Elite, Elite… Lula é pobre, Dirceu, Mercadante e demais, inclusive esse comunista de plantão. Vc demorou tanto pra se manifestar sobre o óbvio. Nossa.. nossa

  2. Wenceslau voce tem que defender seu peixe,mas voce como professor de direito nao tem o direito de querer tapar o sol com peneira,todas as esquerdas da america latina estao caido por populismo,roubo,desmando e levando os paises a bancarrota.veja o exemplo de Cuba que acaba de dar um tapa de luvas em toda a america e vai se unir com os Estados Unidos da America,o comunismo nao deu certo no mundo todo e voces tentam implantar no Brasil.Para o Brasil melhorar,tem que privatizar petrobras,banco brasil,caixa,bnds e outros.livre comercio,investimento pesado em educacao e CADEIA nos corruptos.Te dou um conselho,va morar em Cuba.

  3. A esquerda brasileira criou o maior esquema de desvio de verbas públicas jamais visto neste país, as custas de poucos que ainda podiam pagar impostos. A classe média não aguenta mais a carga tributária que incide sobre ela para manter programas politico-eleitoreiros e uma infinidade de boquinhas nos 38 ministérios em Brasília. Cadê que o governo apertou o cinto em 2012 quando os primeiros sinais desta crise foram percebidos? Em nossas casas qdo a coisa aperta cortamos despesa, porque este governo de ladrões não fez o mesmo. Foi pra reeleger Dilma.

  4. Ninguém preta só eles que prestam e ninguém pode pensar diferente,é a essência do anunciado.

    O exemplo; Coreia do Norte,Cuba e Venezuela,eis os sonhos do anunciado em transforar o Brasil mais um eixo do mal,embora Cuba saíste do eixo do mau.

    Se fizer um concurso público ,o mesmo é incapaz de passar pra professor substituto na FTC,a UESc tá contratando pelo PST nem pelo Reda.

    Eles querem ser a lei,graças a Deus,o Brasil tem uma grande maioria de letrados.
    Impeachment e cadeia neles já Brasil!

  5. QUEM DIZ QUE O PROCESSO DE IMPEACHMENT É GOLPE ESTAR MENTINDO.

    Dizer que a Presidente NÃO comentou o crime de responsabilidade, e SIM contrariou a lei de responsabilidade fiscal é a mesma coisa, porque os Crimes de Responsabilidades estão disciplinados na Lei 1079/1950.
    E no Capitulo VI da Lei 1079/1950, menciona claramente, quais são as condutas que se amoldam aos crimes de responsabilidades, vide a Lei 1079/1950, que define os crimes de responsabilidades e regula o respectivo processo e julgamento.
    Art. 10. São crimes de reponsabilidades contra a lei orçamentária:
    …4 – Infringir, patentemente, e de qualquer modo, dispositivo da lei orçamentaria.
    Conclusão se a Presidente comentou o crime previsto na Lei de Responsabilidade, significa que o procedimento de Impeachment preenche os requisitos legais para a propositura DO IMPEDIMENTO.
    Com isso, eu não quero dizer que sou a favor ou contra do Impeachment, mas como curioso pelo direito não podia deixar de fazer essa observação e parar com essa conversa no caso concreto de que “ IMPEACHMENT É GOLPE”.
    Por fim, se a Presidente tiver os votos necessários para a remessa do procedimento para o senado, essa votação ocorreu dentro da legalidade, deve ser respeitada essa decisão.
    E se a Presidente for absolvida pelos Deputados significa que foi julgada de forma legitima e também deve ser respeitada.
    Entendo também que MUITA COISA DEVE SER MUDADA, COM OU SEM DILMA, e essas mudanças devem ser feitas imediatamente de preferência, logo, após esse julgamento.

  6. Óbvio que sou também contra ‘golpe’- e ai vocês petistas querem se referir ao Militarismo. Sim, 54 milhões de votos. No entanto mais de 80 milhões não a aceitaram. Se ela fez ou não ‘pedaladas’ (normal todo dia na bike dela), responda então porque chamou Lula ao palácio e quis dar um cargo mesmo se ele não pudesse ir assumir no palácio? Prova de incapacidade politico- administrativa, embora tenha ‘governado’ um mandato. Ai pensamos: o 1º mandato então foi fachada, maquiagem e foi telecomandada. Bem, se Moro é errado, porque tanta safadeza descoberta, e em número maior do que antes de 2003? Poupem minhas cãs! Também n concordo que o Eduardo fique impune; nem os demais envolvidos e enrolados na trama dessa triste novela. Melhor as da Globo, afinal têm ótima produção. O melhor ao pais é Nova ELEIÇÃO mesmo para presidente. E que vença o menor corroído. Porém negar o acobertamento das lideranças a tantos desvios, aí é que É GOLPE contra nós assalariados que fomos enganados num falso trabalhismo. Não digo comunismo porque Cuba, Venezuela, Coreia do Norte e outros impedem o cidadão viver. Defende esses quem tem a mesma mania de governar.

  7. GOLPE MAIOR VC DEU EM QUEM CONFIAVA E RESPEITAVA VC. COISA QUE AO LONGO DOS ANOS VC JOGOU FORA. PARE PENSE E REFRITA. E VEJA QUANTAS PESSOAS VC TEM HOJE COMO INIMIGO POLITICO.MAIS NO DIA QUE VC VIVER DE PERTO UMA DERROTA.TENHO CERTEZA QUE SEU CONCEITO COM O PRÓXIMO MUDARÁ. E OLHA QUE ISSO ESTÁ PERTO DE ACONTECE.P/Q COMEÇA HOJE A RESPOSTA DO POVO BRASILEIRO,BAIANO E GRAPIÚNA.QUERIA EU TE DIZER ISSO OLHANDO EM SEUS OLHOS,AQUELES MESMOS QUE POUSA DE HONESTO.MAIS VC Ñ TEM CORAGEM MAIS DE IR ATÉ O POVO DIZER QUE ISSO QUE VEM ACONTECENDO COM VCs É GOLPE P/ OS MESMO.ENTÃO SE ESCONDE ATRÁS DE UMA MAQUINA E ESCREVE O QUE QUER.VEM NEGUINHO P/ AS RUAS. POR QUE EU JÁ ESTOU LÁ ESPERANDO VCs. VAMOS VER EM QUEM O POVO VAI ACREDITAR E VOTAR.

  8. Pequenos burgueses são vcs que saquearam a nação em muitos bilhões de dólares. O povão nem vê a cara desse dinheiro. A gestão de Itabuna É UMA PROVA VIVA DE COMO VCS SÃO INCOMPETENTES.

  9. Rapaz.

    Infelizmente o modo de governar do Governo Federal fez escola e simplesmente está falindo com muitas instituições públicas como a da nossa cidade Itabuna.

    Os pareceres técnicos são simplesmente renegados e todas as ações são unicamente política desprezando todos os pareceres do quadro técnico da prefeitura (médicos, advogados, enfermeiros, administrados, economistas entre outros).
    Assim, a prefeitura de Itabuna hoje se encontra sucateada e improdutiva.

    Façam umas visitas pelos setores da prefeitura (convido o MP). Verão excelentes profissionais ociosos e desprestigiados por essa gestão inconPTente e os locais de trabalho mais parecem filme de terror, sem as minimas condições de trabalho.

    Contrapondo a esta situação, os cabos eleitorais possuem cargos comissionados de alto escalão, na maioria das vezes sem os mínimos de requisitos técnicos necessários para tal e com salários robustos e acessos a negociatas que saqueiam os cofres do município.

    E assim vem pessoas desqualificadas dizer que é golpe protestar e exigir a saída de gestores que estão dilapidando o nosso patrimônio publico, falindo as instituições publicas por acima de tudo apego ao poder a um um projeto vitalício de governo.

    Após 14 anos de governo do PT, digam uma grande obra pública no nosso estado.
    Por que ainda existem sem terras? Porque a Petrobras está falida? Porque as empresas estão fechando as portas e demitindo funcionários em massa?
    Porque o empresariado não mais investe no nosso Brasil?
    Depois de 4 anos de PCdoB vejam como está nossa cidade, campeã nacional de coisas ruins.

    Os grandes exemplos deles são: China (mão-de-obra escrava),
    Venezuela (falta água, luz e comida para a população), Cuba (de tão coitada ate os EUA tive pena).

    Tem tanta raiva dos Estados Unidos, mas usam os carros importados luxuosos fabricados lá, usam as tecnologias de comunicação desenvolvidos por ele (Internet, Facebook, Comutadores, SmartPhones, whats APP entre outras), se tratam com tratamentos e remédios descobertos na maioria das vezes por americanos, vão ao cinema ou assistem filmes americanos, sem falar nas cervejas e uísques importados.

    Rapaz, além de serem mercenários, incompetentes, corruptos tem grandes despeitos, vai contar conversa para boi dormir moço.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *