Tempo de leitura: < 1 minuto
Nível de reservatório do Iguape em imagem captada pelo fotógrafo José Nazal em dezembro passado.
Nível do reservatório do Iguape em dezembro passado já preocupava (Foto José Nazal).

A principal reserva de água de Ilhéus, localizada no Iguape, zona norte, tem capacidade para segurar o abastecimento ao município por apenas 60 dias, caso não chova, segundo o gerente do escritório local da Embasa, José Lavigne. Ele revelou o nível crítico durante reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente realizada na última semana.

Devido aos efeitos da estiagem dos últimos oito meses, a Embasa decidiu poupar a represa do Iguape e a do Rio do Engenho. Atualmente, abastece o bairro Pontal e parte do centro com água do Rio Santana, que se mantém estável.

Devido a esses problemas, a empresa, vinculada ao Governo do Estado, iniciou rodízio em bairros localizados nas partes altas, como a Conquista, e em locais distantes das estações, como Salobrinho, Banco da Vitória, Condomínios Morada do Porto e do Bosque, e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).  Segundo Lavigne, quando tiver água em um bairro, faltará em outro.

Uma resposta

  1. Engraçado! A EMBASA emitiu parecer recomendando a não aprovação de Atividades de GRANDE IMPACTO NO MEIO AMBIENTE E HUMANO para instalação de uma Pedreira há uns anos atrás na área próxima a esta bacia.
    Hoje, existe uma PEDREIRA operando em larga escala colado com a beira do BACIA, gerando VÁRIOS IMPACTOS AMBIENTAIS E FISSURAS NO ENTORNO (pois toda pedreira realiza detonações para as pedras).
    Por quê ninguém fala nada? AHHHHHH Deve ser porque é do Sr. Dr. Coronel Isaac Albagli!!!!
    Mas cargo político é igual ao coronelismo: não dura pra sempre!
    Estamos de olho SEMPRE!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *