Tempo de leitura: 2 minutos

MBerbertManuela Berbert | manuelaberbert@yahoo.com.br

 

Entre os votos vendidos e os votos comprados, tenho a leve impressão de que todo mundo estava mesmo era aguardando o palhaço Tiririca avisar que pior do que está, ainda fica!

 

O país parou para assistir a mais um espetáculo circense filmado na Capital. Da Câmara dos Deputados, lugar criado e pensado para abrigar representantes do povo, um teatro de horror foi transmitido por quase todas as emissoras do país. Centenas de homens agradecendo a Deus por estarem ali em uma data tão especial para a democracia brasileira, e a grande maioria dedicando seu voto às famílias. Pelo sim, pelo não, se gritar “pega o comprometido com o povo” não fica um, meu irmão!

Os nossos representes viraram a piada de um país inteiro. Seria cômico se não fosse tráfico, claro. Em tempos de Whatsapp e a astúcia do povo sendo mais ágil que os passos dados por eles para concentrarem suas bocas sujas naquele microfone, o que não faltou foram bordões e imagens difamatórias circulando entre a população.

Personagens desacreditados: é assim que eles são vistos. Como se não bastasse aquilo tudo, a notícia de que o marido de uma Deputada, que teria dedicado o seu voto à honestidade dele naquela tarde-noite, teria acordado com representantes da Polícia Federal na porta de sua residência ainda nas primeiras horas da manhã da segunda. Seria lamentável se não fosse tão imundo.

A bancada baiana não seguiu a grande massa política e votou muito mais pela não instauração do processo de impeachment da Presidente Dilma que a favor. O Deputado Federal Lucio Vieira Lima, integrante principal da bancada do “sim” daqui, simplesmente perdeu a oportunidade de representar seus tantos seguidores e eleitores e decepcionou, se calando.

Davidson Magalhães, apesar de ter feito um dos melhores discursos e citado em um curto tempo alguns dos problemas mais gritantes da nossa região, foi bastante criticado por ter se oposto, e talvez tenha queimado aí a sua chance de se eleger Prefeito de Itabuna nesta disputa. O povo não anda perdoando, nobre autoridade!

Uma novela de descrédito. Cenas de um filme um tanto indigesto para um dia melancólico como o domingo, quando todo mundo está “esquentando os tamborins” para reiniciar a semana de trabalho. Eduardo Cunha, frio e alheio aos fanáticos irritados, já sabia mais ou menos qual seria o resultado. Entre os votos vendidos e os votos comprados, tenho a leve impressão de que todo mundo estava mesmo era aguardando o palhaço Tiririca avisar que pior do que está, ainda fica!

Manuela Berbert é publicitária e colunista do Diário Bahia.

10 respostas

  1. Zero à Esquerda

    No dia da votação do processo de impeachment conhecemos alguns dos 513 deputados federais que no exercício do mandato não tem nada a declarar. É o que se convencionou chamar de “zero à esquerda”. São eles:
    1. Tiririca – Para alguns, quando se trata de legislar, ele tem T…. na cabeça.
    2. Sérgio Reis – O “boiadeiro errante” entrou no palco errado.
    3. João Derly – Esse ex-judoca deu um nocaute na democracia.
    4. Danrlei – Um ex-goleiro que falhou debaixo da trave e provocou uma derrota no Estado Democrático de Direito.
    5. Derlei – Este fez excelentes jogadas pelo Fluminense, mas na câmara quando foi acionado, fez um gol contra a vontade popular expressa nas urnas.

  2. A câmara dos deputados no tocante ao circo de horror,ficou na cara dos indivíduos que disse NÃO e os delinquentes que agrediu de maneira covarde,torpe e vil,o Sr.Cunha,o mesmo só faltou os bandidos agredir fisicamente o presidente da casa.

    A legião de mequetrefes são do PT,PSOL e os comunistas,são todos criminosos,cujos crimes,coração,ameaças,constrangimento,injúria,difamação,cabe uma ação de danos morais e atentado violento a honra.

    Além de falta de decoro,são passível de perda de mandado de deputado e prisão de acordo o código penal de 2OO2. Eis os bandidos e nunca circo,o que caracterizou a rebelão na cadeia de Itabuna entre o raio A e o raio B, que assassinaram detentos e a sena de horror foram os que disseram NÃO.

    No demais,o que ficou na história fora a libertação do Brasil das desgraças do terror do PT e seus asseclas e a Câmara dos deputados com o SIM agiu de maneira brilhante. São dignos de se referenciar.

  3. Com certeza o texto seria outro se o governo tivesse tido a maioria dos votos, em relação aos votos vendidos e comprados quero salientar que o governo tentou de todas as formas trocar votos por cargos, inclusive o ex-presidente Lula instalou um QG em um hotel de Brasília semanas antes para negociar cargos por votos como foi noticiado por todas as emissoras de TV,é uma pena que o texto acima só serve para o lado dos favoráveis ao impedimento.Aqueles que são defensores da bandeira vermelha, onde um governo que sustenta sindicatos e movimentos (sociais) para fazerem baderna no País, invadindo terras alheias, prédios públicos, querem se perpetuar no poder para continuarem roubando e destruindo o nosso valoroso BRASIL.

  4. Apesar de ser do pt, gostaria de parabenizar a Davidson e Bebeto, pelo compromisso com a Democracia e a Constituição Brasileira, relegando a um processo ilegitimo que só a imprensa brasileira não enxerga. Ainda bem que os meios de comunicação internacional não ver da mesma forma.

  5. Muito lúcido Manoela Berbet sua análise daquele factidico dia 17 de abril pelo pronunciamento no parlamento brasileiro. Em comparação é melhor assistir o pronunciamento de Gil Fonseca no parlamento portugues.

  6. O objetivo maior de todos eles não era saída ou permanência de Dilma, era os holofotes. Procuraram se aglomerar nos pontos estratégicos: atrás da mesa diretora e atrás do microfone destinado à votação, dificultando o acesso.
    Não digo que foi um circo, verdadeira palhaçada, em respeito àqueles profissionais.

  7. Circo de horror é o que vive o país. Uma presidenta que mal sabe se expressar.
    Só fala besteira. O Brasil batendo record de desemprego.A inflação corroendo o nosso salário. A corrupção falindo as instituições.

    Idiota é o discuso vazio de Dilma, isso é GOLPE, parece que só sabe esta palavra na língua portuguesa.

    No demais, os deputados expressaram seus desejos de mudanças e agradeceram a oportunidade de ali está àqueles que fizeram parte de sua história pessoal e/ou política. Não vejo nada demais nisso.

    Agora vejo demais, vocês tentarem mudar o foco de algo irrelevante que foi às dedicações dos votos de cada deputado, a situação vivenciada pelo país e o desestre econômico e político de governo incompetente.

    A única competência desse governo foi ter sido sucessor do governo que criou o Plano Real e deu estabilidade econômica ao país.

  8. O Governo de Dilma já acabou, vcs militantes de esquerda vão ter que esperar pelo menos uns 20!-anos para voltar ao poder , fora socialismo, fora comunismo, nossa bandeira jamais será vermelha!! Nisso país e capitalista e vai continuar , fora Pt , pc do B, e Cia ,,, vamos pensar agora em erguer o país , ajudar o governo Temer e esperar o grande dia aonde lula por corrupção será preso junto com sua família !!! Circo de horror e o que está acontecendo no nosso país!!!!! Fora socialismo!! Viva a política neoliberal!!! Tchau querida, seu governo já era!!!!!!fora Dilma, davison e Bebeto !!!

  9. “Assim não dá, assim não pode” Assim se expressava FHC o presidente do Brasil que certo escritor baiano chamou de gingoso com todos os atributos que essa palavra possui. “Viajandão” era o nome que lhe dava os humoristas. Nas frequentes viagens, acompanhado por um séquito de elite, lavava a roupa suja. Chamava o brasileiro de “vagabundo”, que queria se aposentar aos 50, enquanto o próprio se aposentou aos 40 como professor retrógrado e com 8 anos de dois mandatos, como presidente omisso e fanfarrão – sendo o último mandato comprado com o dinheiro público; disse que os pobres estavam felizes porque podia comer frango aos domingos; que os pobres estavam sorrindo porque podia botar dentadura; torrou o patrimônio público a preço de banana dizendo que era para investir na educação e nada; botou o Brasil de pires na mão e o FMI aqui dentro ditando o que era e o que não era pra fazer; investiu contra a candidatura de Lula, alegando que o mesmo tinha filho bastardo, enquanto ele mantinha amante e filho no exterior e ainda anulou manifestações da esposa, professora competente da USP; manteve o salário mínimo baseado em alguns dólares; deu pedaladas ninguém sabe pra onde, pois nada de útil fez pelo Brasil. Agora se for preciso confrontar, as pedaladas de Dilma foram para o Minha casa, minha vida e as dele ninguém sabe, ninguém viu. O Brasil de hoje é bem diferente do de hoje com tantos programas sociais.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *