Tempo de leitura: < 1 minuto
Cerb vai perfurar 13 poços nos bairros de Itabuna
Cerb vai perfurar 13 poços nos bairros de Itabuna

A Prefeitura de Itabuna utilizará recursos fornecidos pela Defesa Civil do Estado para perfurar 13 poços artesianos em bairros da cidade. De acordo com o prefeito Claudevane Leite, um convênio foi firmado com a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), que ficou responsável pelos estudos geológicos e perfuração dos poços.

A captação de água no subsolo se tornou uma das alternativas dos itabunenses, diante do agravamento da crise hídrica. Com a captação em suas estações comprometida, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) há muito tempo não consegue nem de longe atender à demanda. A Defesa Civil já colabora com o município, desde a decretação de estado de emergência pelo Estado, viabilizando carros-pipa que trazem água de estações da Embasa em Ubaitaba e São José da Vitória.

Alguns moradores também têm contratado empresas particulares para perfurar poços, um serviço que chega a custar entre 12 e 13 mil reais. Como o valor é proibitivo para famílias de baixa renda, a expectativa é de que os poços perfurados pela Cerb aliviem o sofrimento dessas famílias.

Ligado ao Movimento de Luta pela Terra (MLT), o vereador Aldenes Meira (PCdoB) solicitou à Cerb que também perfure poços artesianos em áreas da zona rural de Itabuna. Segundo ele, três já foram perfurados e a companhia irá viabilizar outros quatro.

4 respostas

  1. Nunca é tarde. Poderia ser feito muito antes para minimizar o problema das pessoas mais carentes. Só depois que Peixoto perfurou um poço semi-artesiano destinando a água para a população é que a prefeitura tenta viabilizar junto à Cerb a perfuração de poços. Lembrando ainda que a Cerb é uma empresa ligada ao governo estadual e já deveria ser solicitada faz tempo para a perfuração em solo grapiúna.

  2. Olá pessoal boa noite..A cerb é uma empresa do governo federal tem recursos A vontade para nos ajudar podem observar que os pátios dela tá lotados de perfuratriz parada

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *