Tempo de leitura: 2 minutos
Zevallos lança livro (Foto Divulgação).
Zevallos lança livro (Foto Divulgação).

Perguntas relacionadas a economia no plantio de cacau, vantagens de clones de alta produtividade e produção maior em menor tempo são respondidas no livro Técnicas alternativas para o plantio de cacau, de Antonio Zevallos e Jorge Henrique Salles. A publicação será lançada no próximo dia 18, no Instituto Cabruca, em Ilhéus, às 18h.

Antonio Cadima Zevallos, engenheiro agrônomo e doutor em Solos e Nutrição de Plantas, traz, na publicação, um resultado de estudos de raízes de cacaueiros em todas as unidades de solos no sul da Bahia e do recôncavo baiano, e seu desenvolvimento desde 20 dias até 60 anos. Jorge Henrique Salles é professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

O objetivo da publicação, segundo os autores, é revelar estudos do plantio de cacaueiros em solos ricos ou pobres e com diferentes declividades, empregando um trato e técnicas especiais de cultivo, de irrigação e o emprego adequado de minerais.

O autor revela métodos que foram investigados durante os mais de 30 anos que trabalhou no Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), e que continuam sendo utilizados e aperfeiçoados nos cultivos da sua própria fazenda.

Segundo ele, a qualidade do clone é muito importante porque, além de aumentar a resistência do cultivo à podridão parda e vassoura de bruxa, incrementa a produção em menos tempo. ‘Na minha fazenda, eu uso o clone CCN-51 que produz o ano todo’, revela. O livro é dirigido a cacauicultores, estudantes de agronomia e produtores agrícolas em geral.

Uma resposta

  1. O pesquisador ou cientista são seres antenados com novas descobertas e o bem estar da humanidade,neste estudo específico focado Região Cacaueira,a mesma intrínseca à lavoura e cultura do cacau.

    Região Cacaueira e humanidade agradece ao Dr.Antonio Cadima,cientista,escritor, pesquisador e docente da Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,à descoberta de novos métodos de plantio do cacau,portanto,Taboca e região deseja vida longa ao mestre e parabéns pelo lacamento do livro, que o mesmo aos 1OO anos continuem saudável e desvendando os enigmas do universo.

    “Bons profissionais não mendigam oportunidades de emprego,pelo contrário,as oportunidades correm atrás destes profissionais, mendigar emprego é simplesmente
    conhecer a sua falta de competência e isso são para os fracos.” Mônica Mastos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *