Tempo de leitura: 2 minutos

chocolateRenata Smith | Agência Sebrae

“Deguste!… Arte, Cultura e Chocolate”. Com este tema, o convite para mais uma ação do projeto de Economia Criativa e Chocolate do Sebrae, reuniu empresários e visitantes para um momento de lazer, troca de experiências e oportunidade de bons negócios. O evento foi realizado nesta segunda-feira, 16, das 16h às 19h, no Hotel Jardim Atlântico, no litoral sul de Ilhéus.

Empresários com experiências vitoriosas, nos segmentos de artesanato, chocolates finos e derivados de cacau, montaram estandes e expuseram seus produtos. “Queremos apresentar um ao outro, integrá-los, criar uma rede de negócios que permita o fortalecimento das ideias individuais, mas em um universo coletivo”, explicou a gestora do projeto do Sebrae Economia Criativa e Chocolates, Fabíola Paes Leme.

Entre os participantes estava o produtor de cacau, Lucas Kruschewsky, que pretende colocar definitivamente a localidade de Rio do Braço no calendário junino da região. O São João, previsto para a segunda semana de junho, resgata um dos cenários históricos mais importantes da cidade. Em seu apogeu foi construída a primeira estação ferroviária do sul da Bahia, em 1911, época de produtivas fazendas, antes das sucessivas crises do cacau.

“Quando cheguei e vi destruído aquele cenário próspero da minha infância, entrei na velha estação e prometi que não desistiria do lugar”, revelou Kruschewsky. Ele passou a morar na localidade, recuperou a estação férrea e transformou o espaço em um restaurante de comidas típicas. Na fazenda Estrela da Manhã, oferece passeios, banho de rio e pesca do Tucunaré. “Estamos renascendo e cheios de ideias”, completou o empresário.

CACAU E CHOCOLATE

No evento, o publicitário Marco Lessa lançou a mais nova edição do Festival Internacional do Chocolate, que será realizada de 21 a 24 de julho, no Centro de Convenções de Ilhéus. “Desde 2009, em nossa primeira edição, tivemos um grande crescimento: saltamos de 3 para 25 marcas participantes, de 13 para 65 estandes e de 6 mil para 30 mil visitantes”, destacou Lessa.

Outro participante do evento Arte, Cultura e Chocolate, o empresário Durval Libânio, compartilhou a experiência de ter idealizado e montado um curso de pós-graduação em Gestão de Negócios em Cacau e Chocolate, que é oferecido, este ano, pela Faculdade de Ilhéus em parceria com o Instituto Cabruca, dirigido pelo empresário.

“A missão do curso é passar por toda a cadeia produtiva do cacau, o processo e tecnologia de fabricação do chocolate, o beneficiamento das amêndoas do cacau, além da gestão e empreendedorismo”, explicou Libânio. A primeira turma é composta por cacauicultores, produtores de chocolate, profissionais da área de nutrição, entre outros.

Uma resposta

  1. Deveria Taboca seguir o exemplo do Rio do Braço ser inserido no calendário de festa junina do São João e reviver os velhos tempos de quadrilha,fogueira,milho e casamento e compadrio na roça.

    A restauração destas vizinhas e coirmã que um dia era sinônimo de riquezas e sustentara não Taboca e São Jorge dos Ilhéus,mas a Bahia e o Brasil com o fruto de ouro que era cacau cacau.

    Rio do Braça,tinha Igreja católica,novenas e procissão centenas de devotos,lojas de tecidos,sapatos,pensão,armazém de secos e molhados,farmácia,bares,o dinheiro circulavam e principalmete nos bregas,casas de putas,humm delícias#
    farmácia,bares,o dinheiro circulava e principalmente nos bregas huuuuu delícias.

    Mutuns era a mesma pujança,lugar que o dinheiro circulava e trabalho não faltava
    no cultivo do cacau,o comercio dava vida,emprego e renda sobrava e faltava mão de obra. A Igreja tá lá,é uma pena que no Rio do braço a Igreja desabou.

    Os bregas que lembranças deliciosas,as doces putas de Mutuns,hummm delícias lembranças. São João em Mutuns e dá um bordejo no Rio do Braço.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *