Tempo de leitura: < 1 minuto
Novos policiais ainda terão que esperar pela nomeação
Novos policiais ainda terão que esperar pela nomeação

Ao contrário do que tem divulgado desde o último fim de semana, o Governo do Estado não nomeou novos servidores para a Polícia Civil, mas tão somente os convocou para entregar documentos e se submeter a exames.

No edital, publicado sábado (14), não é informada a data na qual os aprovados deverão se apresentar à Junta Médica. A esperança dos futuros policiais, principalmente dos que moram em outros estados, é de que esse atendimento ocorra no mesmo dia da entrega dos documentos ou, no máximo, no dia seguinte. Isso evitaria as despesas com um novo deslocamento para Salvador.

Nas redes sociais, membros do governo – inclusive o secretário da Segurança, Maurício Barbosa – têm afirmado equivocadamente que houve nomeação, mas esta somente ocorrerá depois que os aprovados forem considerados aptos pela Junta Médica Oficial do Estado. De acordo com o Estatuto dos Servidores, após a nomeação abre-se um prazo de 30 dias para a posse nos cargos.

“Sem nomeação, oficializada por meio de portaria do governador, continuamos em situação de insegurança”, afirma um dos aprovados para o cargo de investigador. O governo convocou 476 aprovados para este cargo, 108 para delegado e 55 para escrivão de polícia.

Confira abaixo o vídeo em que o secretário Maurício Barbosa dá boas vindas aos policias “nomeados”:

4 respostas

  1. O governador governador tem q se lembrar q tem +/- 100 concursados formados desde 2009, e com determinação judicial pra serem nomeados, e o governador está descumprindo tal determinação da justiça!!

  2. E “nóis” ainda bota fé nesses PETISTAS?

    Tirem todos os REDAS que vocês ficam ameaçando, chantageando, oprimindo e humilhando que dá pra convocar todos os CONCURSADOS.

  3. PALAVRAS DE UM COLEGA DELEGADO RETRATANDO O DESCASO COM QUE O GOVERNO DA BAHIA TRATA A SEGURANÇA PÚBLICA.
    E ISSO NÃO É UM PROBLEMA APENAS DOS CONCURSADOS, MAS DE TODA SOCIEDADE BAIANA. PORTANTO, VAMOS COMPARTILHAR!
    “Exmo. Senhor Rui Costa
    Governador da Bahia
    É na condição de convocado para o cargo de Delegado de Polícia Civil da Bahia que me dirijo a Vossa Excelência, com todo o respeito que lhe é devido.
    Há mais de três anos fomos aprovados no concurso desta honrosa corporação, que tão imprescindíveis serviços presta ao povo baiano, na esperança de também poder servir à sociedade desse maravilhoso Estado. Entendemos que a Polícia Civil da Bahia passa por um momento de transformação e o ingresso dos mais de 800 aprovados no certame de 2013 tem muito a contribuir com esse processo.
    No entanto, lamentamos constatar que a Polícia Civil e este concurso em particular não têm recebido do seu governo a atenção que merecem. Essa percepção se fundamenta nos sucessivos entraves que são colocados em nosso caminho até a nomeação e aqui abro um parênteses para observar que, tanto o senhor como o secretário da Segurança Pública já afirmaram, em meados de maio, que 639 aprovados no concurso estariam “nomeados”, quando fomos simplesmente “convocados” para apresentar documentos e nos submeter a uma perícia médica.
    Parece uma pequena diferença terminológica, mas a disparidade é enorme. A começar pelo fato de ser a partir da nomeação que se abre o prazo de 30 dias para a posse, efeito que não deriva da convocação publicada no Diário Oficial do Estado de 14/05/2016. Vale ressaltar que fomos convocados para apresentar documentos e informações que, em grande parte, já havíamos entregue à Polícia Civil em outras oportunidades de nossa Odisseia.
    Pois bem, Excelência, a contrastar com as efusivas e entusiasmadas manifestações oficiais sobre uma esperada, mas ainda inexistente nomeação, perdoe-me externar o sentimento de que há uma má vontade explícita do Estado para conosco. Ela se reflete, por exemplo, no agendamento “a conta-gotas” das perícias na Junta Médica, o que causa estranheza até mesmo aos próprios médicos do referido órgão. Um trabalho que poderia ser feito em no máximo dez dias, com folga, tem previsão de estender-se por meses agonizantes e sofridos. Por que?
    Governador, Vossa Excelência há de compreender que é impossível deixar de ter a sensação de que estamos sendo, como se diz, “empurrados com a barriga” para que a nomeação de verdade seja postergada a não mais poder. Enquanto isso, Vossa Excelência nos ilude, assim como à sociedade baiana que clama por melhorias na segurança pública, anunciando que 639 novos membros já foram incorporados à Polícia Civil.
    É forçoso afirmar que há, no mínimo, uma impropriedade nessas declarações oficiais. A verdade é que, após três anos e gastos exorbitantes, que incluíram um período de mais de quatro meses morando em Salvador e incontáveis viagens para as diversas etapas dessa verdadeira via crucis, ainda nos vemos no escuro, recebendo informações desencontradas e, por incrível que pareça, sem nenhuma perspectiva segura da nomeação.
    Excelência, perdoe o ceticismo desta carta, mas estou apenas manifestando o que eu e, certamente, centenas de colegas sentimos nesse momento. Deveríamos estar comemorando, mas estamos apreensivos, por tudo o que já sofremos nesse concurso. O que esperamos de Vossa Excelência é tão somente uma manifestação franca e providências efetivas para que sejam aceleradas as perícias na Junta Médica, a fim de que nossa nomeação – de verdade – ocorra o mais breve possível. Ficaremos imensamente felizes quando as declarações do governo estiverem em plena conformidade com o Diário Oficial.
    Cordialmente,
    Um convocado que sonha em se tornar nomeado e, consequentemente, empossado.”

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *