Tempo de leitura: < 1 minuto
Reservatório do Iguape em imagem captada pelo fotógrafo José Nazal em dezembro passado.
Reservatório do Iguape em imagem captada pelo fotógrafo José Nazal em dezembro passado.

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, acaba de decretar situação de emergência por causa da forte estiagem no sul da Bahia e que começa a afetar com mais força, também, o município. O decreto tem a finalidade principal de facilitar a execução de obras para captação de água na represa da Mata da Esperança, na zona norte do município.

O manancial pode ser a saída para a seca na reserva do Iguape, também na zona norte, e que afeta cerca de 70% dos consumidores ilheenses. A estimativa é que, se não chover firme em 40 dias, o sistema do Iguape seque. Por enquanto, a situação é menor pior na zona sul, abastecida pelo sistema de Rio de Engenho.

Há exatamente um mês, em 18 de abril, a Embasa iniciou rodízio no sistema de abastecimento em várias regiões de Ilhéus, afetando em torno de 50 mil consumidores. Com o avanço da seca, a empresa passou a ter mais dificuldades para abastecer localidades e afeta, inclusive, o funcionamento da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

De acordo com o gerente local da Embasa, José Lavigne, as barragens suportam mais 74 dias sem chuva com o sistema de rodízio. Do contrário, apenas mais 20 dias no máximo.

 

Uma resposta

  1. Parabenizo o blog pelos serviços de informações a região.
    A falta de abastecimento de água por parte da Embasa, espacialmente nos bairros da zona Norte de Ilhéus ( Iguape, São miguel, Vilela, conquista entre outros ) é resultado da falta de investimentos, planejamento e respeito com o cidadão, falta de gestão séria por parte das autoridades locais.
    A Embasa não está mantendo um diálogo com as comunidades, não estão atendendo as chamadas no 0800, estão empurrando com a barriga.
    A falta de água em vários bairros, demora até 7 dias em milhares de residências e, quando a água chega, não consegue subir para caixa, “é um fiozinho de água que não supre as necessidades básicas das famílias.
    Tenho alertado este problema a meses, nada foi feito na pratica para resolver o problema.
    Apesar de estar chovendo menos, ainda não temos problema de falta de água nos diversos rios da regiao, o problema esta no sistema de capitação e a sua integração.
    Pedimos a todas autoridades que tomem providências urgentes e sérias, a população está sofrendo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *