Tempo de leitura: 2 minutos
Caroline Suzart, da SAS, orienta beneficiários (Foto Wilson Oliveira).
Caroline Suzart, da SAS, orienta beneficiários (Foto Wilson Oliveira).

A Prefeitura de Itabuna divulgou hoje (18) que revisará 9.185 benefícios concedidos a cadastrados no Programa Bolsa Família. A revisão é feita por técnicos da Secretaria de Assistência Social (SAS), com visitas domiciliares, preenchimento prévio de formulários e agendamento de atendimento na sede da SAS, na Rua Piauí, 140, no bairro Jardim Vitória.

A prefeitura atende a recomendação feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. A diretora do Departamento de Combate a Pobreza da Secretaria de Assistência Social, Caroline Oliveira Suzart, explica que a atualização dos dados cadastrais das famílias visa garantir o pagamento para quem realmente precisa do valor do benefício social para sobreviver.

Para a realização da fiscalização os auditores estarão devidamente identificados com crachás. Caroline Suzart afirma que o trabalho de averiguação e revisão cadastral deve ser concluído no prazo de quatro meses.  Segundo ela, as famílias estão tendo o agendamento prévio para evitar filas. O atendimento vai até as 16 horas.

– A atualização de dados não visa prejudicar quem precisa. Pelo contrário, vai assegurar que quem está fora do programa Bolsa Família tenha a chance de entrar.

PERFIL

As informações que forem coletadas pelos auditores da Secretaria de Assistência Social serão enviadas para o Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário, a quem cabe fazer avaliação final se o beneficiário continua dentro do perfil exigido para cadastramento do programa ou não.  Pelas regras, a família beneficiada que tem rendimento mensal de R$ 880,00 e seis integrantes está no perfil. Se forem quatro pessoas com esse valor, estará irregular.

A quantidade de beneficiários que passará pelo processo de atualização foi determinada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Em todo o país foram selecionadas 163.173 famílias, o equivalente a 1,6% dos benefícios que estão desatualizados ou apresentaram inconsistência cadastrais do governo federal. Em Itabuna foram selecionadas cerca de 50% das 18.320 famílias cadastradas no programa de transferência de renda. No mês de abril foram pagos cerca de R$ 2,4 milhões em benefícios.

A recomendação do TCU ao Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário se deu após o cruzamento dos dados cadastrais de programas dos ministérios do Trabalho e Emprego, Cidades, Previdência Social, além da Receita Federal do Brasil (RFB). O órgão de fiscalização suspeita que muitas famílias estão fora do perfil estabelecido para inclusão no programa Bolsa Família.

3 respostas

  1. -EXISTE MUITA GENTE RECEBENDO ESSE BENEFÍCIO DE FORMA INDEVIDA. PESSOAS MAL CARÁTER, QUE GOSTAM DE LEVAR VANTAGEM EM TUDO.
    -ACHO EU, QUE O GOVERNO DEVERIA MUDAR O CRITÉRIO PARA DAR ESSE BENEFÍCIO, O MESMO DEVERIA ADOTAR COMO UM DOS CRITÉRIOS, UM LIMITE MÁXIMO DE 03 FILHOS POR FAMÍLIA, COM ISSO ELE EVITARIA QUE MULHERES QUE NADA QUEREM FAZER, DEIXASSE DE SOBREVIVER SÓ AS CUSTAS DO BOLSA FAMÍLIA ATRAVÉS DE GRAVIDEZ IRRESPONSÁVEIS.

  2. Eu só queria saber onde foi divulgado ou qual a fonte que esse povo usa pra dizer que o pessoal do bolsa família só tem filhos pra receber uma miséria! Até onde eu sei dados mostram que a taxa de natalidade no Brasil vem dinuindo a cada dia e a média não chega a dois filhos por fcasal! Concordo com a auditoria que deveria ser realizada anualmente! Palavras de um beneficiário!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *