Tempo de leitura: 2 minutos

O Pimenta na Muqueca está para completar dez anos de vida e sempre procurou pautar sua linha editorial em critérios como respeito, ética e liberdade de expressão. Não isoladamente, mas harmonizados, porque um princípio não pode atropelar o outro.

Portanto, é com pesar, mas entendendo que faz a coisa certa, que o blog decidiu retirar do ar o artigo intitulado “Precisamos falar com nossos meninos”, de autoria de nossa amiga Karol Vital, comunicóloga e pessoa de inteligência ímpar.

Karol tem um texto perspicaz, atento às nuances do cotidiano, além de ser uma pessoa fortemente dedicada à área cultural, com um intenso trabalho junto ao Teatro Popular de Ilhéus (TPI).

Este blog já teve o privilégio de publicar vários artigos de Karol e por isso lamenta o fato de, pela primeira vez, ter que retirar um deles do ar. Não foi uma decisão fácil, mas, como já afirmado aqui, é a que nos pareceu mais correta.

No artigo, Karol manifesta sua crítica à “cultura do estupro” e alerta os pais de meninos para que conversem com seus filhos e os eduquem, a fim de que não reproduzam atitudes de desrespeito à mulher. Como de costume, ela defendeu seu posicionamento com perfeição.

Ocorre que o artigo cita, sem nominar, um jovem que, segundo a autora, teria assediado uma amiga dela. Apesar de não ter sido apontado no texto, muitos leitores identificaram o rapaz como uma figura conhecida em Ilhéus, e que sofre uma limitação cognitiva. Pelas informações recebidas pelo blog, trata-se de pessoa sem maldade, que não se encaixa no papel que lhe é imputado no artigo.

Por tal motivo, o blog toma essa medida, que sem dúvida nos é dolorosa, por afetar a liberdade de expressão, mas ao mesmo tempo é justa, por inclinar-se em favor do respeito a um ser humano.  Na essência, o artigo é correto, mas infelizmente parece ter pecado na escolha do personagem.

O Pimenta reafirma seu compromisso com a imprensa livre, ética, democrática e plural.

5 respostas

  1. Que absurdooooooooooooooooooo….onde está a liberdade de expressão? Karol não desrespeitou ngm, ela e a amiga que foram desrespeitadas! Sua última frase é uma hipocrisia!!!!!!!!

  2. O texto acima continua pecando através do preconceito! Ela não foi infeliz na escolha de um personagem, como citam acima. Ela não escolheu, ela citou o personagem, que no caso foi ele, o nosso “Urso” . Ela prega espaço para autista mas não tem a sensibilidade de olhar e reconhecer um ser “especial”.
    Esta moça tentou descontrair todo um trabalho de socialização dos pais e família do jovem com o seu preconceito!

  3. Se vce tiraram, não foi por cercear a liberdade de expressão, mas pra corrigir uma atitude imputada a uma pessoa bastante querida e que não tem maldades em seus atos.
    O momento bastante favorável à exploração desse assunto fez com que uma jornalista procurasse pontuar com um inocente.
    Lastimável a atitude dela. Achou que passaria desapercebida e ganharia uns 5 minutos de fama.
    Ela deveria pedir desculpas à família desse jovem

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *