Tempo de leitura: 2 minutos
Encenação de Circo Negro, peça da CiaSenhas de Teatro (Foto Maringas Maciel).
Encenação de Circo Negro, peça da CiaSenhas de Teatro (Foto Maringas Maciel).

Ilhéus será a primeira cidade baiana a receber o projeto Circo Negro em Circulação Nordeste, da CiaSenhas de Teatr.,  De quarta-feira (8) a sábado (11), o coletivo de Curitiba apresentará o espetáculo Circo Negro e também realizará oficina de formação de plateia para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e encontro com a classe artística regional.

A peça, cuja classificação indicativa é 18 anos, será encenada sempre às 20 horas, com acessibilidade para pessoas com deficiências auditiva e visual. A entrada é franca e o palco das atividades será a Tenda Teatro Popular de Ilhéus, localizada na Avenida Soares Lopes.

De acordo com a produtora da CiaSenhas, Marcia Moraes, 2016 está sendo importante para o grupo paranaense pela apresentação do projeto na região Nordeste. Em janeiro, a CiaSenhas fez temporada em Recife com dois espetáculos, um lançamento de livro e uma leitura dramática.

Sobre as expectativas do projeto, ela acredita que “todas as ações são fundamentais pra que o encontro entre a arte, o público e a vida possa ser mais verdadeiro. Estamos totalmente abertos para receber e conversar com as pessoas através do teatro”. Após o período em Ilhéus, o grupo segue para Juazeiro do Norte, no Ceará.

O espetáculo Circo Negro, que estreia na noite desta quarta-feira, mistura realidade e ficção num jogo permanente com o público. A montagem tem texto do argentino Daniel Veronese, traduzido por André Carreira e dirigido por Sueli Araújo. A referência ao circo está presente em todos os elementos visuais e sonoros, que criam uma paisagem de um tempo-espaço entre as imagens do circo mítico em contraste com o teatro. A realização de números circenses serve como metáfora do jogo de relações de poder e competitividade.

FORMAÇÃO DE PLATEIA

A oficina de formação de plateia ministrada pelos artistas da CiaSenhas é destinada a alunos da EJA da Escola Municipal do Banco da Vitória. Eles participarão de, aproximadamente, três horas de atividades práticas e mais bate-papo após assistirem ao espetáculo Circo Negro.

A intenção do trabalho é aproximar ainda mais os estudantes da linguagem do teatro contemporâneo. E o encontro Ação de Com-Vivência, direcionado para membros da classe artística local, objetiva a construção de um espaço de diálogo e troca de experiências com o coletivo paranaense. A ação será no sábado (11), às 15 horas, também na Tenda Teatro Popular de Ilhéus.

O projeto Circo Negro em Circulação Nordeste é patrocinado pelo Ministério da Cultura e da Petrobras Distribuidora. A ação foi selecionada pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2015/2016. Para saber mais sobre o trabalho da CiaSenhas de Teatro, basta acessar o site www.ciasenhas.art.br.

SERVIÇO
O que: Circo Negro
Local: Tenda Teatro Popular de Ilhéus
Quando: De 08 a 11 de junho, às 20 horas
Entrada: Franca
Classificação: 18 anos
Mais informações: (73) 4102-0580

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *