Tempo de leitura: 2 minutos
Imagem da represa captada pelo fotógrafo José Nazal em dezembro passado.
Imagem da represa captada pelo fotógrafo José Nazal em dezembro passado.
Represa do Iguape baixou mais de cinco metros e atinge nível crítico (Foto José Nazal).
Represa do Iguape baixou mais de cinco metros e atinge nível crítico (Foto José Nazal).

Imagens aéreas captadas pelo fotógrafo ilheense José Nazal dão a exata dimensão da crise hídrica enfrentada pela maioria dos municípios do sul da Bahia. No último domingo, Nazal sobrevoou os principais mananciais que abastecem os reservatórios de água de Ilhéus. As imagens são chocantes.

Ao PIMENTA, Nazal dizia, ontem à noite, que relutava em publicizar as imagens. Decidiu publicá-las, também por meio das redes sociais, não para causar pânico, mas para conscientizar ilheenses do drama vivido por estes meses.

Grande conhecedor das questões históricas e ambientais de Ilhéus e boa parte do sul da Bahia, Nazal traça um futuro preocupante, caso nada seja feito. “Sem querer ser apocalíptico, temo passar dos dias de emergência para dias de calamidade [em Ilhéus]”.

Na sua avaliação, o município é vacilante nesta questão. “O governo municipal espera uma solução do acaso, mercê da vontade de Deus. O Estado, não sei o que fará. A sociedade, sei que precisa acordar”.

Uma resposta

  1. O poder público baiano (estado da Bahia, no caso de Ilhéus, e prefeitura municipal, no caso de Itabuna) nunca deram a devida importância para a problemática dos recursos hídricos em nossa região. Emergencialmente, é preciso construir barragens em todos os rios que alimentam essa região. Mas creio que a solução só virá no dia em que cair a ficha que temos um vasto litoral com uma imensa quantidade de água que pode ser dessalinizada com a construção de uma usina de dessalinização. Israel tem mais de 70% da sua água provida por meio dessas usinas. Antigamente o custo em energia para o processo de retirada do sal era bastante alto, mas hoje se barateou bastante. http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/10/151018_tecnologia_dessalinizacao_agua_rm

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *