Tempo de leitura: 3 minutos
Flávia, João José e Nicole faturaram, juntos, sete medalhas de ouro (Foto Divulgação).
Flávia, João José e Nicole faturaram, juntos, sete medalhas de ouro (Foto Divulgação).

No último domingo (5), o itabunense João Rosário representou a Bahia no 1º Campeonato Paranaense de Kettlebell Sport, realizado na Crossfit SM30, em Curitiba. Mais de 40 atletas de sete estados (PR, SC, SP, DF, CE, RS e BA) participaram da competição em que os atletas vão ao seu limite executando movimentos com tempo e técnica específica com o kettlebell, uma bola de ferro com alça que pode pesar até 32 quilos em competições oficiais.

Único representante da Bahia na competição, Rosário conquistou 2 medalhas de ouro nas provas Snatch com kettlebell de 24 kg e Long Cycle com dois kettlebells de 20 kg.  Ele presenciou também Nicole Zaniz e Flávia Karolina, duas das atletas que treina, ganharem 5 medalhas de ouro.

João José ainda auxiliou na arbitragem e organização do evento ministrando no sábado (4), véspera da competição, curso técnico e de arbitragem para atletas e árbitros, quando repassou as regras e a técnica correta dos movimentos válidos nas provas do Campeonato.

Um dos destaques da competição foi o recorde atingido por Nicole Zaniz, atleta treinada há 4 anos por Rosário, que na prova One Arm Long Cycle com kettlebell de 20 kg executou 109 repetições, marca compatível para obter o título de master of sports de acordo com a tabela de marcas da ketacademy, uma das principais desse esporte.

Radicado há quase 10 anos no eixo Sudeste-Sul do Brasil, onde começou a trabalhar em 2009 com o kettlebell para condicionamento físico e treinamento de atletas da modalidade, Rosário é especializado em kettlebell training e sport, possui várias certificações internacionais inclusive com o hexacampeão mundial de kettlebell Denis Vasilev, foi um dos fundadores e ex-presidente da Federação Brasileira de Kettlebell Lifiting (FBKL) e é coach de atletas campeãs americanas nesse esporte.

DE VOLTA PARA A BAHIA

Após o Campeonato Paranaense, João Rosário voltou a residir no Sul da Bahia trazendo toda a experiência adquirida para colaborar com a promoção do Kettlebell Sport e qualificação de profissionais na região. “Foram quase 10 anos fora da Bahia morando em Santa Catarina e, recentemente em São Paulo, e toda a experiência e trabalho desenvolvido além de viagens constantes, workshops, envio de planilhas de treino para alunos de outros estados, me deram a tranquilidade de tomar essa decisão de voltar a morar perto de familiares e amigos, além de ir em busca de uma melhor qualidade de vida”, informa.

Só no mês de maio Rosário explica que esteve na Bahia duas vezes a trabalho para ministrar workshops de kettlebell e, no dia 21 de maio, auxiliando na organização do Campeonato Baiano de Kettlebell. Mas, a partir da agora, vai ser mais fácil os adeptos do esporte na região ou interessados se aprofundar mais nessa modalidade entrando em contato com Rosário, fundador da empresa Brutal – Strength and conditioning.

Em abril, João Rosário fez parte da organização da Copa do Brasil de Kettlebell Sport, primeira competição de kettlebell realizada no Rio Centro-RJ, durante o Arnold Classic, um dos maiores eventos multiesportivo da América Latina, dando assim grande visibilidade e reconhecimento para esse esporte.

João Rosário acrescenta que os campeonatos começaram a ser organizados no Brasil em 2014 e que este ano o Brasil sediará pela primeira vez no dia 9 de dezembro, em Curitiba, uma etapa de um Grand Prix mundial, o campeonato Word Kettlebell Russian Tour Grand Prix. “Esse campeonato contará também com atletas internacionais e terá como um de seus competidores e organizadores, Denis Vasilev, atleta russo hexa campeão mundial de kettlebell sport e eu planejo levar uma equipe formada por atletas da Bahia e de Itabuna”, explica Rosário, um dos organizadores da competição.

3 respostas

  1. Parabéns a equipe, em especial ao treinador e atleta João Rosário.
    Te admiro por sua dedicação, empenho e pioneirismo nesse esporte …buscando qualificação com os melhores, investindo em cursos e competições internacionais e acreditando e defendendo esse esporte quando ainda era novidade e muitos olhavam com desconfiança. E vc começou em Joinville na academia Ws fitness treinando alguns alunos inclusive suas primeiras atletas (Nicole e Flávia), treinou de criança a pessoas da terceira idade levando qualidade de vida e fazendo com que se apaixonassem pelo kettlebell.
    Parabéns João ..acompanhei de perto sua batalha, seus momentos de angústia, de decisões importantes e sei o quanto é merecedor de ser lembrado como importante colaborador para a qualificação e difusão desse esporte no Brasil.

  2. Meio a tantas notícias ruins, somos agraciados com medalhas de ouro. Como diz o ditado: “O bom filho a casa torna”, trazendo na bagagem, um verdadeiro tesouro cheio de alegrias, esperanças e orgulho para todos da região e da Bahia. S Parabéns João Rosario! Parabéns Walmir Rosario, por ser um homem totalmente do bem, e semear bons frutos!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *