Tempo de leitura: 2 minutos
Audiência reuniu secretário e o deputado Marcelino Gallo, na Uesc.
Audiência reuniu secretário e o deputado Marcelino Gallo, na Uesc.

O secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia, Cássio Peixoto, disse hoje (11) que 20% das obras da Barragem do Rio Colônia, em Itapé, já estão concluídas. A obra é considerada vital para solucionar a falta d´água em Itabuna por até 50 anos e melhorar o nível do Cachoeira, que corta a área urbana do principal município sul-baiano.

A previsão é de que ela esteja pronta até novembro de 2017, mas entre, efetivamente, em operação dois anos depois. O valor total da obra, incluindo desvio de rodovia entre Itapé e Itaju do Colônia e as desapropriações, supera os R$ 120 milhões, com recursos dos governos estadual e federal.

Cássio Peixoto participou de audiência para discutir projeto para um dos rios da Bacia Hidrográfica do Leste, o Almada. Durante o evento, ele abordou ações para minimizar os efeitos da forte estiagem no sul da Bahia, a exemplo de distribuição de carros-pipa, perfuração de poços e instalação de reservatórios de água em locais estratégicos.

“A região passa por uma crise sem precedentes em decorrência de problemas estruturais e ambientais. A falta de chuvas agrava em muito a problemática. Mas vamos enfrentar a situação de forma a minimizar os impactos desta grave crise hídrica”, disse Peixoto.

Segundo o secretário, o volume de chuvas na região caiu um terço no período entre 2007 e 2016. Ele ressaltou a necessidade de os municípios definirem seus planos de saneamento, a exemplo daqueles banhados pelo Rio Almada. Para isso, disse, poderão contar com auxílio do governo estadual.

2 respostas

  1. Maior sinergia entre os governos municipais da bacia do Almada e do Cachoeira, na forma de consórcio público poderia minimizar e até reverter a crise na disponibilidade de água, pela relação de escala e pela colaboração dos entes.

  2. E se não chover o necessário para encher barragem quando ficar pronta o problema da água salgada e fácil de resolver a várias empresas no Brasil com vasta experiência e muito mais rápido de resolver transformando em água potável e só querer fazer

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *