Tempo de leitura: < 1 minuto

Enfermagem nefrologiaCuidar de pacientes com doenças no sistema urinário, principalmente relacionadas aos rins, exige cuidados especiais. Para atender casos de transplante renal e hemodiálise, por exemplo, o enfermeiro precisa se especializar em uma área pouco conhecida: a nefrologia. Estima-se que 10% da população mundial sofre de doença renal crônica e, de acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, mais de 100 mil pessoas realizam diálise no Brasil, o que aumenta a demanda por enfermeiros especialistas.

Patrícia Betyar Goes, do curso de pós-graduação em Nefrologia da Unime em Itabuna, diz que o aumento considerável das clínicas de diálise exige profissionais cada vez mais especializados. “Além de ser uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, existe ainda a necessidade de prestar uma assistência de qualidade”, alerta a enfermeira.

Em Itabuna, a Unime oferece pós ao enfermeiro com ferramentas que o capacita a estruturar e gerenciar uma unidade de hemodiálise e de transplante renal, com ênfase na gestão de recursos humanos, segurança e qualidade assistencial. “Oferecemos o curso por conta da demanda por profissionais com este conhecimento”, afirma a coordenadora do curso da Unime Itabuna, Jaciara Santos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *