Tempo de leitura: 2 minutos
Gestões de Neto, Jabes e Vane são reprovadas em ranking.
Gestões de Neto, Jabes e Vane são reprovadas em ranking.

As gestões públicas de Itabuna, Ilhéus e Salvador foram reprovadas no Ranking de Eficiência dos Municípios (REM), divulgado pela Folha, neste domingo (28). O exemplo, conforme o ranking, é Barro Preto, na região sul. É o primeiro no estado e o 11º no país.

Dos três municípios baianos, Itabuna aparece em posição menos ruim. Gerido por Vane do Renascer (PRB), o município do sul do Estado aparece em 1.685º lugar, com média 0,487.

Salvador, administrada por ACM Neto (DEM), figura apenas em 2.107º (média 0,473), enquanto Ilhéus, comandada por Jabes Ribeiro (PP), é apenas o 3.665º (média 0,412).

As gestões de Vane e ACM Neto têm “alguma eficiência”, de acordo com o REM da Folha. Ilhéus, de Jabes, “pouca eficiência”.

De acordo com o ranking, apenas 24% dos 5.569 municípios brasileiros são eficientes no uso de recursos em saúde, educação e saneamento – obtendo nota igual ou superior a 0,5. O critério básico é quem faz mais nestas áreas tendo menos recursos. O ranking traz dados de 5.281 municípios.

Jaqueline e Lenildo comandam municípios sul-baanos melhores colocados no ranking de eficiência de gestão.
Jaqueline, de Barro Preto, e Lenildo Santana, de Ibicaraí.

BONS EXEMPLOS VÊM DE BARRO PRETO E IBICARAÍ

Barro Preto, gerida por Jaqueline Mota (PT), na escala de 0 a 1, atinge 0,622. Salinas da Margarida, administrada por Jorge Castelucci (PV), é o segundo município baiano melhor posicionado no ranking, em 21º, com 0,610.

O terceiro melhor município do Estado no ranking é Ibicaraí, gerida por Lenildo Santana (PT), que figura em 65º no ranking, com média 0,592.

Após Barro Preto e Ibicaraí, o melhor posicionado é Santa Cruz da Vitória, em 192º. Gerido por Jackson Bomfim (PP), o município sul-baiano obtém média 0,567. São considerados eficientes os municípios com média acima de 0,500 pelos critérios do REM.

Ainda conforme os critérios do ranking do jornal paulista, aparece em 266º o município de Jussari, com média 0,556, gerido por Valnio Muniz (PT). Na sequência, Almadina, da prefeita Alba Gleide (PSD), em 281º com a média 0,555. A posição de cada município no ranking pode ser conferida aqui.

6 respostas

  1. Barro Preto e Ibicaraí são tão eficientes na área de saúde, que mandam os pacientes tudo para Itabuna. Kkkkkkk. Conta outra!!!

  2. Tal qualificação de Taboca medida esta subjetivamente pelo alcunha de Ranking é o que mesmo? Nós nativo de Taboca,sempre aqui neste jornal on-line nos informa que o prefeito é 1O em eficiência e mais 1O em eficiência,em fim,é tanto aferimento e medalha de honraria de gestão.

    O que nós Taboquenses que vivemos e conhecemos cada metro quadrado de Taboca,não observamos nenhum tiquinho de melhora na nossa cidade,embora,o que cada um de nós nativos,observamos só piora,degradação e extremo abandono em cada palmo de chão pelo gestor de Taboca.

    Qual espaço de lazer? o beira rio? Lá é um extremo fedor de excrementos humanos e as águas fétidas,parque infantil,praça camacã idem,ali têm um bambuzal e serve
    de latrina ao céu aberto,à caatinga insuportável.

    Olhe o maior aferimento de Tabaco e o que realmente importa,são os olhares dos nativos,o tal aferimento acima citados com outros gestores,pra nós taboquenses não têm nenhum valor.

    Poderia botar no pedestal como o melhor prefeito do mundo,pra nós,o que vale mesmo são as transformações do cotidiano,isso sim, é o que importa e a nossa Taboca só fez retornar aos velhos tempos de Taboquinha, aferição é (O) zero pra o gestor de Taboca,o Sr.Vane.

    Brasil nestes 13 anos,voltou ao velhos tempos da menoridade da nossa Terra de Papagaio,o responsável o próprio nativo que com o tempo regrediu-se,perdendo sua
    emancipação ao eleger o PT por 13 anos como gestor do Brasil ou as trevas,Terra de Papagaio.

    Entretanto,se este “instituto da Ranking” for aferir o Brasil nestes 13 anos e
    obter os mesmos aferimentos de Salvador,Itabuna e a bela cidade de Ilhéus,ai se,
    este instituto é sério e digno de respeito dos taboquenses.

  3. O interessante é que mais de 70% dos soteropolitanos aprovam o governo de ACM Neto. Acho que quem pode opinar é o povo de lá. Todavia, a deficiência certamente deve-se ao caos em que ele encontrou o município.

    Com mais uma gestão, no rítimo em que ele está indo, e o município apresentará indicadores satisfatórios, sem sombra de dúvidas.

  4. Enganos acontece,itabuna,Ilhéus acertaram,Barro Preto,fácil administra. Agora Salvador o povo está aprovand 70% o mais, quem estaria errado,orgão divulgador , o povo da capital.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *