Tempo de leitura: 2 minutos
TPI e Nossa Ilhéus promovem debates sobre indicadores do município (Foto Divulgação).
TPI e Nossa Ilhéus promovem debates sobre indicadores do município (Foto Divulgação).

Os caminhos para uma economia local mais dinâmica, criativa e sustentável em Ilhéus serão discutidos no Improviso, Oxente! – evento de debate e intervenções artísticas – na próxima terça-feira (30), às 19h. Aberto ao público, o encontro acontece na Tenda Teatro Popular de Ilhéus, na Avenida Soares Lopes, e terá como painelista  a coordenadora regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo.

O tema, um dos eixos do Programa Cidades Sustentáveis, é composto por 35 indicadores – dados numéricos que mostram a evolução ao não do setor – possíveis de serem acompanhadas pelo gestor municipal, a fim de fortalecer as políticas públicas e buscar soluções mais assertivas para os problemas da cidade.

Acesso ao crédito para pequenos empresários, capacitação profissional e incentivo ao primeiro emprego, crianças e adolescentes afastados de situação irregular de trabalho infantil, desemprego, empregos em atividades turísticas e na indústria, investimento público em infraestrutura como proporção do PIB, modernização tecnológica e inovação na administração municipal, estão entre os indicadores deste eixo.

Uma economia local dinâmica e sustentável permite o aproveitamento eficiente e inteligente das vocações regionais e das características do território, e incorpora inovações e incentiva tendências que buscam zerar o impacto ambiental e a utilização de recursos naturais não renováveis.

A Economia Criativa é um desses modelos, baseando-se no incentivo à economia do intangível, o que envolve produção, distribuição, troca e uso de bens simbólicos. Para desenvolvê-la é preciso estimular os talentos para produzir bens e serviços inovadores. Assim, é necessário que a gestão pública, com participação da comunidade, possa planejá-la para impulsionar as potencialidades do município. Por isso, além da sociedade civil, também são esperados candidatos a prefeito e a vereador no debate.

Promovido pelo Instituto Nossa Ilhéus em parceira com o Teatro Popular de Ilhéus, este será o nono de uma série de 13 encontros semanais, que acontecem sempre às terças-feiras, e visam à discussão sobre a Ilhéus que queremos em 2020. Cada encontro aborda necessidades prioritárias da cidade a partir de indicadores baseados nos 12 eixos Programa Cidades Sustentáveis. É possível acessar o Guia Gestão Pública Sustentáveis, onde constam todos os indicadores sugeridos pelo PCS, no site www.nossailheus.org.br

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *