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Paciente se depara com aviso logo na entrada de pronto-socorro.
Paciente se depara com aviso logo na entrada de pronto-socorro.

Não é novidade a demora no atendimento médico em unidades médico-hospitalares da rede SUS, mas em Itabuna um dos hospitais resolveu “oficializar” o tempo de espera. Pertencente à Santa Casa de Misericórdia, o Hospital São Lucas leva, em média, 10 horas para atender pacientes que não estejam em situação de urgência ou emergência.

O aviso está afixado na recepção do pronto-socorro do hospital. A unidade de saúde informa que a demora decorre do “grande número de atendimentos, inclusive de pessoas idosas”. O aviso é assinado pela médica Lívia Mendes, coordenadora do pronto-socorro do São Lucas.”Solicitamos a compreensão quanto à demora no atendimento médico”.

De acordo com o aviso, a situação do paciente, se de risco ou não, é classificada por meio de triagem feita pela equipe de enfermagem. O hospital atende a pacientes do SUS, conveniados e particulares.

2 respostas

  1. Em Salvador em todo e qualquer Hospital que você vá, seja público ou privado tem uma plaquinha na entrada avisando do tempo médio para atendimento.
    Vamos deixar de ser hipócritas!
    Bilhões de reais foram repassados a Cuba pelo Mais Médicos e a situação da atenção básica no Brasil continua a mesma. Caso houvesse um melhor atendimento nas Unidades Básicas, certamente a fila de espera nos hospitais seria menor!

  2. Essa situação é inaceitável, pois tal demora, ocorre em virtude de uma decisão da administração da Santa Casa de Misericórdia/Hospital São Lucas que, acredita na desistência dos pacientes que procuram aquela unidade de saúde, quando são informados que a previsão de atendimento pode chegar a 10h. Com tal atitude a Santa Casa de Misericórdia, transfere o atendimento médico em unidades médico-hospitalares da rede SUS, para o único hospital público de Itabuna, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, aumentando a demando naquela unidade médico-hospitalar pública.

    Dizer que o Hospital São Lucas atende a pacientes do SUS (FACHADA), convênios e particulares, é desculpa pois, se a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, não atender pacientes do SUS ela perde o título de entidade filantrópica.O Hospital Calixto Midlej, pertencente a Santa Casa de Itabuna, que faz atendimento exclusivamente dos pacientes dos conveniados e particulares.

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