Tempo de leitura: 2 minutos
Itabuna tem confirmado curso de Medicina (Foto Pedro Augusto).
Itabuna tem confirmado curso de Medicina (Foto Pedro Augusto).

O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (27) portaria que confirma 85 vagas para o curso de Medicina em Itabuna. A Faculdade Santo Agostinho (Fasa), com campi em Montes Claros (MG) e Vitória da Conquista (BA), foi a vencedora do Edital  06/2014 do Programa Mais Médicos.

A relação dos 37 municípios autorizados a abrir cursos de Medicina está publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União. Ao todo, as faculdades selecionadas para estes municípios poderão ofertar 2.460 vagas em cursos de Medicina.

Exigência do edital, a Faculdade Santo Agostinho oferecerá 10 bolsas integrais dentre as 85 vagas abertas para o curso. A expectativa é de que as aulas comecem em fevereiro de 2017 e o primeiro vestibular ocorra em dezembro.

De acordo com o município, a Santo Agostinho já possui pré-contrato para locação de um imóvel e também mantém a decisão de abrir novos cursos de graduação. O PIMENTA manteve contato com a assessoria da Fasa, mas a instituição não se pronunciou. O projeto em Itabuna deverá ser tocado em associação com empresários que já atuam na área agropecuária, médica e de telecomunicações no sul da Bahia.

AULAS

As aulas deveriam começar neste semestre, mas uma suspensão do edital por parte do Tribunal de Contas da União (TCU), ano passado, paralisou a abertura de vagas deste curso no âmbito do Mais Médicos. A suspensão foi revogada em julho deste ano, após forte pressão de parlamentares federais e municípios beneficiados (relembre aqui).

Em agosto, o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite (Vane do Renascer) foi recebido pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, e pelo titular da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), Maurício Eliseu Costa Romão, para tratar do andamento do edital.

LANÇAMENTO EM 2013

A criação das vagas em Medicina é parte do Programa Mais Médicos, lançado pela então presidente Dilma Rousseff, em 2013, quando um edital selecionou 39 municípios em 11 estados, com um curso por cidade e 2.460 vagas ao todo.

O edital nº 6/2014 levou à inscrição de 216 propostas de instituições privadas de ensino superior. As propostas classificadas foram divulgadas em 10 de julho de 2015. Além de Itabuna, também estão previstos cursos de Medicina em Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Jacobina e Juazeiro na Bahia.


abofetada

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *