Tempo de leitura: 2 minutos

Maternidade quer atingir até 600 partos ao mês, após reestruturação || Foto Waldyr Gomes
Maternidade poderá fazer até 600 partos ao mês, após reestruturação || Foto Waldyr Gomes

Fernando e o diretor, Sérgio Gomes, em visita a mulher atendida na maternidade.
Fernando e o diretor, Sérgio Gomes, em visita a mulher atendida na maternidade.

A Maternidade Esther Gomes (Maternidade da Mãe Pobre) atingiu a marca de 100 mil partos em 27 anos, sem o registro de casos de infecção hospitalar, segundo a direção da unidade de saúde. O novo gestor da Maternidade, Sérgio Gomes, que assumiu o comando da instituição há quatro meses, disse ter implementado uma série de ações para reestruturá-la e ampliar a capacidade de atendimento.

De acordo com ele, a maternidade conta com 15 médicos e 75 profissionais de enfermagem e de apoio operacional. As mudanças implementadas credenciam a maternidade para realizar até 600 partos por mês, segundo ele.

– Estamos trabalhando com nossa capacidade total. Reestruturamos toda unidade hospitalar e agora estamos buscando junto a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) retomar o contrato que havia sido suspenso na gestão anterior à nossa.

Sérgio Gomes explica, ainda, que a Maternidade Esther Gomes apresentava, em função de má-gestão, um histórico de acúmulo de dívidas com o Governo Federal e com Estado, resultado na quebra do contrato com a Sesab, o que está sendo superado com a renegociação de dívidas. Ainda de acordo com ele,”os funcionários estão com os salários em dia”.

NÚMEROS

Em junho, afirma, a Maternidade Esther Gomes realizou 250 partos no mês. A meta é dobrar, cehgando a 500 partos ao mês.“Estamos ampliando gradativamente a capacidade operacional e os serviços de atendimento a gestantes”, completa. A realização de um Mutirão de Cirurgias Eletivas para mulheres também está sendo programado pelo dirigente da Maternidade, com pretensão de realizar, inicialmente, 150 procedimentos.

“Tudo isso não seria possível sem o importante apoio do governador Rui Costa, do Secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, e da superintendente da Suregs, Ana Paula Andrade”, reconhece Sérgio Gomes, anunciado que também tem como meta realizar cirurgias pediátricas pelo SUS na maternidade e cirurgias eletivas para mulheres, tirando uma sobrecarga no atendimento do Hospital de Base.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *