Tempo de leitura: 3 minutos
Cosme (Foto Tyrone Perrucho).
Cosme foi o oitavo mais votado para uma das 11 vagas em Canavieiras (Foto Tyrone Perrucho).

Tyrone Perrucho

Aos 53 anos de idade, solteiro e apreciador da literatura de cordel, Cosme Costa dos Santos, o Cosme Anão, acaba de ser eleito vereador em Canavieiras com 461 votos.

Cosme Anão viveu largado no mundo até uns cinco anos atrás, conforme ele mesmo conta. Foi quando tomou a decisão de parar de beber, começar a estudar e curvar-se aos ensinamentos do Cristo, ingressando numa igreja evangélica

Daí para cá ele cresceu aos olhos das pessoas que até então o viam apenas como uma miniatura de gente, exótica e engraçada, pelos seus exíguos 0,84 centímetros de estatura com fisionomia e modos de homem feito.

A consagração veio neste 2 de outubro, quando Cosme Anão saiu das urnas como um pequeno gigante, com votação bem maior que a de outras 114 pessoas que concorriam a uma vaga na Câmara Municipal de Canavieiras. Ele nem ficou tão distante assim dos candidatos mais votados, Ricardo Dantas, 561 votos, e Tiago Medrado, 637 votos.

“Um dia ele apareceu aqui dizendo que, com o estudo que estava fazendo, pensava em deixar de ser trabalhador rural e procurar um emprego de escritório”, recorda Talmo de Roxinho, mecânico de automóveis da Oficina Esperança.

O projeto ganhava corpo entre os amigos quando o próprio Cosme, ao ir votar em eleição passada, pensou que ele próprio poderia se candidatar um dia a alguma coisa e sair pedindo que votassem nele, quem sabe daria certo.

A professora Flávia Modesto da Silva afirma que Cosme Anão foi um dos mais dedicados alunos do Projeto de Alfabetização Mova Brasil, que é patrocinado pelo Instituto Paulo Freire e Petrobras, e que funcionou em Canavieiras até o ano passado.

“Ele foi um dos 12 aprovados de uma turma de 18 alunos”, informa professora Flávia. “Cosme fez comigo da 1ª à 4ª série, já sabe ler, escrever e interpretar um texto razoavelmente. As naturais dificuldades serão superadas com a continuidade do estudo, sobretudo com o exercício da leitura”.

VOTO DE PROTESTO – E DE GRATIDÃO

Catalisador do voto de protesto de uns, Cosme Anão ganhou também muitos votos de reconhecimento e gratidão, de eleitores que viram nele um humilde brasileiro lutando pela sobrevivência e merecedor de apoio.

Para Cosme, valeu muito o incentivo que teve dos amigos, como Sargento Vitorino, candidato a vereador que ficou como suplente, com 423 votos, e Edmar Luz, 2º colocado na eleição de prefeito, com 5.509 votos. Vários outros amigos e familiares também colaboraram, seja com o material de propaganda e estratégias de campanha, seja para seus discursos em palanque e visita aos eleitores.

Nos últimos dias, Cosme Anão está se familiarizando com o Regimento Interno da Câmara, lendo-o com alguma dificuldade, mas com gosto, o mesmo gosto com que já vinha lendo livros que, nos últimos tempos, retirava por empréstimo na Biblioteca Pública Afrânio Peixoto. Ele tem pensado também em projetos que poderá apresentar na Câmara, sempre preocupado em “incentivar os pequenos e fracos, que nem eu, a melhorar de vida”.

TERNO DA POSSE

Preocupação adicional, por exigência do protocolo, tem sido com a confecção, sob medida, do terno da posse, prometido por um amigo. Ele quer que paletó, calça, camisa, gravata e sapatos sejam sem muito aperto. “Sofro de pressão alta e sou muito calorento, e parece que o calor faz subir ainda mais minha pressão”, explica.

2 respostas

  1. Mais uma matéria excelente, do excelente e criativo jornalista Tyrone Perrucho, do jornal TABU, de Canavieiras. Muito boa, só faltou mencionar o slogan da campanha do pequeno Cosme, que foi o seguinte:
    DOS MALES, O MENOR – Vote em Cosme Anão, para Vereador.

    Bem entregue o mandato e tomara que Cosme não se perca nos muitos descaminhos da política e se revele um defensor de pessoas simples e esquecidas da sorte!
    Parabéns, Cosme; parabéns Tyrone Perrucho.

  2. ESPERO QUE NA PRÓXIMA ELEIÇÃO SEU LEMA SEJA: “DE ENTRE OS MALES, O QUE SE TEM DE MELHOR”. SOBREVIVENTE DAS AGRURAS DA VIDA, SÓ ELE SABE O QUE PASSOU. APROVEITE ENTÃO, A OPORTUNIDADE QUE A VIDA ESTÁ LHE DANDO, POIS PODE SER A MESMA SORTE NÃO RIA DUAS VEZES PARA VOCÊ, COSMÃO. BOA SORTE. QUE DEUS TE ILUMINE E TE GUARDE.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *